Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 2 de janeiro de 2016

Gulliver 1977 - Boneco King-Kong

O primeiro 'post' de 2016 não se refere aos amados botões. Mas, sim, a postagem vai para a empresa Gulliver que fabricou no fim dos anos 70 um boneco que ainda guardo em minha coleção: King-Kong, o 'Gorila amigo'. Assim como os saudosos botões Brianezi, Gulliver, antiga Crak´s, Sportec etc, este item que ainda está presente na minha coleção, nunca será vendido, por preço algum oferecido neste mundo. O mesmo processo vale para os botões. Este boneco fez parte da minha saudosa infância, hoje uma relíquia no universo do colecionismo. 
Para um número enorme de fãs de cultura pop e colecionadores, quando falamos em King-Kong logo a lembrança dos mesmos é o longa-metragem lançado em 2005. Mas o icônico gigantesco símio surgiu originalmente num filme norte-americano datado de 1933, representado por um boneco marionete filmado em stop-motion, que, acredite, era algo realístico na época. Todavia, a maior popularidade do Kong veio em sua segunda produção, lançada em 1976, trazendo em seu elenco astros ainda jovens como Jeff Bridges e Jessica Lange.
No Brasil esse filme criou uma campanha de marketing até então nunca vista, no ano de 1977, época de lançamento do filme King-Kong. Foi montado um gorila robô de 15 metros de altura, no extinto parque de diversões Playcenter, em São Paulo, justamente no dia de estreia do filme. A estrela do longa, Jessica Lange, marcou presença no parque e repetiu a cena em que Kong a apanhava com uma de suas mãos gigantes. Mas a garotada que visitou o Playcenter na época teve outro atrativo: uma figura de plástico soprado fabricada pela 'Brinquedos Gulliver' no mesmo ano foi disponibilizada inicialmente para venda exclusiva como souvenir no parque para os visitantes e, posteriormente, também vendido em lojas. O que eu não me lembro na época, é o local onde meus pais conseguiram comprar o Kong da Gulliver de 1977. Talvez em um grande magazine da época, assim como eram achados os botões em 'carinhas' da mesma empresa.
O King-Kong foi apelidado pela Gulliver de 'O Gorila amigo'. Possui cerca de 30cm e foi feito em plástico soprado no ano de 1977. Repare o Sport - PE, original, em 'carinhas', da mesma empresa, também do mesmo ano.
O filme de 1976 que motivou a empresa de São Caetano do Sul (SP) a produzir o boneco
Catálogos da Gulliver, fim dos anos 70
Fonte de fotos e informações: Blog Sala de Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário