Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 8 de março de 2016

Lote 12 - A seleção da Europa mais rara da Champion

É a Turquia. Acompanhe abaixo a seleção feita pela saudosa Champion, da USA Sports, da fábrica 'USA Acrílicos do Brasil Ltda.', anos 80. Não foram muitos os times feitos pela Champion. A fábrica, que ainda se localiza em Americanópolis, perto da Vila Mariana, bairro tradicional em São Paulo, não produz mais os seus botões. Na época a Champion deu prioridade maior para os grandes clubes nacionais, os estrangeiros clássicos e uma considerável lista de seleções. Na Europa, sem dúvida, a seleção da Turquia foi a mais exótica, por ser feita na década de 80, onde o time realizava péssimas campanhas em Eliminatórias. Outra seleção bacana de ter na coleção era o Iraque, que a empresa produziu motivada pela classificação do país na Copa de 1986. Em relação aos times estrangeiros, a equipe sueca do Malmö FF, que a empresa chamava de 'Malmoe Suécia', seguramente, foi o clube mais raro e exótico de toda a produção. Comprei muito antigamente o Malmö numa pequena loja de esportes, de bairro, pois a Champion dificilmente era encontrada em shoppings centers. Até numa pequena papelaria, perto de meu colégio, pasmem, era possível abrir as gavetas do estabelecimento e encontrar as miniaturas de futebol da Champion. Bons tempos. Dos times nacionais, o Brasília, com escudo feito de forma errônea, de cor preta, era o time mais 'exótico', digamos assim. Do resto a produção contava com times clássicos e sem graça, digamos. Para quem coleciona é muito melhor ter um time diferente do que os tradicionais Flamengo, Corinthians, Guarani, Portuguesa, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Atlético etc. E, claro, estes a Champion também produzia. O acabamento dos botões era inicialmente de PVC, com pouca produção, logo por ser 'caro', foi substituído por 'papel por baixo', dos botões, informação do pesquisador, colecionador e ex-presidente da Federação Paulista de Futmesa, Jorge Farah Neto. A empresa denominava na caixa como sendo 'botões de acrílico'.
Um pouco da história da USA Sports, produtora dos Botões Champion
Fundada em outubro de 1974, a empresa 'USA Acrílicos do Brasil' ainda existe, segundo pesquisa que realizei a partir do antigo CGC - CNPJ. Ela produz peças em acrílico, displays, brindes, troféus etc. Hoje com o nome de USA Acrílicos. Reparem na caixa que os botões Champion tinham a descrição de 'for export'. A marca também deixou seu nome na história do Futmesa, nos anos 80, pelo pouco período de produção. E mesmo por ter acabamento, confecção e jogabilidade inferior aos Botões Brianezi, Sportec e antigos Crak´s.
A seleção turca completíssima, na caixa, da saudosa marca CHAMPION
Reparem, no verso da caixa, que a fábrica também produzia o campo oficial, cartelas etc, com selo de garantia da USA Sports.
1960
1928
A seleção turca em 1984, década da época de produção dos botões Champion
80´s
1989
World Cup 2002 - a melhor formação histórica da Turquia, terceira colocada no Mundial
A seleção atual
O time mais raro acima produzido pela Champion: o sueco Malmö FF de minha coleção particular.

Um comentário:

  1. Ricardo, a Turquia seleção melhorou mas o primeiro-ministro Erdogan na questão direitos femininos passa longe disso. Parece ser contra todos.

    ResponderExcluir