Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 15 de julho de 2016

ABC - RN - 1ª edição da Brianezi (1972-76)

ABC - 'O Mais Querido' - 101 Anos de História
O blog Botões para Sempre orgulhosamente traz uma postagem especial sobre o único clube do querido estado do Rio Grande do Norte produzido pela lendária, gigante, tradicionalíssima e saudosa Brianezi em sua primeira edição ou geração, como queiram. No começo de 1970, quando a fábrica nasceu, mais precisamente em agosto de 1972, Paulo e seu filho, Lúcio Brianezi, despachavam este exemplar belíssimo e difícil de aparecer em lojas de esportes da época, para o deleite de qualquer colecionador. Já no modelo com as 'duas faixas', o número de times potiguares aumentou. Foram acrescentados Alecrim, Força e Luz etc. Estes botões abaixo vão participar de minha 3ª divisão do Brasileiro. São de 'celulóide puro', não canso de escrever assim (aliás, foi um amigo que os descreveu assim), contudo, eles são tão macios e maleáveis, que comparados com os 'duas faixas', ganham um pouquinho de maciez. Parece que é tudo igual, pois os 'duas faixas' também eram de acetato de celulóide. Estes da primeira geração medem exatos 4,1 cm ou 41 mm, variando às vezes para 42mm, mesmo processo dos com faixas, que variavam também entre 41 e 42 mm. Parabéns, família Brianezi!
O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados. São 53 no total. Além disso, é, juntamente com o Ameriquinha de Minas, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932-1941.
Sem nenhuma trinca ou quebras, apenas com sinais de desgastes do tempo, pois eles foram fabricados em plena ditadura militar, isto é, entre 1972-76.
Alguém sabe o motivo do NOME ABC?
Vamos à ele!
No dia 29 de junho de 1915, jovens da elite do RN reuniram-se na Av. Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes, hoje Alberto Maranhão, para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol potiguar. A reunião para oficializar a fundação do clube ocorreu na residência do coronel Avelino Freire (respeitado comerciante). A primeira providência do encontro foi a de escolher um nome para a agremiação que nascia. E, por sugestão do sócio-fundador José Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. O CONJUNTO DE LETRAS ABC PRESTOU UMA JUSTA HOMENAGEM AO PACTO DE AMIZADE FRATERNAL, AMPARADO DIPLOMATICAMENTE PELOS PAÍSES ARGENTINA, BRASIL E CHILE, QUE VISAVA A COOPERAÇÃO MÚTUA ENTRE ESSES TRÊS PAÍSES E FORA SACRAMENTADA COM A ASSINATURA DO PACTO DO ABC, CUJAS LETRAS FAZEM REFERÊNCIAS ÀS INICIAIS DOS TRÊS PAÍSES.
1970
 1973
1976
1983
 1984
1973
1972
Mascote: 'Elefante da Frasqueira'
Frasqueirão

3 comentários:

  1. Belíssimo exemplar esse do ABC de Natal !!!
    Show de bola, Mestre RB !!!

    ResponderExcluir
  2. É o primeiro time potiguar de fábrica Brianezi que entrou para coleção, grande JM! E vai brigar para subir! O time corre muito, celulóide da primeira metade dos anos.

    ResponderExcluir
  3. Dos anos 70. Saudades de tantos jogos que comprávamos em lojinhas de esportes, Mappin, Sears, Jumbo, Sport Spada, A ESportista, Bayard etc.

    ResponderExcluir