Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 12 de julho de 2016

Lote fantástico das primeiras gerações da Brianezi e Sportec

Em breve, o blog 'Botões para Sempre' mostrará times fantásticos, sensacionais, das primeiras gerações das seguintes fábricas antigas: Brianezi e Sportec. Os primeiros times feitos com 'escudo e número' da Brianezi (estes exemplares reinaram entre 1972-1976), que eram de celulóide puro e os 'duas faixas', também de celulóide importado, todos de material flexível. Da Sportec, times no modelo 'Camisas' e com apenas uma faixa, todos da década de 80, período que a Sportec nasceu e encerrou suas atividades. De quebra, teremos o único time do Rio Grande do Norte feito pela saudosa e lendária Brianezi, na sua primeira edição, onde começou em 1972. Pois, em 1977, o número de times potiguares aumentou. Mas na primeira fase, onde tínhamos os botões pintados de uma cor só (apenas com o emblema e número), eram feitos poucos clubes brasileiros que a fábrica despachava no Belezinho. Exemplo: No Estado do Ceará a Brianezi fazia o Ceará e Fortaleza, na sua primeira geração. Na segunda fase, no modelo com as 'duas faixas', a empresa aumentava o número de clubes cearenses para o delírio dos colecionadores: Ceará e Fortaleza eram mantidos e foram acrescentados o Ferroviário (o querido Ferrim ou Ferrão), o Calouros do Ar (um dos mais raros e simpáticos do Nordeste) e o Quixadá. Assim ocorria com o Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, enfim, todos os Estados do Brasil.
Conheci recentemente dois ex-colecionadores de jogos de botões, que não curtem mais o esporte. (Eles acessaram o blog 'Botões para Sempre' e ficaram encantados com a nossa paixão e tamanha informação do site, que resolveram negociar e vender seus exemplares antigos). Os jogos foram preservados cerca de 40 anos! O lote, além de times soberbos e ilesos, foi contemplado com os respectivos goleiros, palhetas e bolinhas da época. Um luxo só. Em breve, a postagem dos times. Aguardem. Teremos assim reforços também de seleções fortíssimas para a minha Copa do Mundo que começará.

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez pela nova aquisição de raridades, Mestre RB !!!
    Esse Atlético Mineiro branco é show, bem como o ABC de Natal todo preto e a Seleção Canarinho !!!
    Raridade total esse novo lote !!! Abração !!!

    ResponderExcluir
  2. Grande JM! Te agradeço, sempre! Suas palavras sempre são uma ordem! Em breve, no segundo semestre, teremos o campeonato dos Gulliver carinhas, hein...Grandes times do nosso futebol. abração

    ResponderExcluir