Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 23 de maio de 2017

Seleção rara da Brianezi - 1972/76 - Bem-vindo Porto Rico

Agradecimento especial ao amigo Alexandre Badolato, que é o maior colecionador de carros antigos da marca Dodge do país. Amigo Badolato o que o senhor fez por mim é algo inesquecível. Poucos, mas muitos poucos colecionadores de qualquer segmento estendem a mão, sua generosidade e doações de botões antigos, tanto os de marca originais como Brianezi, Sportec, Crak´s e os seus antigos e lindos botões que você fabricou de 1985-1986, que tinha o Caio Ribeiro, comentarista, como um de seus clientes, estarão aqui presentes na minha coleção até o dia que eu desencarnar. E, pode ter certeza, que mesmo após o meu desencarne nenhum urubu, rato de esgoto, atravessador, safado, sem vergonha, picareta 171, ficará nem com uma simples bolinha de lã de minha coleção. Este país merece ser DENUNCIADO. Não podemos viver na 'lama' eterna como acontece com nossos políticos em Brasília. Essa 'lama' existe em qualquer esquina de nosso país. E no colecionismo de brinquedos antigos e jogos de botões, acontece a mesma coisa. Eu como jornalista desde 1997 não posso deixar batido. Não posso ficar CALADO. Doa a quem doer. Estarei denunciando SEMPRE para muitos ABRIREM O OLHO para a MÁFIA, COMO EU ABRI. Existe muita sacanagem, mentira e traição, pois isso aqui (olha só, deu para entender: $$$$$$) é quesito número 1 para estes gananciosos sem ética.
Para SEMPRE, BADOLATO, MEU MUITO OBRIGADO novamente por este presente, ESTAMOS JUNTOS!

Botões PARA SEMPRE APRESENTA: 
SELEÇÃO PORTO-RIQUENHA DE FUTEBOL DE BOTÃO
Poderíamos contar sobre a bela história da seleção de Basquete de Porto Rico...Mas...
 Conhecido por exportar bons jogadores de basquetebol para diversas ligas, Porto Rico agora se orgulha também por começar a seguir esse caminho, pelo menos no Futmesa de 'Botões para Sempre'. Mas, o que teria levado o senhor Paulo Brianezi, fundador (in-memorian) da lendária fábrica de botões a produzi-lo em 1972/1976, período dos primeiros botões de celulóide importado, com apenas a bandeirinha/escudo do time? Essa é uma pergunta que faço ao senhor Lúcio, filho do fundador, que assumiu a empresa de jogos e brinquedos em 1978. A seleção nunca participou de uma Copa do Mundo. Desde a sua estreia nas Eliminatórias para a Alemanha 1974 para o início da estrada da Copa no Brasil de 2014, havia apenas duas vitórias em 17 jogos. Uma trajetória pífia. No entanto, o país conseguiu o mesmo número de vitórias na última qualificação da Concacaf, mas isso não foi suficiente para avançar para a terceira fase do sonho brasileiro.
Suas participações em torneios resumem-se apenas à Copa do Caribe, a qual participou em dez oportunidades, não tendo até hoje se classificado nem sequer para a Copa Ouro da Concacaf. Sua maior derrota do 'Furacão Azul' ocorreu em 1959, com um 15 a 0 favorável a extinta seleção de Antilhas Holandesas.
Senhor Lúcio Brianezi, o que teria levado a sua família a fabricar esta seleção exótica? Meus parabéns, para Sempre, ainda aguardo a nossa entrevista para o maior site da História do Futebol de Botão do Brasil. Um abraço fraterno, de Ricardo Bucci, jornalista MTB 28.445 de 'Botões para Sempre'.

Um país mal ranqueado pela FIFA
Território associado aos Estados Unidos, mas culturalmente independente, Porto Rico é uma das Ilhas do Caribe, com maior potencial de crescimento do esporte bretão. Pelo menos aqui no Botão, ele vai disputar de 'pau a pau' com EUA, Canadá, México, outras seleções fortes que possuo da Concacaf. Apesar de toda riqueza e potencial, Porto Rico segue como coadjuvante no Caribe, ocupando apenas a posição de número 158 no ranking da FIFA, até a Copa de 2014. Uma das razões de estar tão mal ranqueada é o fato de disputar poucos jogos ao longo do ano. 

Mas, será que teremos um futuro melhor para essa seleção exótica?
Nos últimos anos, alguns jogadores da seleção 'boricua' (como é conhecido aquele que nasce em Porto Rico) vem se transferido para divisões inferiores da Europa.
É o caso do furacão Héctor 'Pito' Ramos...
No blog 'FutCentral', perguntaram para o ídolo do país, qual é a sua opinião sobre a seleção Porto-Riquenha de Futebol?
Hector Ramos respondeu: "Temos uma boa seleção com uma competente comissão técnica. O nível dos jogadores porto-riquenhos é muito bom mas penso que mais tempo para estarmos juntos e um pouco mais de dedicação da Federação de Futebol de Porto Rico.
Curiosidades:
A situação política é alvo de constantes discussões no país. A Federação local é filiada a FIFA desde 1960, o que lhe dá o direito de ter uma seleção nacional, além de um campeonato próprio. Apesar disso é comum equipes do país disputarem campeonatos nos EUA. O último deles e que obteve sucesso foi o "Puerto Rico Islanders" que chegou até as semifinais da CONCACAF Champions League na edição 2008-09.
O clube Puerto Rico Islanders costuma fazer boas campanhas
Porto Rico e Granada pela Copa do Caribe: partida terminada em 2 a 2
 
O site 'Futebol Central' também perguntou para um dos jornalistas esportivos mais conceituados de Porto Rico, Edwin Jusino: O senhor é contra ou a favor de uma união entre Concacaf e Conmebol?
Jusino respondeu: "Eu sou contra. Na verdade, eu acredito que a CFU (União Caribenha de Futebol) deveria romper com a Concacaf, fato que nos daria mais chances de classificar seleções do Caribe para a Copa do Mundo e ajudar a crescer o esporte mais nas Ilhas". 
Outros modelos da Brianezi: este acima pertence ao amigo Zeca, o José Mauro que mora nos EUA. Parabéns, Zeca, honre sua coleção como a minha e não ceda a nenhum picareta.
Algumas outras fotos de meu arquivo virtual retirados, grande parte, nesses sites 'nefastos' de compra virtual, recheados de 'picaretas 171' tanto de colecionadores/vendedores/revendedores, que gostam de ferrar o mercado. Só que um dia a casa de vocês vão cair, KKKKKKKKKK
Muitas cores: a Brianezi como sempre dava um show à parte em questões de modelos diversos.

2 comentários: