quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Vem aí o XVIII Campeonato Brasileiro da 1ª divisão

Em janeiro darei a largada de mais um Campeonato Brasileiro, somente com oficiais de fábrica. Os 32 maiores clubes nacionais desfilarão, pela primeira vez, na melhor mesa do Brasil, do fabricante Olliver. Os maiores recordistas deste histórico campeonato, que é tido como o mais antigo torneio disputado por mim, pertencem ao Flamengo-RJ, com quatro títulos, Internacional-RS, Grêmio-RS, Guarani-SP e Botafogo-RJ, com 02 títulos cada, Atlético-MG, São Paulo-SP, Juventus, Sport Recife-PE e Caldense-MG com um título, cada. Abaixo o blog publica o sorteio dos grupos e os cabeças-de-chave, na cor azul, que são os 08 melhores classificados do ano anterior. Curiosamente, a partida de estreia será a mesma do ano passado, entre Vasco da Gama e Atlético-PR. Incrível...Que vença o melhor!
Na metade do mês de janeiro, irei fotografar os 32 clubes na mesa, pois, no momento, estou sem máquina fotográfica. Esta foto acima pertence ao gaveteiro, onde estão reunidas as equipes da 1ª divisão de 2016. A maior parte esmagadora dos times pertence a saudosa Brianezi; 02 ou 03 da Sportec, (a definir), antiga Crak´s (1 ou 2, a definir) e 03 da Crakes (Jucrake).

Grupo A
Vasco da Gama (RJ) - Brianezi
Atlético (PR) - Brianezi
Ponte Preta (SP) - Brianezi
Atlético (MG) - Brianezi
Grupo B
Clube do Remo (PA) - Brianezi
América (MG) - Brianezi
America (RJ) - Brianezi
Náutico (PE) - Brianezi
Grupo C
Botafogo (RJ) - Brianezi
São Bento de Sorocaba (SP) - Brianezi
Portuguesa de Desportos (SP) - Brianezi
XV de Piracicaba (SP) - Brianezi
Grupo D
Vila Nova (GO) - Brianezi
Internacional de Limeira (SP) - Crakes
Palmeiras (SP) - Sportec
São José (SP) - Crakes
Grupo E
Grêmio (RS) - antiga Crak´s
Caldense (MG) - Brianezi
Cruzeiro (MG) - Sportec ou Brianezi (a definir, 99% de chances de ser o da Sportec recém-adquirido)
Guarani (SP) - Brianezi
Grupo F
Piauí (PI) - Brianezi
Flamengo (RJ) - Brianezi
Rio Negro (AM) - Crakes
Fluminense (RJ) - Crak´s ou Brianezi (a definir)
Grupo G
Internacional (RS) - Brianezi
Calouros do Ar (CE) - Brianezi
São Paulo (SP) - Sportec ou Brianezi (a definir)
Central de Caruaru (PE) - Brianezi
Grupo H
Coritiba (PR) - Brianezi
Corinthians (SP) - Brianezi (com faixas brancas ou com faixas brancas e vermelhas, a definir)
Santos (SP) - Brianezi
Bahia (BA) - Brianezi

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Os últimos campeões de 2015

O blog 'Botões para Sempre' divulga os últimos campeões do ano. Pela 3ª divisão do Brasileiro, o XV de Novembro de Jaú sagrou-se campeão. Já pela histórica Final Intercontinental, jogo único no Japão, o Botafogo (RJ) conseguiu fechar 2015 com chave de ouro, batendo o todo poderoso Barcelona, da Espanha, o mais recente campeão da Champions League. Os dois times fazem parte dos Brianezi semi-flexíveis que duraram entre 1987-1996. Grandes espetáculos aconteceram em 2015. Para 2016, muitas equipes novas adquiridas farão sua estreia, outras reforçadas, enfim, o ano promete e muito nos campeonatos de Botões para Sempre.
Com dois gols e fazendo uma partida extremamente tática, defendendo e atacando com a bolinha nos pés, o Botafogo ganhou por 2 a 0 do Barça. Destaque novamente para o número 05 da Brianezi, Carlos Alberto Santos, eleito o melhor jogador (botão) do ano. O Fogão foi campeão Brasileiro, da Libertadores e da Final Intercontinental. Ficou com um vice, na Recopa Sul-Americana, perdendo para o Clube do Remo.
XV de Jaú (Ki-Gol) de 1989 contra o Ypiranga/SP da Bolagol (1960). Eis a final da Terceirona; a primeira partida terminou em 2 a 2, no Pacaembu. No Zezinho Magalhães, o XV ganhou por 2 a 1 e faturou seu primeiro caneco. As duas equipes se classificaram para a 2ª divisão do Brasileiro de 2016.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sportec - lindo time do NYC

Mais uma preciosidade antiga desfilando nas páginas de 'Botões para Sempre'. O blog publica o lendário New York Cosmos, feito pela saudosa 'Sportec Indústria e Comércio', no começo da década de 80. Mais um exemplar antiquíssimo como veio de fábrica, isto é, na caixa com distintivo do clube, bolas, palheta macia de uma cor só, goleiro de areia com escudo aclopado e os 10 botões sem nenhuma trinca ou quebras.
Time atual

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas festas

Botões para Sempre deseja a todos os leitores e seguidores do blog, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sportec da querida 'Azzurra' - Copa 1982

Esta seleção que veio no lote recentemente adquirido é simplesmente especial. Vale a pena contar novamente aos leitores que ainda não conhecem a história. A postagem é em homenagem ao meu irmão, mais velho do que eu, e que conheceu bem mais cedo o universo do botonismo. Os primeiros botões que surgiam em nossa casa e que foram comprados pelo meu pai referem-se aos Gullivers 'carinhas' de 1977, os Brianezi 'duas faixas' e também alguns Sportec. Esta última marca eu ainda não conhecia, já que comecei a jogar inicialmente com os gullivers passando, posteriormente, para o sonho de consumo da criançada e garotada, que eram os oficiais Brianezi. Todavia, meu irmão chegou a ter uma seleção da Itália, da Sportec, com faixa, idêntica a esta que comprei. O incrível nesta história toda é que esta seleção, comandada pelo meu irmão, sagrou-se campeã de um Torneio, com direito a um Troféu, nas vésperas da Copa de 1982, feito pelos amiguinhos do colégio em que estudava. Eu tinha cerca de cinco para seis anos de idade e, meu irmão, já com quase 10 anos. Passaram-se os tempos... E não sabemos mais o fim que levou aquela Itália, oficial, da Sportec. Minha mãe doou ou se quebraram, na época. Não dá mais para lembrarmos. O fato é que depois de 33 anos, eis que surge a mesma 'Azzurra'. Com certeza, esta será guardada 'para sempre'. E surgiu um exemplar como saía do forno da fábrica, ou seja, com bolas, palheta bem flexível, de uma cor só, na caixa, com goleiro original de areia e 10 botões sem trinca ou quebras.
Propaganda da loja 'A Esportista', anos 80, da saudosa Sportec na Placar
Sem dúvida, o melhor mundial de todos os tempos...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sportec da Inglaterra - Copa de 1982

Mais um time que veio do lote da Sportec: a seleção inglesa feita pela saudosa fábrica para a Copa de 1982. A Sportec chegou a produzir as 24 seleções do certame e mais algumas outras que não tiveram a chance de participar da melhor edição de Copas do Mundo que eu vi na história. Minha memória é excelente: assisti a partida entre França e Inglaterra, pela Copa de 82, na casa de meu saudoso avô materno, numa TV preto e branca. Era criança. Saudades de tantos jogos que assisti ao lado de pessoas amorosas e especiais. Os anos 80 foram nostálgicos. Lembranças. Brinquedos incríveis. Não havia toda esta riqueza tecnológica disponível nos dias de hoje como computadores, celulares, mas havia sobretudo mais 'humanidade' entre as pessoas. O mundo de hoje é totalmente diferente do que presenciei em minha infância. Uma das maiores lembranças daquela época dizem respeito aos brinquedos: Autorama da Estrela, TCR, da Troll, Playmobil, carrinhos Matchbox e jogos de botões. Ah...os botões...Lojas de esporte, nos bairros, em shoppings, grandes magazines como Mappin, Eldorado, Sears, Jumbo-Eletro, prateleiras com estojinhos das mais variadas marcas. Botões e mais botões. Bons tempos que ficaram...
Robson: craque da seleção durante a Copa de 1982. O time inglês saiu invicto do certame.
Keegan: um dos astros da seleção daquela época
UEFA Euro 1980
1982

1982
Inglaterra e França, partida durante a Copa de 1982 que assisti em meio ao macarrão caseiro incrível, que não existiu outro igual, feito pela minha saudosa avó napolitana.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sportec do Cruzeiro - início anos 80

Na caixa. Com escudinho original, de fábrica, do time, na caixinha. Super preservado pelo seu antigo dono. Palheta extremamente maleável. Bolas. Goleiro de areia com escudo. Impecável. Agora, resta a gente saber se na mesa este Cruzeiro jogará melhor que o Brianezi de 1989 da 'Raposa' que também possuo. Como ainda o clube mineiro não faturou nenhum título em meus campeonatos de botão, uma boa pedida para que este antigo time, que data do começo de 1980, entre na melhor mesa do Brasil (fabricante Olliver) para a disputa do Brasileirão da 1ª divisão, que começará em janeiro de 2016.
Seguramente, Nelinho está entre os maiores ídolos da história do clube
1976
1973
1983
1984
Anúncio da loja Sport Spada sobre os botões Sportec, Revista Placar/1981

domingo, 20 de dezembro de 2015

Lote muito antigo de Botões impecáveis da Sportec

Até o Natal, Botões para Sempre começará a destacar times raríssimos que entraram recentemente para a coleção. Desta vez o lote pertence a Sportec, seguramente uma das marcas antigas de botões que estão entre as mais difíceis de serem encontradas; até mesmo mais raro de aparecer que os Brianezi. Sabem por quê? Por se tratar de uma coleção que teve vida curtíssima, apenas na década de 80. Os botões nasceram em março de 1980 e, seu grande 'pico' ou 'auge', foi durante o Campeonato Mundial da Espanha, em 1982, fase áurea da extinta fábrica, que se localizava no bairro paulistano do Itaim Bibi. Quem acompanha as postagens no blog se lembrará que a Sportec anunciava exaustivamente seus produtos na Revista Placar, na época do evento esportivo mais importante do Mundo, a Copa FIFA. Ela nunca deixou de divulgar seus botões. Tanto que a Placar toda a semana apresentava anúncio da fábrica. E sabem onde encontrávamos estas relíquias? em lojas de artigos esportivos que se localizavam em ruas de bairros. Comprei, quando pequeno, na loja Sport Spada, na Rua Augusta, entre outras lojas não tão 'chiques', que se encontravam em shopping centers. Toda a história destes botões, podem ser lidas no marcador do Blog: Sportec - História.
Os botões Sportec tiveram vida curta. Infelizmente. Duraram cerca de alguns anos na década de 80, mas deixou seu legado na história do FUTMESA. A Brianezi foi a pioneira na utilização de escudos em decalque, os famosos 'decalcomania', que saíam em água. Mas a Sportec surgiu também com o propósito de produzir suas miniaturas de futebol com escudos em decalque, caixas padronizadas de futebol de botão, com escudinhos nas caixas, goleiros com areia dentro (com escudos aclopados), palhetas flexíveis, de apenas uma cor, mas que brilham muito, bolinhas de lã, enfim, os números e faixas eram idênticos aos usados pela firma do Belenzinho, a Brianezi. Tanto a Sportec e a Brianezi usavam estes emblemas da gráfica Serigraf; encontrávamos em papelarias da época. Só nos resta parabenizar a Sportec, esta saudosa fábrica paulistana que deixou sua marca, e a todos seus diretores, como o Júlio da Sportec, que fizeram, na década de 80, times muito bem feitos, com acabamento impecável. No lote adquirido recentemente, deu gosto de encontrar todos os botões sem nenhuma trinca ou quebra e como veio da fábrica: com caixa, goleiro, palheta flexível, bolas e botões completos. Na mesa eles ainda brilham e correm muito, característica destes botões, não chegam a ser de celulóide como os Brianezi, mas são feitos de um material 'em tampa', muito próximo, extremamente maleável. 
Estufe as redes, com Sportec! Anúncio da fábrica na Revista Placar/1981. Saudades...

sábado, 19 de dezembro de 2015

Bolinha rolando para a 3ª divisão do Brasileiro

Até o final deste ano, duas equipes irão carimbar seu passaporte para a Segunda Divisão do Brasileiro. A Terceira Divisão do Brasileiro de 2015 conta com 10 clubes, todos de fábrica e originais. Os jogos de botões pertencem a marcas antigas e tecnicamente inferiores na mesa aos Brianezi, mas mesmo assim eles lutarão como nunca para conseguir 02 vagas para a tão sonhada série B e ter a oportunidade de jogar contra os grandes clubes Brianezi. Veja abaixo os grupos de A a C e os times antiquíssimos de marcas como Canindé, Bolagol, Ki-Gol e Crakes.
Grupo A
Nacional da Barra Funda (SP) - Bolagol - Futebol Miniatura
Athletic Club de São João del-Rei (MG) - Bolagol - Futebol Miniatura
Vitória (BA) - Futebol Miniatura 1966

Grupo B
Portuguesa Carioca (RJ) - Bolagol - Futebol Miniatura
União São João de Araras (SP) - Crakes
Mixto (MT) - Crakes

Grupo C
Santo André (SP) - Canindé 1980
Comercial de Ribeirão Preto (SP) - Ki-Gol; começo de fabricação 1989/1990
XV de Novembro de Jaú (SP) - Ki-Gol; começo de fabricação
Clube Atlético Ypiranga (SP) - Bolagol - Futebol Miniatura

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

C.R.F - RJ - Bolagol - 60´s

Mais um time que veio no lote: o Mengão produzido pela saudosa Bolagol, bem no começo de produção, segunda metade dos anos 60. Reparem no escudo antiquíssimo.
1966

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Borussia Dortmund - Modelo raro no fim de produção da Brianezi (1997-2001)

78-79
1997
Outro modelo do Borussia, curiosamente estampa a página inicial do blog (na partida contra o eslovaco Spartak Trnava da Brianezi Luxo), porém feito pela Crakes, da firma Jucrake, de Campinas: produzido também no fim dos anos 90 e que era do meu irmão; comprado numa loja de esportes no centro de SP.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Clube Atlético Paranaense - PR - Futebol Miniatura 1960´s

Mais um time com escudo bem antigo e retrô produzido pela saudosa Bolagol. O Atlético Paranaense desfilando nas páginas de 'Botões para Sempre - A Enciclopédia do Futmesa'. Segue abaixo fotos da época de produção do jogo de botão, do Furacão, com os ídolos Dorval e Bellini, entre 1968-1970.