sábado, 30 de março de 2019

segunda-feira, 25 de março de 2019

Bröndby - DIN *Raridade da Curinga Esportes - 1996/2002



 1990-1991: o melhor período na UEFA


Fundado em 1964, após a fusão de duas equipes de bairros vizinhos na periferia de Copenhague, o Bröndby viveu ascensão meteórica ao longo dos anos 1980. Em meio a um contexto no qual a seleção da Dinamarca se afirmava como respeitável na Europa, os 'auriazuis' buscavam se colocar como porta-bandeira do futebol do país em termos clubísticos, especialmente pela rápida adaptação à novidade do regime profissional, adotado por lá a partir de 1978. Na temporada 1990/91 viria o ápice: fizeram história na Copa da Uefa com uma equipe repleta de talentos prestes a despontar. Derrubaram camisas tradicionais e estiveram a dois minutos da final. Até hoje, foi o mais longe que um clube do país chegou num torneio continental.

sábado, 23 de março de 2019

Ascoli-ITA **Raridade da antiga CRAK´S - by Guilherme Biscasse 1980´s

Botões para Sempre traz um dos times mais antigos da 'Velha Bota'. O Ascoli da região italiana de 'Marche' era praticamente uma equipe amadora até a década de 1960. Fundado em 1898, o clube do centro da 'Bota' alcançou a Série C, depois da presidência do empresário cultural Cino Del Duca, porém foi com outro cartola que atingiu seu ápice: Costantino Rozzi, que ficou no controle dos bianconeri de 1968 a 1994, ganhando a alcunha de 'Presidentissimo'. 
Quem acompanha o blog lembra de minhas palavras sobre estes times italianos que foram feitos por um dos maiores botonistas que o país teve, Guilherme Biscasse: 'A febre do Calcio Italiano na TV brasileira dos anos 80 contagiou o saudoso fabricante'. Mais uma relíquia antiga que desfilará nos gramados de Botões para Sempre.
E foi com o brasileiro Casagrande, que foi contratado em 1987, e ficou no Ascoli por quatro temporadas - três delas na Série A, que o clube ficou conhecido no Brasil.
Casão marcou 38 gols com a camisa do Ascoli e se tornou um dois maiores goleadores da história do time. Conseguiu ser o artilheiro ascolano em jogos da série principal do Calcio, com 16 tentos, juntamente com Beppe Greco. Apesar do sucesso do brasileiro, o Ascoli alternava entre a primeira e a segunda divisões.
HOMENAGEM DE BOTÕES PARA SEMPRE
'A Walter CASAGRANDE Jr.'
 
1987-88
1974-75
1989
Cino: o palco marchegiano
Ascoli Piceno é uma cidade (comuna) da Itália com cerca de 50 mil habitantes. Arquitetura renascentista, montanhas e azeitonas fritas são marcas registradas do belíssimo local.
1970-71
1978-79

Agradecimento: Doação de Goleiros

Agradecimento especial ao amigo Mestre Violonista, Maurício Carrilho, que nos presenteou com esses goleiros lindos que literalmente:
JOGAM POR MÚSICA.
Esses goleiros foram feitos na oficina de lutheria do Lineu Bravo, em Taubaté/SP. Lineu é um dos mais importantes construtores de violão do Brasil. Os goleiros foram produzidos com retalhos de madeiras nobres e muito especiais, que são usadas no violão. O miolo é de cedro brasileiro, usado no braço do instrumento. O goleiro claro, na foto, é coberto de 'Abeto', do norte da Europa, utilizado na tábua harmônica do violão. Já o goleiro escuro é coberto com jacarandá da Índia ou 'rosewood' - madeira reflexiva usada na lateral e no fundo do instrumento.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Lausanne Sports - **Raridade da Brianezi** - celulóides flexíveis fins dos 70´s

Botões para Sempre apresenta o único time suíço feito no período antigo da fábrica. Em 1958, o Lausanne foi semifinalista da primeira Inter-Cities Fairs Cup, competição que viria se tornar a atual Liga Europa. Na competição, o clube acabou eliminado pela seleção de Londres, que fez a final contra o Barcelona. Fundado em 1896, o Lausanne já faturou dezenas de títulos, com sete campeonatos suíços e nove Copas da Suíça.
Sede do distrito de Lausana, a cidade está situada às margens do Lago Léman. Limitada pela cidade francesa de Évian-les-Bains ao sul do lago, com as montanhas Jura a noroeste. Localiza-se a 62 KM a nordeste de Genebra.
 1944

 1960
 1978
 1979
 1982
 1966
1978-79

segunda-feira, 11 de março de 2019

Agradecimento: Doação de botões

Agradeço imensamente ao colecionador Edu, que nos presenteou com seu acervo de botões Brianezi, World Futebol de Mesa e, sobretudo, aos belos Crak´s antigos (flexíveis) feitos pelo saudoso Guilherme Biscasse em fins dos 70´s.

Coleção do Leitor: 50mm da Brianezi

Coleção particular do amigo Dr. Moacir Peres, que nos brinda com imagens de alguns de seus belos times.

Alemanha Oriental extinta com numeração sobreposta, o que dava, segundo o colecionador, um efeito 'gordinho' nos números.

MTK e Estrela Vermelha, ambos em 50mm. Abaixo a Ponte Preta e Tomsk-RUS