sábado, 25 de maio de 2019

Por que o União Bandeirante/PR, os clubes candangos e pequenos italianos são tidos como os mais rareados da Brianezi

Ao longo de 08 anos de colecionismo percebi que existem ainda muitas 'moscas brancas' que foram feitas na Brianezi. Ainda ninguém me tira da cabeça que os times italianos em celulóides fora de catálogo são os mais difíceis de surgirem em sua forma completa como Avellino, Pisa, Cesena, Ascoli e Cremonese.
No Leste Europeu talvez a dupla de times da extinta Tchecoslováquia (como Sparta Praga e Spartak Trnava) que não estavam escritas corretamente no catálogo também apresentam o mesmo grau.
E nos clubes brasileiros este grau de dificuldade ocorre justamente nos clubes extintos. No caso do Distrito Federal os candangos que já não desfilam nos gramados como Carioca, Colombo e CEUB. E na região Sul observamos alguns times saudosos como Saad de São Caetano, Guarani de Blumenau e o União Bandeirante com sua rica história no futebol paranaense.  

União PR e PISA/ITA

terça-feira, 21 de maio de 2019

Onze de Ouro totalmente Original - Seleção Brasileira de 1962

Agradeço imensamente ao amigo e colecionador, Dr. Moacir Peres, que conseguiu de forma brilhante completar originalmente a seleção de 1962 feita pela Saravan, em parceria com a Jofer de Guarulhos.
Dr. Moacir que Jesus o retribua em dobro, com saúde e felicidades. Seu gesto de grandiosidade, educação e generosidade é exemplo no colecionismo de botões.
Clássico do futmesa, os botões históricos da primeira fornada de 1964 da Coleção Onze de Ouro eram muito procurados em bancas de jornais da época.

Egito - fornada da Crakes de 1990´s

Botões antigos com escudos resistentes que saíam na 'água'
1990
2018 com Salah

sábado, 18 de maio de 2019

Botões para Sempre na mídia: entrevista concedida ao site 'Verminosos por Futebol'

Agradeço imensamente ao carinho recebido pela equipe do Site 'Verminosos por Futebol', em especial, ao editor Rafael Luis Azevedo. Parabéns pelo trabalho incansável em busca da preservação de tudo o que se relaciona com o mundo do futebol.
Nesta entrevista Botões para Sempre destaca o fechamento da coleção original da Gulliver 'carinhas' de 1977-78.

https://www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/colecionador-tem-serie-completa-de-times-de-botao-com-rostos-de-jogadores-dos-anos-70/

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Futebol Miniatura - Santa Maria - Galalites - os primórdios 1940´s

Botões para Sempre traz uma reportagem dos primeiros times que foram feitos pela Indústria Santa Maria, com a marca Futebol Miniatura. Quem acompanha o blog lembrará da entrevista nostálgica que o filho do fundador da saudosa fábrica, sr. Adolpho Gonelli, nos concedeu. 
A primeira fornada de botões galalite, de tamanho 3,5cm, da Santa Maria. Conversamos novamente com o ex-fabricante que relata com esmero essa preciosidade feita nos anos 40. E também brindamos com fotos dos times Jabaquara e Portuguesa Santista do amigo Dr. Moacir Peres, que nos relata minuciosamente os detalhes de sua coleção.
Segundo Adolpho Gonelli seu pai nunca citou concorrência com os botões de galalite. "Tanto que os clichês são iguais até em alguns que foram utilizados na coleção Bolacril".
O diferencial desses primeiros jogos de botões, além do galalite, era um mascote de um álbum de figurinhas histórico estampado no primeiro Manual de Instrução da Santa Maria: o 'Futebolino'. Segundo o colecionador Peres, o 'Futebolino' é o mascote das 'Balas Futebol'. O boneco foi criado em 1942 e chegou a ter um programa de rádio nos anos 40/50. "Quando iniciei a coleção, identifiquei um grupo de álbuns que me chamou a atenção pela importância histórica e passou a ser - de longe - o núcleo, a parte central, o meu constante objeto de desejo. Trata-se de uma série de álbuns, lançados entre 1938 e 1960, pela ‘Indústria de Balas e Chocolates A Americana’ (A.Saccomani). Ao longo do tempo, grandes artistas  gráficos - Nino Borges e Miecio Caffe - trabalharam nas capas e na diagramação dos álbuns. Essa coleção inicial da Santa Maria é a combinação perfeita das minhas duas vertentes de colecionismo: botões e álbuns de figurinhas", ressalta o colecionador.
Para o senhor Gonelli da Santa Maria,  no caso do 'Futebolino', o Sr. Bruno Sacomani e seu pai eram muito amigos. "A fábrica e o escritório das balas e das figurinhas (‘A Americana’) ficavam a menos de 100m da Santa Maria e acho que usavam até a mesma gráfica e partilhavam o mesmo clichê", aponta.
Gonelli aborda que não chegou a ver a lista total dos times daquela época, entretanto pelo formato todos eram da Santa Maria. "Inclusive, como o galalite não era injetável, o gol era feito de arame e tecido (filó) que apesar de ser feito por várias funcionárias era artesanal e consequentemente lenta a produção.  Depois, com a chegada do poliestireno, as traves passaram a ser de plástico , já nos anos 50", diz.
O ex-fabricante recorda também que algumas caixas das embalagens não tinham nada impresso, para baratear o custo. "O máximo era um carimbo para identificar o time dentro da caixa.  Na vitrine das lojas, exibiam a caixa aberta para que os clientes vissem do que se tratava", finaliza.




 crédito das fotos: Acervo Moacir Peres
O mascote 'Futebolino' do álbum 'Balas Futebol'.
 E o São Paulo Futebol Clube dos anos 40, o time mais antigo da coleção de Botões para Sempre

Iugoslávia - Brianezi 'duas faixas' flexíveis - fins 70´s

Raro estado de conservação, com o conjunto de goleiro e palheta da seleção

1972

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Inter/RS é campeão brasileiro de Oficiais Série A

Um campeonato muito técnico e de um equilíbrio gigante. Assim podemos classificá-lo. O torneio mais antigo de Botões para Sempre é realizado desde 1982 e, curiosamente, naquele ano, o Inter era representado apenas com 'carinhas' Gulliver.
O campeonato vem ganhando emoção a cada ano. Assim como em 82, o Inter, dessa vez em Brianezi, fatura mais um título. E o troco veio em cima do Galo mineiro que havia conquistado o caneco diante do mesmo colorado gaúcho em 2013. Mauro Galvão, o número 06 do Inter, o jogador histórico de Botões para Sempre que apresenta uma 'bolinha' no meio das faixas, um pequeno vazamento de fábrica, foi eleito o melhor jogador do certame. 
Cinco equipes disputarão as Libertadores da América: Internacional Brianezi, Atlético Mineiro Brianezi, Corinthians Brianezi, São Paulo by Luiz Gonçalves da Silva e Fluminense Brianezi. Os times rebaixados foram: São José Crakes, Juventude Crakes, Vila Nova Brianezi e Sampaio Corrêa Brianezi.

A campanha

Primeira fase

Inter 1 x 0 Atlético/PR
Flamengo 2 x 2 Inter
Inter 2 x 0 Vasco
Atlético/PR 0 x 1 Inter
Inter 1 x 0 Flamengo
Vasco 1 x 1 Inter

Oitavas

Santos 2 x 2 Inter
Inter 4 x 2 Santos

Quartas

Juventus 1 x 1 Inter
Inter 1 x 1 Juventus
Prorrogação: 1 x 0

Semi
São Paulo 0 x 0 Inter
Inter 3 x 1 São Paulo

Final
Inter 2 x 1 Atlético/MG
Atlético/MG 1 x 1 Inter

Agradecimento especial: Doação de 'carinhas' raríssimas

Agradeço imensamente ao colecionador e amigo, Dr. Moacir Peres, que nos presenteou com essa belíssima coleção particular intitulada 'Feras do Saldanha', botões originais que eram vendidos no auge de rostos de jogadores em bancas nos anos 60 e 70; As 'carinhas' possuem forma de 'feras'; uma relíquia e atrás das chapinhas aparecem os dizeres 'Ídolos do Futebol'. Que Jesus, o nosso Pai Celestial, o retribua em dobro, com saúde e paz, Sempre.