domingo, 28 de junho de 2015

NK (Nogometni Klub) Zagreb - Edição de Luxo (50mm) da Brianezi - 1970/1980

Botões para Sempre tem a honra de apresentar o difícil NK Zagreb, da antiga Iugoslávia (hoje, Croácia) no modelo mais raro produzido pela saudosa 'Indústria e Comércio de Brinquedos e Jogos Brianezi', ou seja, no período que compreende os botões de 'Luxo' e 'Seleção de Ouro', entre 1977-1986. Os botões são intitulados como 'Futebol Super Luxo', que eram mais caros e especiais, sendo mais encontrados na lojinha da fábrica, que se localizava no Belenzinho-SP. Com 5cm de diâmetro, maiores que os convencionais de 4.2cm, os botões são ótimos em escanteios, em arremates potentes; deslizam perfeitamente, pois são de material totalmente flexível e de celulóide importado do Japão, os mesmos das primeiras gerações, com escudos em decalque, todo pintado e esmaltado.
História
O Nogometni Klub Zagreb (Clube de Futebol Zagreb) é um dos clubes mais tradicionais da antiga Iugoslávia. Atualmente joga na 'Primeira Liga Croata de Futebol'. Fundado em 1903 como PNISK (primeiro como clube de futebol e depois como 'Sports Club'), sendo um dos mais antigos do Leste Europeu. Sua maior conquista foi o título croata em 2001-2002. O clube se notabilizou também por conquistas em divisões de acesso na primeira metade dos anos 70, levando grandes públicos aos estádios, o que levou o time a rivalizar-se com o maior clube da Croácia, o Dínamo de Zagreb, da mesma cidade. Entre os jogadores mais notáveis estão Ivica Olic, que levou o clube ao seu primeiro campeonato em 2002. Jogador habilidoso e da seleção croata. Atualmente joga no Hamburgo-Alemanha. Também vale a pena mencionar Josko Popovic, que jogou nos anos 90 e o atacante Gasparini, ídolo dos anos 70.
O apelido muito popular do time é 'Os poetas', devido a localização de sua terra natal, Zagreb, mais precisamente em Kranjceviceva, famosa rua que levava o nome do poeta croata.
Desde 1946, o estádio Silvije Kranjcevic é usado para as partidas oficiais do clube. A capacidade é de 8.850 pessoas sentadas.
As cores e o seu Escudo
A cor branca tem sido tradicional desde a sua fundação. Sabe-se pouco sobre a segunda cor, que era vermelha. Ela veio a partir do primeiro brasão de armas de Zagreb que continha o símbolo da cidade, as paredes da torre e depois, três torres que também caracterizavam o símbolo da cidade; suas cores baseavam-se em sua fortaleza, bem como o brasão oficial da cidade no início do século XX.
O brasão de armas foi dividido em duas partes. Na parte inferior, um ícone que simbolizava a cidade de Zagreb, enquanto a parte superior foi preenchida com linhas brancas e vermelhas. Após a Segunda Guerra Mundial, em um ponto, a combinação foi apenas branco e preto. No final, era azul, que foi aceito para a segunda cor de Zagreb. Branco com pequenas combinações em azuis foram mescladas, enquanto vários tons de azul escuro foram utilizados para aparências em distância. O brasão de armas também mudou várias vezes nesse período, mas sempre continha uma silhueta da cidade, a sua fortaleza, com seus portões abertos. Outras cores variadas em tons de azul com amarelo, ouro, branco e preto foram usadas até 2008.
Logo atual do Zagreb, clube croata; abaixo a evolução dos seus escudos:

A Brianezi usou como sempre o escudo retrô, época de fabricação do jogo de botão, isto é, no fim dos anos 70
Pin do clube croata NK Zagreb, com as torres do brasão de armas da cidade de mesmo nome: um dos escudos mais lindos que a Brianezi confeccionou para a verdadeira 'mosca branca' do Leste 
Reparem no brasão oficial da cidade de Zagreb: inspiração do escudo do NK
1964
1960´s
1970´s
 73/74
70´s
Metade anos 70
1974
O atacante Gasparini, ídolo do time na primeira metade dos saudosos anos 70
1973
Ivica Olic, ídolo do clube do começo dos anos 2000, jogador habilidoso da seleção croata
O clube croata
A belíssima Zagreb, capital e maior cidade da Croácia: nos últimos anos vem recebendo milhares de turistas do mundo inteiro. A área metropolitana abrange mais de um milhão de habitantes. É um forte destino turístico do Leste Europeu e também um corredor para visitantes da Europa Central e Ocidental em direção ao Adriático. A parte histórica da capital croata, com a Cidade Alta e Kaptol, é a principal atração, com prédios históricos, igrejas, instituições, restaurantes e cafés.
O esquadrão de 73-74 feito por David Ribeiro
74
A seleção da extinta Iugoslávia na Copa de 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário