Alguns jogos que a gigante Estrela produziu no fim dos anos 60 e em toda a década de 70. O interessante é que a empresa dava nome aos seus brinquedos e jogos de botões como 'Times da Pesada', 'Bola na Rede', 'Chute em Gol', 'Pra frente Campeão', 'Ninguém segura meu time', 'Golaço', 'Bom de Bola' (esta com caixa); entre outras, todas as séries com distintivos e fotografias dos jogadores, sempre com as cartelas para serem adesivadas. A fábrica fazia peças de futebol de botão desde o fim dos anos 50, com os tradicionais 'canoinhas' e posteriormente vieram os 'panelinhas'. No final de 1979/começo de 1980, a fábrica encerrou a linha de produção de jogos de botão. Já a mesa Estrelão terminou por volta de 1985. Foi exatamente o que aconteceu com a Brianezi que encerrou a produção em dez/2001, minha marca preferida e amada por quase todos os botonistas. Ou seja, os clubes não admitiam que os botões fossem fabricados, exigindo assim o pagamento de royalties pelo uso de seus distintivos. Bola fora dos clubes! Quem perdeu fomos nós, amantes do futebol e do futebol de botão!
1969/70
Azes da Pelota: 1958 com a primeira caixinha de times produzidos
Catálogos de 1965 a 1968
Boa noite! Como faço para conseguir times como esses do grêmio e internacional da estrela?
ResponderExcluirFique atento ao site ML, porém cuidado com a 'facada' nos preços, em geral.
ExcluirQuais os demais times do Brasil que foram fabricados pela Estrela? Uma vez em Porto Alegre na década de 1970 apareceu uma caixa com Fortaleza e Ceará mas não vi os botões.
ResponderExcluirSemana passada vi os times do Cruzeiro e Atlético. Obrigado.
Amigão Ceará e Fortaleza nós temos aqui originais, basta procurar no marcador. Esses do NE não me desfiz, tive tb a dupla grande de PE. Fizeram os dois baianos também, Bom de Bola. Todos estes nordestinos originais.
Excluir