terça-feira, 10 de novembro de 2015

SCCP - Brianezi 'duas faixas' (1970/80)

Botões para Sempre é nostalgia. Botões para Sempre é Enciclopédia. Botões para Sempre tem como seu principal objetivo resgatar o passado do futebol e de nossas brincadeiras de criança que persistem até hoje como o Futmesa, o nosso amado Futebol de Botão. Nesta postagem, o blog publica o time do Corinthians da Brianezi antiga e presta uma homenagem aos ex-jogadores (alguns in-memorian) do Timão que me presentearam com seus autógrafos, nas vésperas da partida entre São Paulo e Corinthians, no Pacaembu, em 28 de junho de 1981, pelo Paulistão daquele ano. A folha está amarelada com o desgaste do tempo, mas está guardada 'para sempre'. A partida terminou em 2 a 1 para os tricolores. Nos anos 80, quando criança, meu pai tinha o costume de me levar até o Aeroporto de Congonhas e nas concentrações dos jogadores em hotéis espalhados pela cidade de São Paulo. Tive a oportunidade de ver os jogadores do Grêmio-RS, campeão brasileiro no início dos anos 80, e num domingo de muito sol, no saudoso Hotel Planalto/SP, tive a felicidade de conhecer de perto o Dr. Sócrates, um dos meus maiores ídolos, entre outras feras de um futebol que ainda era romântico. 


28 de junho de 1981: Autógrafos que recebi quando criança dos ex-jogadores do Timão: Os goleiros César e Tadeu, Joãozinho, Washington (saudoso), Baianinho, Wagner Basílio e mais abaixo o nosso saudoso DR. Sócrates;

Sócrates em 1981, nas vésperas da partida contra o São Paulo. Antecedendo a Copa do Mundo, na Espanha, em 1982.
O ex-goleiro César, que está presente na página dos meus autógrafos:
O alagoano Carlos César de Oliveira chegou ao Corinthians em 1981, vindo do CRB-AL. Sua baixa estatura para a posição (1,75m) logo virou motivo de desconfiança na boca dos torcedores. Sua estreia foi no dia 29 de abril contra o São José no empate em 1 x 1. Em seu primeiro ano, revezou a titularidade do gol com os goleiros Rafael e Tadeu, durante a disputa do Campeonato Paulista. Em 1982, quando o Timão teve que disputar a Taça de Prata, equivalente a atual série B do Brasileiro, César, que foi titular absoluto durante a campanha invicta que deu ao Timão o direito de retornar à elite do futebol brasileiro no mesmo ano, e que por pouco não sagrou-se Campeão da Taça de Ouro, atual série A, teve um ótimo desempenho que rendeu-lhe o apelido de 'O Pequeno Grande César'. Em junho de 82 fez sua última partida como goleiro do Corinthians, para em seguida ir jogar no Juve da Mooca.
Baianinho, que também me deu autógrafo:
Ele veio do Operário-MS para o Timão em 1981. O ex-treinador participa de um projeto onde ajuda crianças da periferia de Campo Grande/MS.

Joãozinho, que meu deu autógrafo e que jogou no Sport Recife: ele é o último agachado, ao lado de Givanildo.
Em 1981, Joãozinho já defendendo o Timão contra o São José: é o último agachado, ao lado de Zenon. Na mesma imagem ao lado do Dr. Sócrates também vemos o WASHINGTON, saudoso jogador, que também me presenteou com um Autógrafo naquele domingo de 1981.
Assis e Washington fizeram uma excelente dupla na campanha do Fluminense campeão Nacional de 84.
Dr. Sócrates, o grande astro do time, ladeado de seus companheiros da Democracia Corintiana, em 1982: Paulinho, Zenon, Casagrande e Biro-Biro.
1981
1982 na final contra o SPFC
1983 no Albertão, em Teresina/PI
Escudos ao longo da história
1982 contra o Inter-RS
WAGNER BASÍLIO: Outro jogador que me presenteou com seu autógrafo. Aqui vemos ele atuando contra o Palmeiras, em Setembro de 1980. Está ao lado do Geraldão.
1977
Fotos: Gazeta Press e Terceiro Tempo

Um comentário:

  1. Ricardo, como diz a música: ''Que tempo bom/Que não volta nunca mais...''.

    ResponderExcluir