quarta-feira, 31 de maio de 2017

Meus campeonatos: Bolinha rolando para as Eliminatórias da Copa

Uma constelação de seleções participando das Eliminatórias para a Copa do Mundo Japan 2017 de 'Botões para Sempre'. Pela primeira vez todas as seleções irão participar, pois antes por um critério de pontos da copa passada, algumas seleções já entravam direto. Agora, o blog deu uma repaginada total e fará como é oficializada pela FIFA. O anfitrião Japão fará a estreia. Enfim. Ainda saberemos as seleções restantes. Marcas tradicionais como Brianezi, muitos antigos botões em modelos da primeira e segunda gerações, Sportec, Champion, CRAK´S, Crakes, Ki-Gol se misturarão com duas seleções antigas dos anos 80 do ex-fabricante de Botões Badolato. Na América do Sul teremos seis classificados. Na CONCACAF, quatro. Na Ásia, três. No Continente Africano mais três. E, no Velho Continente, finalizando mais 16. Só tivemos uma Pré-Eliminatória da Europa, pois para chegarmos em 32 seleções certas (em grupos de A a H), precisei jogar com a seleção que menos pontuou na história das Eliminatórias que, no caso, é a Noruega, contra a seleção estreante, Luxemburgo do fabricante antigo Badolato. Acompanhe abaixo o campeonato, que, seguramente, será até mais longo do que a própria Copa do Mundo. Os primeiros de cada grupo são os cabeças-de-chave.

Continente Africano (em dois jogos/ida/volta)

Marrocos (Crakes)   x   África do Sul (Crakes)
Nigéria (Crakes)    x   Camarões (Brianezi)
Tunísia (Crakes)  x    Argélia (Ki-Gol)

Continente Sul-Americano

Grupo A
Argentina (Brianezi)
Colômbia (Crakes)
Peru (Champion)

Grupo B
Chile (Crakes)
Bolívia (Brianezi)
Paraguai (fabricante desconhecido 4cm, anos 70 celulóide)

Grupo C
Brasil (Brianezi)
Uruguai (Brianezi)
Venezuela (Crakes)

Continente Asiático

Grupo A
Iraque (Champion)    x    Arábia (Brianezi)

Grupo B
Austrália (Ki-Gol)
Coréia do Sul (Crakes)
Libano (Ki-Gol)

Continente: Concacaf

Grupo A
EUA (Brianezi)
Porto Rico (Brianezi)
El Salvador (Ki-Gol)
Jamaica (Crakes)

Grupo B
México (Brianezi)
Canadá (Brianezi)
Costa Rica (Crakes)

Continente: Europeu

Grupo A
Alemanha Oriental (Brianezi)
Bélgica (Brianezi)
Irlanda do Norte (Ki-Gol)
Iugoslávia (Badolato 1985 1ª geração)

Grupo B
Holanda (Brianezi)
Espanha (Sportec)
Israel (Brianezi)
Romênia (Brianezi)

Grupo C
Alemanha Ocidental (Brianezi)
Rússia (Brianezi)
Turquia (Champion ou Sportec a decidir)
Islândia (Sportec)

Grupo D
Hungria (Brianezi)
França (Brianezi)
Finlândia (Brianezi)
Áustria (Brianezi)

Grupo E
Croácia (Brianezi)
Polônia (Brianezi)
Suécia (Brianezi)
Portugal (Sportec)

Grupo F
Suíça (Brianezi)
Escócia (Brianezi)
Tchecoslováquia (Crakes)
Luxemburgo (Badolato 1986 2ª geração)

Grupo G
Albânia (Brianezi)
Grécia (Brianezi)
Bulgária (Crakes)
Dinamarca (Brianezi)

Grupo H
Inglaterra (Brianezi)
Itália (Brianezi ou Sportec a decidir)
Eire (Crak´s)
Ucrânia (Crakes)

Iraque (Champion) e Arábia Saudita (Brianezi duas faixas raro em 45mm, celulóides importados) fizeram o primeiro jogo hoje e os sauditas levaram a melhor fora de casa: 2 a 1
Iraque original da marca Champion presenteado pelo amigo Badolato: Muito Obrigado, Mestre dos Dodge, por mais esse presente! Ao lado a raríssima Arábia Saudita duas faixas da Brianezi que arrematei por 08 reais! Cambadinha de picaretas, choram, e sonham com BOLOS de Dinheiro iguais seus amigos Políticos safados e sem vergonha! Aproveitam! coloquem 1000 reais cada exemplar de toda a tranqueirada antiga....KK. É o mercado de quem paga mais? Ao contrário...risos. ´No meu caso é o quem paga menos'.

Copa de 1986: talvez motivou a fabricação dessa seleção exótica feita pela antiga Champion/USA Sports
Na CONCACAF dois belos times feitos por Paulo/Lúcio Brianezi: EUA, da segunda fase, e Porto Rico, presente do amigo Badolato da primeira edição. "Bucci esse EUA está igual a carro novo, em estado zeríssimo". Obrigado, Badola, não importa se está zerado ou com manchas do tempo. Te juro que fiquei ainda mais feliz com o exótico Porto Rico antigo, de 1972-76 feito pelo fundador da fábrica, Paulo Brianezi
Luxemburgo venceu o primeiro jogo em casa: 1 a 0 diante da Noruega. Badolato, você foi o ÚNICO FABRICANTE DAS ANTIGAS QUE CONSEGUISTES CHEGAR NA PERFEIÇÃO DO NÚMERO 10. Segundo consta em nossa entrevista, o ferramenteiro que produzia os botões, Benjamin, conseguiu fazê-lo de forma sempre especial, para na mesa o botão dar suas 'encobertas cirúrgicas', como você me disse. E não é que o gol partiu dele num 'petardo' fora da área, encobrindo o goleiro norueguês.
Olham só PICARETAS DE PLANTÃO QUE GOSTAM DE METER A FACA. *80 contos com caixa. Viu como existe HONESTIDADE? POR QUE VOCÊS NÃO SEGUEM O EXEMPLO? KKKK.
Mas alguém já viu comerciante ganancioso e desonesto dar exemplo? É igual em Brasília/DF. KKK
Essa Suécia zerada vem com tudo, reforço de PESO. Só não foi 'peso' na minha conta, aliás, na vida estou aprendendo a lição de casa direitinho, chega de sustentar 171.
Temos muitas opções da Azzurra, difícil escolha. Brianezi duas faixas, primeira edição com decalque raro, Brianezi Ouro em 50mm ou da Sportec meu irmão faturou um torneio em nosso colégio nos anos 80. Quem sabe chegará a hora de revivermos essa nostalgia
A Iugoslávia foi reforçada em Botões Badolato da primeira edição de 85. Badolato, sua 'batedeira', como você menciona corretamente, é muito flexível e temos um controle fantástico na mesa!
Por fim mais uma novidade: Islândia da primeira edição de 1980, original Sportec.

Que venha a COPA!

domingo, 28 de maio de 2017

Celulóides dos anos 70 Originais

Botões para Sempre traz alguns exemplares presenteados pelo amigo Alexandre Badolato, ex-fabricante de botões impecáveis dos anos 80. Estes botões podem ser da Brianezi, numa edição luxuosa ou feitos por outro fabricante que trabalhava magistralmente com o acetato de celulóide. Tamanho das peças: beiram 50mm. Porém, não cravam 50mm. Então, por isso que fica a dúvida, de qual fabricante? daquela época distante dos anos 70. Extremamente macios e flexíveis, feitos com decalques da própria Brianezi, Sportec e Crak´s. O detalhe curioso fica por conta desses círculos brancos ao redor do botão e números acima do 11.
Parabéns e muito obrigado, Badolato. Todas as lembranças serão postadas no blog e guardadas para Sempre!
Coritiba, Londrina, Noroeste e Marília

sexta-feira, 26 de maio de 2017

CRAK´S originais do saudoso Guilherme da seleção 'Canarinho'

Agradecimento especial: ao amigo Alexandre, antigo fabricante de Botões Badolato.
De coração, o que senhor está fazendo por mim, que DEUS te ilumine sempre!

1ª edição raríssimo 1977-1978, com 42 mm de tamanho. A família Biscasse, da antiga CRAK´S, hoje eles ainda produzem os botões Ki-Gol, da Futmesagol, despachava antigamente na fábrica os modelos com 45mm, para diferenciar de sua concorrente. Neste modelo raro o tamanho é de 42mm, de material flexível, os mesmos celulóides da Brianezi. Só não sei informar se os celulóides eram importados, como os da Brianezi, mas são de uma qualidade impecável.
Este acima foi feito no fim dos anos 80, quando depois em 1989 a marca foi mudada de nome. Mais ainda feito pelo Guilherme. Mais duros, correm muito também, em decalques resistentes.
1977

Apoio total contra a máfia e quadrilha de botões antigos

Botões para Sempre traz mais relatos de amigos colecionadores do bem que nos escrevem sempre, apoiando minhas postagens. Algumas passagens para muitos abrirem o olho, como eu já abri. Muito obrigado, meu amigo paranaense, em breve, nos conheceremos, faremos uma entrevista somente com botões, e você ganhará de mim, sem custos, um time de 'carinhas' originais da Gulliver que você gostava tanto. Você me estendeu a mão, com as cartelas escaneadas, que foi pioneirismo do site em 2011, quando o blog surgiu. O seu presente está aqui, chegou, uma Ponte Preta de 1977 repetida, originalíssima e com goleiro. 
Muita gente só pensa nisso aqui: $$$$$. 

"Caro amigo Ricardo Bucci, ao ler suas palavras com as terríveis experiências que tivestes com esses 'lixos' do colecionismo, tanto com vendedores como colecionadores/revendedores, me sinto cada vez mais triste e desmotivado com tanta ganância e tanto pensamento em prol de si, somente que esses elementos possuem e trabalham para sustentar hobby de milionários, sem pensar no outro lado dos colecionadores. Muitos colecionadores são despreparados, ainda bem que você vem os ALERTANDO, afoitos em adquirir tais preciosidades, uma pena mesmo que hoje em dia continue a ser perpetuar no mundo famigerado do colecionismo, em geral, em botões, figurinhas, chaveiros, selos, revistas etc.
E eu falo essas palavras pra você, meu amigo, pois assim como você fui vítima desses famigerados piratas, quando tive por objetivo completar as minhas coleções de figurinhas em especial três delas, a 'Futebol Cards' e 'Craques da Bola', da Ping Pong. Eu gastei o que podia e o que não podia muitas vezes usando o limite da conta bancária e pedindo empréstimos para poder completá-las, mas ainda acho que cheguei a pegar uma fase ainda meio tranquila desse 'MERCADO NEGRO', Virtual, sim, pois a internet ainda engatinhava no nosso país 'Tupiniquim'. Hoje em dia, por exemplo, pelo preço que paguei para fechar a coleção Futebol Cards naquela época, coisa de uns 15 anos mais ou menos, ela valorizou-se 3 vezes mais o seu valor pelos preços que vejo serem praticados pelos piratas por aí. Assim como você, hoje não CAIO MAIS NA LÁBIA DELES NÃO".
Infelizmente são os tempos de hoje, Mestre Bucci, tempos de globalização, em que as informações, contatos e negociações são muito fáceis e rápidos de serem realizados e tempos de crise, onde os tais PIRATAS E RATOS oferecem quantias ínfimas por itens cobiçados por colecionadores, onde eles devem usar aquele famoso lema pra quem cede os acervos/botões: "É melhor pagar toda essa coleção por 100 reais tudo, o que você tem, do que ficar parado aí". E quantos se aproveitam de esposas de falecidos. Muitas pessoas suaram para comprar coleções e acabam na MÃO DESSES PICARETAS. Não sei se o amigo já assistiu, mas o que ELES PRATICAM É BEM TÍPICO DE PROGRAMAS dos canais pagos como "Trato Feito" e "Caçadores de Relíquias", entre outros, ou seja, se na TV eles passam esses programas promovendo dessa forma de propagação dessa prática, o que dizer?"
Eu como você, já não prefiro mais negociar com essa GENTE DO MAL. "Trouxas são eles e não nós. Isso sim, que apodreçam juntamente com seus itens que eles acham que vale OURO neste mercadinho 'negro' de raridades" Pessoas desse tipo NÃO MERECEM ATENÇÃO E AMIZADE DE NOSSA PARTE"

Nota de Botões para Sempre

Caro amigo, não é de hoje que existe uma VERDADEIRA EQUIPE DE 'PIRATAS' BRASIL E INTERNET AFORA, procurando por tudo o que é botão colecionável e raro, para MILIONÁRIOS que tenha interesse em adquiri-los. O pior disso é, como você bem relata, e venho relatando em BOTÕES PARA SEMPRE, muitos times SOMEM DE REPENTE E NÃO APARECE EM LUGAR NENHUM pra revenda. Isso é muito esquisito? É a máfia trabalhando. Vão direto para o galpão de antiguidades de PESSOAS QUE COMPRAM PARA TIRAR DO MERCADO. Esse tipo de gente que compra, só pelo prazer de tirar do mercado, tendo às vezes 10 exemplares repetidos, é algo de PSICOPATIA.
Enquanto isso, como você me falou um dia, a gente vai 'convivendo' com esses pilantras ao nosso redor, denegrindo e monopolizando o colecionismo em geral para nossa infelicidade.

Bate-Bola
A pergunta que nós fazemos aqui para refletirmos melhor: COM QUAL INTUITO ESSES CAMARADAS COMPRAM TANTAS PEÇAS ANTIGAS DE FUTEBOL DE BOTÃO? Com o de deslizar os mesmos em campos Brasil afora com certeza não, é. ELES NEM DEVEM GOSTAR DE JOGAR TAL ESPORTE. ESTOCAM. Guardam. Muitas vezes tem o intuito de guardar milhares de peças repetidas para fazer negócio, ou para não deixar outra pessoa ter. Pobre dos colecionadores desavisados que os alimentam.
Sobre os preços: Os mesmos ficam lá parados na internet por meses ou anos, mas eles não parecem não se importar com isso. Fazem de propósito para FERRAR O MERCADO. 
O negócio, meu amigo Bucci, é bem como o amigo faz, ir atrás do JUSTO, tanto na Net, como nessas creches de instituições antes de cair nas garras afiadas dos 'abutres' do colecionismo. 

Original de 1977 da Gulliver repetido de "Botões para Sempre" que será doado a um seguidor do blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Colecionadores do BEM: vamos entender de onde surgem mais de 90% dos botões antigos

Botões para Sempre traz alguns bons exemplos de como é bom comprar de forma honesta e não 'rasgar' nota de 100 à vontade. Mas, quem tem milhares de notas de 100, façam o que quiserem. KKK.
Como disse abaixo na minha História, há pessoas que compram só pelo simples fato de 'TIRAR DO MERCADO', Sumir, 'dá sumiço' nas raridades, mesmo tendo 10 times repetidos, de carinhas, ou não, oficiais, para outra pessoa não ter o direito de ter. Lamentável. Chega a ser escroto isso.
Fontes seguras minhas, de mais de seis anos, que viraram até amigos do Bem e que sabem da humilhação que os colecionadores passam em relação ao dinheiro, me contam rotineiramente vários esquemas mafiosos e, nós, que procuramos sempre as raridades, estamos perdendo nosso tempo em vermos sacanagem, mentira, traição e podridão. Tudo envolve isso aqui: $$$$$
Bom, vamos lá, de onde surgem mais de 90% dos botões antigos que estão anunciados em sites de compra/venda? Eis a questão. a GRANDE maioria são doados, sim, botões doados em sacos e caixas nas instituições de caridade.
Fresquinho esse saquinho abaixo, comprei recentemente numa instituição. É bom ajudar essas instituições de caridade, além de me fazerem preços honestíssimos, também sabem da 'maracutaia' que existem entre vendedores de quinquilharias que desviam peças e se matam para garimpar 'ouro'...KKK.
Mas na internet eu faço compras também. É um bom mercado? Antes era bem melhor. Hoje está péssimo, mas mostro alguns exemplos de preços de raridades um pouco 'altas' de preço, pois tudo isso aí cada um, não passa de 50 reais, mas que estão no' limite' da honestidade, digamos assim, nos dias de hoje. Eu comprei esses três conjuntos de Brianezi na net: Suécia, Palmeiras e Ceará para vermos os bons exemplos.
Mas, que cada ratinho de esgoto gostaria de ter esses saquinhos rotineiros de 5,00 para depois enfiar a faquinha em sites, hein? Cara-pálidas, aqui a VERDADE EM PRIMEIRO LUGAR.
Brasil, o país que merece ser passado a limpo e denunciado sempre!
 Mais de 20 peças de 1972 da Brianezi flexível em celulóide. É DESTES SAQUINHOS QUE SAEM MAIS DE 90% DAS PEÇAS DE BRINQUEDOS ANTIGOS, CARRINHOS DE AUTORAMA, MINIATURAS, BOTÕES, PLAYMOBIL ANTIGOS E TODAS AS RARIDADES...
Lote recente de 1972 da Brianezi original por 5,00. Ainda preciso completar esse Vitória, já que apareceram duas peças.
Obrigado meus tios! Minha saudosa tia que comandava a creche, sabe lá de cima. Essa caixa de 60 reais, 50+ a condução longe, foi a coisa mais linda e inesquecível que me aconteceu nesse UNIVERSO PODRE E MACABRO. Quase 41 times originais da Brianezi de celulóides, primeira fase, duas faixas, 50mm, Sportec raros como Islândia e Olaria, enfim...
Vejam só: taí um exemplo bom e raríssimo, com três faixas, triângulo a mais que a família Brianezi colocava nos celulóides.
Esta Suécia acima com goleiro original, pois o que vemos recentemente nesses sites é muitos goleiros de outras marcas em conjuntos da Brianezi, mas, na verdade, feitos por Guilherme da CraK´s, colocados em Brianezi. Este com goleiro de pedra. Tudo oiriginal e na caixa original, com o símbolo da seleção.
Times do Nordeste: sempre foram mais difíceis de surgirem, até mesmo mais dos que o do interior do Brasil.
Caso deste Ceará acima do anúncio, que me veio com algumas peças sujas, mas que consegui limpá-los e ficaram ótimos.
Vamos abrir o olho e nunca esqueça dessa palavra: Desespero. Quem está desesperado, são as pessoas que nos enganam, esses sim, que só pensam nisso aqui abaixo, vejam:
Bolos de $$$$$$$$$

terça-feira, 23 de maio de 2017

Seleção rara da Brianezi - 1972/76 - Bem-vindo Porto Rico

Agradecimento especial ao amigo Alexandre Badolato, que é o maior colecionador de carros antigos da marca Dodge do país. Amigo Badolato o que o senhor fez por mim é algo inesquecível. Poucos, mas muitos poucos colecionadores de qualquer segmento estendem a mão, sua generosidade e doações de botões antigos, tanto os de marca originais como Brianezi, Sportec, Crak´s e os seus antigos e lindos botões que você fabricou de 1985-1986, que tinha o Caio Ribeiro, comentarista, como um de seus clientes, estarão aqui presentes na minha coleção até o dia que eu desencarnar. E, pode ter certeza, que mesmo após o meu desencarne nenhum urubu, rato de esgoto, atravessador, safado, sem vergonha, picareta 171, ficará nem com uma simples bolinha de lã de minha coleção. Este país merece ser DENUNCIADO. Não podemos viver na 'lama' eterna como acontece com nossos políticos em Brasília. Essa 'lama' existe em qualquer esquina de nosso país. E no colecionismo de brinquedos antigos e jogos de botões, acontece a mesma coisa. Eu como jornalista desde 1997 não posso deixar batido. Não posso ficar CALADO. Doa a quem doer. Estarei denunciando SEMPRE para muitos ABRIREM O OLHO para a MÁFIA, COMO EU ABRI. Existe muita sacanagem, mentira e traição, pois isso aqui (olha só, deu para entender: $$$$$$) é quesito número 1 para estes gananciosos sem ética.
Para SEMPRE, BADOLATO, MEU MUITO OBRIGADO novamente por este presente, ESTAMOS JUNTOS!

Botões PARA SEMPRE APRESENTA: 
SELEÇÃO PORTO-RIQUENHA DE FUTEBOL DE BOTÃO
Poderíamos contar sobre a bela história da seleção de Basquete de Porto Rico...Mas...
 Conhecido por exportar bons jogadores de basquetebol para diversas ligas, Porto Rico agora se orgulha também por começar a seguir esse caminho, pelo menos no Futmesa de 'Botões para Sempre'. Mas, o que teria levado o senhor Paulo Brianezi, fundador (in-memorian) da lendária fábrica de botões a produzi-lo em 1972/1976, período dos primeiros botões de celulóide importado, com apenas a bandeirinha/escudo do time? Essa é uma pergunta que faço ao senhor Lúcio, filho do fundador, que assumiu a empresa de jogos e brinquedos em 1978. A seleção nunca participou de uma Copa do Mundo. Desde a sua estreia nas Eliminatórias para a Alemanha 1974 para o início da estrada da Copa no Brasil de 2014, havia apenas duas vitórias em 17 jogos. Uma trajetória pífia. No entanto, o país conseguiu o mesmo número de vitórias na última qualificação da Concacaf, mas isso não foi suficiente para avançar para a terceira fase do sonho brasileiro.
Suas participações em torneios resumem-se apenas à Copa do Caribe, a qual participou em dez oportunidades, não tendo até hoje se classificado nem sequer para a Copa Ouro da Concacaf. Sua maior derrota do 'Furacão Azul' ocorreu em 1959, com um 15 a 0 favorável a extinta seleção de Antilhas Holandesas.
Senhor Lúcio Brianezi, o que teria levado a sua família a fabricar esta seleção exótica? Meus parabéns, para Sempre, ainda aguardo a nossa entrevista para o maior site da História do Futebol de Botão do Brasil. Um abraço fraterno, de Ricardo Bucci, jornalista MTB 28.445 de 'Botões para Sempre'.

Um país mal ranqueado pela FIFA
Território associado aos Estados Unidos, mas culturalmente independente, Porto Rico é uma das Ilhas do Caribe, com maior potencial de crescimento do esporte bretão. Pelo menos aqui no Botão, ele vai disputar de 'pau a pau' com EUA, Canadá, México, outras seleções fortes que possuo da Concacaf. Apesar de toda riqueza e potencial, Porto Rico segue como coadjuvante no Caribe, ocupando apenas a posição de número 158 no ranking da FIFA, até a Copa de 2014. Uma das razões de estar tão mal ranqueada é o fato de disputar poucos jogos ao longo do ano. 

Mas, será que teremos um futuro melhor para essa seleção exótica?
Nos últimos anos, alguns jogadores da seleção 'boricua' (como é conhecido aquele que nasce em Porto Rico) vem se transferido para divisões inferiores da Europa.
É o caso do furacão Héctor 'Pito' Ramos...
No blog 'FutCentral', perguntaram para o ídolo do país, qual é a sua opinião sobre a seleção Porto-Riquenha de Futebol?
Hector Ramos respondeu: "Temos uma boa seleção com uma competente comissão técnica. O nível dos jogadores porto-riquenhos é muito bom mas penso que mais tempo para estarmos juntos e um pouco mais de dedicação da Federação de Futebol de Porto Rico.
Curiosidades:
A situação política é alvo de constantes discussões no país. A Federação local é filiada a FIFA desde 1960, o que lhe dá o direito de ter uma seleção nacional, além de um campeonato próprio. Apesar disso é comum equipes do país disputarem campeonatos nos EUA. O último deles e que obteve sucesso foi o "Puerto Rico Islanders" que chegou até as semifinais da CONCACAF Champions League na edição 2008-09.
O clube Puerto Rico Islanders costuma fazer boas campanhas
Porto Rico e Granada pela Copa do Caribe: partida terminada em 2 a 2
 
O site 'Futebol Central' também perguntou para um dos jornalistas esportivos mais conceituados de Porto Rico, Edwin Jusino: O senhor é contra ou a favor de uma união entre Concacaf e Conmebol?
Jusino respondeu: "Eu sou contra. Na verdade, eu acredito que a CFU (União Caribenha de Futebol) deveria romper com a Concacaf, fato que nos daria mais chances de classificar seleções do Caribe para a Copa do Mundo e ajudar a crescer o esporte mais nas Ilhas". 
Outros modelos da Brianezi: este acima pertence ao amigo Zeca, o José Mauro que mora nos EUA. Parabéns, Zeca, honre sua coleção como a minha e não ceda a nenhum picareta.
Algumas outras fotos de meu arquivo virtual retirados, grande parte, nesses sites 'nefastos' de compra virtual, recheados de 'picaretas 171' tanto de colecionadores/vendedores/revendedores, que gostam de ferrar o mercado. Só que um dia a casa de vocês vão cair, KKKKKKKKKK
Muitas cores: a Brianezi como sempre dava um show à parte em questões de modelos diversos.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Meus campeonatos: E por falar em Libertadores...

O Peñarol do Uruguai sagrou-se campeão invicto da edição de 2017. De quebra teve o atacante número 9 o melhor jogador do torneio. O time, que foi reforçado originalmente da fábrica Brianezi de 1981, segundo consta o seu antigo dono, um amigo jornalista que vendeu alguns exemplares num site de compra há dois anos atrás, conseguiu superar o 'todo poderoso' Corinthians também no modelo 'duas faixas'. Uma final para entrar para a história em 'Botões para Sempre'. O jogo final, no Pacaembú lotado (ainda revivo os estádios antigos de minha época), esteve paralisado por 15 minutos, por causa que a bolinha perdeu-se no meu quarto. Incrível. Raramente isso acontece. Já aconteceu algumas vezes. Tanto que, uma bola sumiu em 2011 e só foi encontrada dentro de um ferro de um antigo aparelho de ginástica em 2014! Coisas 'surreais' (rs) que acontecem.
Mas, voltando ao certame, a Taça Libertadores de 2017 teve até gol de goleiro, do Cobreloa/CHI numa partida em que o adversário bateu tão forte na bolinha (o jogador do Nacional/URU) e ela percorreu numa velocidade absurda, em linha reta, sem bater em ninguém e foi direto para o gol do goleiro uruguaio. Realmente só mesmo no botão para nos proporcionar esses momentos únicos, vibrantes e inesquecíveis. O Cosmos ficou em terceiro. O time chileno de Calama em quarto. Parabéns ao Peñarol que já fatura seu segundo título na história da Taça Libertadores da América. Agora teremos a final da Recopa Sul-Americana, em dois jogos, que envolverá o Cruzeiro/MG, campeão da Sul-Americana.

A campanha
Primeira fase
Peñarol 1 x 1 Cobreloa
Nacional 2 x 2 Peñarol
Estudiantes 2 x 3 Peñarol
Cobreloa 1 x 1 Peñarol
Peñarol 3 x 0 Nacional
Peñarol 2 x 2 Estudiantes
Quartas
Botafogo 2 x 2 Peñarol
Peñarol 5 x 1 Botafogo
Semi
Peñarol 2 x 2 Cosmos
Cosmos 1 x 3 Peñarol
Final
Peñarol 2 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 2 Peñarol
Segundos antes da bolinha rolar na final entre os dois Brianezi: Corinthians e Peñarol
Agradecimento especial ao amigo Badolato que conseguiu completar o time original de 1981 que estava me faltando peças. E, quem diria, o time uruguaio massacrou o Fogão da Brianezi, que, muitos e até eu achava que estava imbatível na atual conjuntura do botonismo. Dá-lhe, Peñarol!
Decisivo, determinado, muita raça, tipo dos uruguaios. O melhor jogador do torneio, além de fazer muitos gols em encobertas cirúrgicas, marcou mais dois na grande final de hoje.
Anos 80: período mágico do clube
Vamos reviver esta imagem com todas as equipes do certame internacional

NOVIDADES!
ALÉM DA RECOPA, TEREMOS, EM BREVE, O SORTEIO DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA FIFA DO JAPÃO DE 2017. TODAS AS SELEÇÕES IRÃO PARTICIPAR. EXCETO O ANFITRIÃO, JAPÃO. SEM DÚVIDA, SERÁ UM TORNEIO LONGO, Um PASSEIO POR TODOS OS CONTINENTES, PARA SABERMOS OS 32 QUE PARTICIPARÃO DE MAIS UMA COPA DO MUNDO. Por falta de tempo, ainda teremos postagens de times originais e antiquissimos aqui no site que envolvem marcas saudosas como Estrela, Brianezi, Crak´s antiga, Onze de Ouro, entre outras.
Aguardem! 

Edição
O Peñarol sagrou-se também campeão da Recopa ao bater o Cruzeiro na final. Primeiro jogo no Mineirão, 2 a 0 para o clube do Uruguai. No segundo jogo, um empate sem gols garantiu o título.