domingo, 13 de agosto de 2017

A final 'justa' que 'deveria' acontecer na Copa de 1982

BRASIL X FRANÇA
Vamos recordar...
No túnel do tempo...
Muitos jornalistas esportivos como o célebre Mestre Orlando Duarte, que entende como ninguém de histórias de Copas, acreditam que a grande finalíssima de 1982 deveria apresentar as duas seleções mais técnicas e que encantaram o Mundo: A nossa querida seleção canarinho de Zico e Sócrates e a França de Platini e Tigana.
Pois bem...
Na Copa do Mundo 2017 de Botões para Sempre, sediada no Japão, aconteceu este jogo maravilhoso que poderia ter acontecido, quando era criança em 1982.
Duas grandes seleções. Dois grandes times feitos numa mesma época, diria, em 1972-76, na primeira edição da lendária Brianezi. 
A seleção canarinho ainda em CBD ganhou de virada por 3 a 1 e levanta a Jules Rimet pela terceira vez.
Mantém a hegemonia no futebol também em Botões para Sempre, agora, com três títulos contra dois da Alemanha Ocidental. 
Um espetáculo esta Copa do Japão. Mesmo com a ausência inesperada das duas Alemanhas extintas (Ocidental e Oriental), grandes jogos e emoções até o fim.
Assim como em 2002, a seleção levanta o caneco na Terra do Sol Nascente.
De quebra, Rivelino, número 10, eleito o melhor jogador do certame. Ramón Dias, o artilheiro e melhor atacante pelo lado da Argentina, que perdeu nas semi-finais para o Brasil (2 a 1 ) e ficou em quarto lugar, perdendo para a Espanha da Sportec nos penais. Quem cansou a França? Os espanhóis. Partida duríssima, com grande atuação de Castaneda, o goleiro do álbum Ping Pong de 82. A França segurou os 3 a 2, com muitas viradas e a Espanha perdendo três gols cara a cara no minuto final. O quinto lugar pela pontuação ficou com a Rússia, da Brianezi.
Parabéns para todas as seleções.
Detalhe: a seleção francesa apenas perdeu um jogo, contando desde as Eliminatórias e justamente na final.
 A campanha
Primeira fase
Brasil 3 x 3 Albânia
Japão 1 x 2 Brasil ( o gol mais belo do mundial, anotado por Riva)
Brasil 1 x 0 Iugoslávia
Oitavas
Brasil 1 x 1 EUA (Prorrogação: 1 x 0)
Quartas
Brasil 2 x 0 Rússia
Semi
Brasil 2 x 1 Argentina
Final
Brasil 3 x 1 França 
A Taça do Mundo é nossa! Escalei a seleção pela Copa de 1974, lembrando o primeiro mundial que a Brianezi acompanhou com seu surgimento, tendo feito esse exemplar belíssimo.
Parabéns, Mestre Riva, até aqui em Botões para Sempre o senhor brilhou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário