Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Botões BolaGol - Esporte Clube Vitória - Salvador - BA

Os botões Bolagol eram produzidos pela "Indústria de Artefatos Plásticos Santa Maria Ltda". Essa marca nasceu em 13 de agosto de 1966, segundo pesquisa que realizei a partir do número do CGC-CNPJ da empresa, e terminou sua linha de produção, no início dos anos 80. No começo vinha com o nome de "Futebol Miniatura"; em caixas de time simples ou em caixas de times duplos. Os fabricantes de botões "BOLAGOL" primaram em fazer uma das maiores coleções de times do Brasil e estrangeiros de que se tem notícia. A coleção é composta por aproximadamente 130 equipes entre brasileiras, seleções e estrangeiras.
Tenho verdadeira adoração por estes times, muitos fizeram história. São botões de plástico rígido. Eram feitos a partir de artefatos de galalite pelo processo de injeção. Eles têm, em média, cerca de 3mm de altura e 4 cm de comprimento. São botões que permitem um chute forte. No escanteio, adoram fazer gols "de cabeça". Uma curiosidade é que frequentemente a bolinha estaciona literalmente "no meio" do botão, na qual podemos fazer lances geniais. Parabéns, sr. Adolpho, ex-proprietário da firma, por entrar na história do Futmesa. Mostro esse Vitória (BA) datado no interior da caixa do Futebol Miniatura, de 1967. Seu antigo proprietário escreveu com um lápis o nome dos jogadores do Vitória, do quadro de 1966-1967. Deixei para mostrar o aspecto do saudosismo. Alguns formam a galeria de ídolos do rubro-negro baiano, entre eles, o craque Didico e o zagueiro Romenil, um dos maiores zagueiros da história do clube.
crédito da foto do Romenil: www.canalecvitoria.com.br. Segue também uma seleção de fotos antigas e históricas do Vitória - BA
Futebol Miniatura e Bolagol: relíquias da saudosa fábrica de botões da Indústria Santa Maria
O ídolo Romenil
1953
1957
1972
1973
1973
1980
1985

6 comentários:

  1. Parabéns pelo belo blog...
    Ainda não conhecia, mutio legal suas histórias conto etc..
    Dalhe botão...

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, sensacional seu blog! Parabéns por trazer a história e times fantásticos como este (embora eu seja suspeito pra falar...rsrs).

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, parabens ta bem legal mesmo, gostei demais, grande abraço, Jorge Farah

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço os comentários, muito obrigado, Glauco, Bira e Farah!
    abração
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. A bolagol produziu times que hoje são raros, saudades.

    ResponderExcluir