Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cartelas da Gulliver 1977 "Grandes times do Futebol Brasileiro"

Olá, amigos colecionadores! "Botões para Sempre" apresenta uma grande novidade! São as históricas cartelas da Gulliver de 1977 intitulada "Grandes times do futebol brasileiro". As cartelas originais foram escaneadas e estão no tamanho 24 mm e próprias para serem adesivadas nos botões gulliver. Agradeço ao colecionador José Márcio de São Paulo pelo envio das cartelas e ao seu amigo Sandro Wagner que restaurou time por time. E também ao colecionador Luiz Rodolfo, de São José dos Campos pelo envio do segundo material.

Um pouco da história da coleção

Esta foi a minha primeira coleção no botonismo. A série podia ser encontrada nos grandes magazines em botões cristal, com a caixinha amarela e as cartelas para serem adesivadas. Lembro-me que meu avô paterno comprava alguns craques (botões de plástico) em forma de pacotinhos numa banca ainda existente em São Paulo. O atacante Luizinho, do Internacional, era meu melhor jogador. Lembro-me que ele fazia parte de minha seleção brasileira. Segundo o colecionador Luiz Rodolfo, de São José dos Campos - SP, "a Gulliver começou a emitir botões com foto de rosto de jogador a partir de 77 e provavelmente terminou em 1980".
 Catálogo da Gulliver de 1978 com a relação dos times e as cartelas para serem adesivadas nos botões de plástico e de cristal
Quem não se lembra destes verdadeiros craques? vamos reviver agora muitos destes gênios nos botões da Gulliver 'carinhas', de 1977-78
Cartelas
 Seleção Brasileira de Futebol - Brasil CBD 1978

Corinthians - SP 1977
Corinthians - SP 1978
Palmeiras - SP 1ª versão
Palmeiras - SP 2ª versão

São Paulo - SP 1ª versão
São Paulo - SP 2ª versão
Santos - SP 1ª versão
Santos - SP 2ª versão


 Portuguesa - SP

 Guarani - SP 1978 com Careca
Ponte Preta - SP
Flamengo - RJ. Detalhe: a Gulliver errou no nome do Adílio, colocando "Edinho". Um erro histórico!
Fluminense - RJ
Vasco da Gama - RJ
Botafogo - RJ

 Atlético - MG
Cruzeiro - MG
Internacional - RS
Grêmio - RS
Coritiba - PR
Bahia - BA
Vitória - BA
Santa Cruz - PE

Abraços a todos,
Ricardo Bucci

33 comentários:

  1. Olá!
    Muito legal isso tudo. Eu tinha essa coleção e me lembro que no corinthians de 78 o goleiro era o Jairo e não o Tobias, que estava no time de 77.Mas muito legal mesmo rever isso novamente.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SENSACIONAL !!! UMA VOLTA A INFÂNCIA ME LEMBRO QUE COMPRAVA ESSES BOTÕES DE CARINHAS NAS LOJAS BRASILEIRAS EMBAIXO DO MEU PRÉDIO . ERA UMA GRANDE FELICIDADE !!! ATÉ HOJE JOGO COM BOTÓES FEITOS DE FOTO DE JOGADORES .MANTIVE A TRADIÇÃO DA BOA E INESQUECÍVEL INFÂNCIA. PARABÉNS PELA LEMBRAMÇA , ABRAÇÃO

      Excluir
  2. Olá, meu nome é Genaro, tenho 48 anos e eu tb tive varios times de futebol d botao. me lembro q os primeiros times q ganhei qdo tinha 7 anos, foram o Santos e o Palmeiras. E tinha a foto deles tb,
    Palmeiras: Leão, Eurico, Luis Pereira, Baldochi, Dé, Dudu, Hector Silva, Ademir da Guia, Edu, Cesar e Nei
    Santos: Cejas, Carlos Alberto, Ramos Delgado, Marçal, Rildo, Clodoaldo, Douglas, Pelé, Nene, Edu.

    * so me falta um jogador q nao me lembro agora.
    Tive varios times, ate a seleçao d 1970.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca..eu tambem tinha exatamente esses dois times citados, o Santos e o Palmeiras, embora torça para a Ponte Preta guardo com muita saudade a escalação dos meus botões, abraços

      Excluir
  3. Olá, Genaro, muito obrigado pela participação. Provavelmente seus botões que você descreveu foram da antiga Estrela. Grande abraço, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  4. Interessante que esta época foi marcante para mim, mas não me lembro destas "carinhas" de jogadores da Gulliver.
    Estes botões cristal, tenho vários, mas sempre com sibolo da equipe.
    Jogadores com carinhas, que me lembro, só os estrelas canoinha e panelinha, craques da pelota e titulares de ouro (acho que é este o nome).
    Mais uma vez, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Paulo. A série da Gulliver de 1977, com o rosto de jogador, fez muito sucesso e durou até 1980. abraços Ricardo

    ResponderExcluir
  6. olá sou marcelo, tenho 44 anos e joguei botão uns 25 anos direto. eu usava e ainda tenho os botoes da estrela, que só vinha com o distintivo do clube, e jogava em uma mesa de cozinha de fórmica. hoje pouco vejo este brinquedo nas lojas, parece que é pouco difundido atualmente, uma pena. abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcelo, muito obrigado pela participação. Grande abraço, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  8. olá marcelo! sou conhecido como dedé, e torço para o flamengo-rj e o ceará-ce. gostei do seu site e saber que existe pessoas como você que gostam de jogar botão com o simples gulliver. organizo campeonatos de botão aqui em casa, meus campos são estilo maquetes,com arquibancadas e a regra e baseada na oficial,com barreiras,cartões,impedimentos etc...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Dedé, obrigado pela participação e por gostar do blog. abs Ricardo

    ResponderExcluir
  10. olá Ricardo, olá Dedé. Caras, eu fazia uns campeonatos muitissimo organizados, dava de 10 x 0 na cbf, com 16 grandes do Brasil, mas eu fazia um tipo de campeonato bem dinâmico,com 15 minutos cada jogo em um só tempo,com dois turnos e depois chaves de quatro, até a final, e usava mesa de formica, com as linhas desenhadas e as travinhas da guliver, era muito saudavel.abraços. marcelo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcelo, que interessante, a duração dos meus jogos tb é de 15 minutos, só que com dois tempos. Grande abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  12. Matei saudade. Tive quase todos esses. Só não Guarani, Vitória e Santa Cruz. Aliás, estes dois últimos nunca tinha visto.
    Eu recortava Contact (aquele adesivo transparente) usando moeda de 10 centavos de cruzeiro, pra colar sobre as fotos que, assim, duravam mais.
    Que escalações, hein? A maioria deles era meia seleção brasileira.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. obrigado, Zé Elias. Agradeço sua participação
    abração

    ResponderExcluir
  14. OLÁ
    EU ME LEMBRO QUE FORAM MEUS PRIMEIROS BOTÕES
    COM FOTO FICARAM GENIAIS
    DAVA UM AR REAL AO JOGO

    MUITO MANEIRO
    ABÇ
    LUIZ

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela participação, Luiz, forte abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM .QUE SAUDADES DA INFANCIA

    ResponderExcluir
  17. Material incrível! Parabéns! Até reavivou meu desejo de fazer um projeto dos mais mais da história e voltar a jogar. Agora, com a ajuda da informática, tudo ficou mais fácil. Lembro que eu pegava as lentes vazias e criava os adesivos pintados a mão pra ter os times que eu queria.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Eli, pela participação, abs Ricardo

    ResponderExcluir
  19. puxa vida , esse Palmeiras 2 versao foi um time que quando era moleque eu queria comprar , mas nao tinha dinheiro. Tentei e tentei persuadir meu pai , mas ele acabou não comprando.Nunca mais vi para ser vendido aqui na minha cidade,fiquei extremamente frustrado. Alguem sabe aonde eu poderia comprar esses adesivos de novo?? abraços

    ResponderExcluir
  20. É simples, Ivan, basta adesivar essas relíquias de cartelas originais nos seus botões.
    abs Ricardo

    ResponderExcluir
  21. vlw por responder e belo trabalho....é que na vdd, eu gostaria de ter um trabalho melhor, vai ser dificil cortar o circulo corretamente com uma tesoura....

    ResponderExcluir
  22. Muito legal rever isso, muita saudade de um tempo muito legal e futebol de qualidade. Eu tinha 9 anos e tinha os times do Vasco, Flamengo, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Seleção Brasileira, Atlético, Internacional e Fluminense. Também gostava de montar times recortando e colando fotos e posters da revista Placar em times que vinham somente com o escudo. Hoje, meu filho, que está com 9 anos é fã de futebol de botão.
    Ass: Adriano (Natal/RN
    adriano_av@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Adriano, realmente esta coleção da Gulliver deixou muitas saudades! abs Ricardo

    ResponderExcluir
  24. parabens e obrigado por postar isso , adorava essa coleçao...Tenho uma frustração de não ter comprado a do Palmeiras de 79 ,na qual não achei na sua lista. Lembro que tinha o Polozzi e carlos alberto seixas...alguem lembra desse item?? Caredito que seja uma terceira versão do time do Palmeiras Abs a todos

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado por me fazer voltar no tempo de infancia...que saudades!!
    eu e um grande amigo tínhamos juntos quase que todos esses times! fazíamos campeonato de mais de 40 times!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita saudades dos meus times de botão desta época e sonho muito em remontar todos estes times. Obrigado pelas postagens. Torço pelo América/RN.
    Adriano/NATAL-RN

    ResponderExcluir
  27. Muito legal mesmo. Mandei imprimir quase todos os times em tamanho 25 mm, cobri com papel contato transparente e recortei com paciencia com uma moeda de 25 centavos.O tamanho é exato e fica quase perfeito.Experimentem. abracos a todos.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde ! gostaria de comprar as cartelas da serie GULIVER CARINHAS , para confeccionar botões , teria alguma indicação ? obrigado e aguardo resposta .

    ResponderExcluir
  29. A indicação que te dou é o site Mercado Livre. Já vi uma vez algumas cartelas originais à venda. E caras. Mas, para minha coleção, eu não esperei anúncio no ML e adesivei estas cartelas que na verdade são cópias das originais ..

    ResponderExcluir