Acima, o time do Central da Brianezi, importado do Japão e a decoração pernambucana com o artesanato típico de Caruaru, e as famosas bandas de pífano, que tem sua origem no ano de 1924.
Um pouco da história do Central Sport Club
O clube recebeu esse nome em homenagem à Estrada de Ferro Central, que passava por Caruaru e unia o litoral ao sertão. Fundado em 15 de junho de 1919, na Sociedade Musical Comercial Caruaruense, tendo como representante o Sr. Francisco Porto de Oliveira. O título do clube foi sugerido pelo Sr. Severino Bezerra. Em 04.02.1968 o Central em feito histórico vence a Seleção Argentina de Novos. Nos anos 1970 e 80 o Central passou a disputar o Campeonato Brasileiro, levando grandes equipes ao Estádio Pedro Victor de Albuquerque, atual Lacerdão. Em 1980, a grande reforma no estádio foram concluídas. O jogo inaugural foi marcado no dia 19 de outubro do mesmo ano, o Central venceu a Seleção Nigeriana de Futebol por 3x1. Gil Mineiro, jogador do Central Sport Club marcou o 1º gol após a reconstrução. Também é na década de 1980, em especial os anos de 1983 e 1986, que o Central passa a ser concorrente efetivo do campeonato pernambucando, disputando ponto a ponto, turnos e returnos do certame com Sport, Santa e Náutico. No ano de 1986 ocorre a maior glória do Central Sport Club, que em uma disputa emocionante com o Americano (RJ) sagra-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, conseguindo acesso imediato à fase final do certame, a série "A" ao lado de Flamengo, Grêmio, Fluminense, dentre outros. Torna-se portanto, o primeiro clube de Pernambuco a conquistar um Campeonato Brasileiro. Neste mesmo ano, no dia 22 de outubro de 1986 ocorreu o maior recorde de público da história do interior de Pernambuco, 24.450 pessoas foram assistir a vitória do Central por 2x1 contra o Flamengo na fase final da competição.
O mascote: a Patativa do Agreste
O Central Sport Club tem como mascote a Patativa, um pássaro alvi-negro com um canto melodioso e triste. Dizem que, durante os treinos do Central, se encontravam no lugar muitas patativas. Daí o porque da patativa ter sido escolhida como mascote do Central.
Central 1935
Central 1937.
Central, de Caruaru no Campeonato Pernambucano de 1937. Pedro - Alemão - Joaquim - Mário Matos - Zé de Nane - Heleno - Trajano - Edmilson - Tutu - Zuza - Otoniel e Zago. Técnico, Jaime Guimarães.
Central 1937
Central 1947
Central 1937
Central 1947
Central 1948
Central Sport Club. Déc. de 50Central 1957
Central. Déc. de 60:
Na foto dos anos 60 atuando pelo Central vemos: Da Cunha, Dudinha, Emersom, Zé, Juscélio e Nenzinho; no ataque - Nido, Vadinho, Pinheiro, Esquerdinha e o grande Fernando Lima.
Central 1962
Central 1964
Central 1965
Central 1967
Final anos 50/déc. de 60
Central 1970
Central. déc. de 70
Central 1971
Central. déc. de 70
Central 1980
Central. déc. de 80
Central 3 x 1 Nígéria em 1980
Lances de Central e Nigéria
Central e Nigéria
Central, maravilhosa foto de 1981. Fotos do elenco de 1981 enviadas pelo torcedor centralino Julio Cezar. Escalação: Ivo, Portela, Cicero, João Correia, Rubinho, Paulinho, Zequinha, Marinho, Dirceu Catimba, Silvinho, Gil Mineiro
Começo da déc. de 80.
Escalação: Lucinho, Ivo, Alfredo Santos, Luciano, Cicero, Chiquinho, Zequinha, Ze maria, Guiga, Alex e Juarez
Central 1986. Campeão Brasileiro da série B
O goleiro Ivo, déc. de 80
Central 1986
Central 1986
Central 1987
Central 1989
Central Sport Club 2011
Estádio Lacerdão
Agradecimento: Armando Pordeus / Site oficial do Central
Gostaria que publicassem uma foto da equipé de 97, que participou da serie B
ResponderExcluirLinda matéria. Grande Patativa do Agreste. Parabéns.
ResponderExcluirObrigado, abração
ResponderExcluirEterna paixão alvinegra.
ResponderExcluirGostei do que vi, belo acervo (y) George Barros
ResponderExcluirExcelente material nos remete a um passado repleto de histórias e glórias. Gostaria, se puderem, que comentassem sobre o Dudinha (ex-goleiro) sua história e onde anda atualmente. Abraços!
ResponderExcluirInfelizmente o glorioso goleiro Dudinha é apenas uma bela recordação, pois o mesmo já e falecido.
Excluirfiz parte do plantel capeão de juniores no ano 83. Era um goleiro que tinha chegado de minas gerais... meu nome: edvaldo araujo filho( shumaker) apelidado por parecer com ex. goleiro da alemanha. abraço a todos.
ResponderExcluirGil Mineiro é o meu pai. Tenho orgulho da historia dele.
ResponderExcluirEu era fan do seu pai, junto com Porto, Reinaldo, Luiz valença, Paulinho, Marinho fizeram um dos maiores times do Central
ExcluirGil Mineiro na ponta esquerda e Porto na direita. Era um "Deus nos acuda" para as defesas adversárias. Gil chutava muito forte. Velhos tempos, belos dias.
ExcluirMeu avô, jogou nesse time de 1935 - 1937 eu acho, OTONIEL.
ResponderExcluirMuito obrigado pala homenagem e parabéns pela postagem, nós caruaruenses nos orgulhamos muito!
ResponderExcluirCentral poderia ter dado vôos mais altos, se não fosse tão prejudicado por arbitragens no estado!
Abraços!
Treinei na equipe do Central entre 1967 e 1968, era goleiro.
ResponderExcluirGuardo grandes recordações daquele tempo!
Era um torcedor que "adoecia" quando via o meu Central perder...
Neste tempo eu tinha um time de botāo que guardo até hoje, e nāo esqueço a sua escalaçāo...
Dida; Edmilson, Fernando Silva, Jucélio e Dacunha; Zito e Vadinho; Joāozinho, Capiba, Ademir e Fernando Lima!
Meus reservas: Dudinha, Idalécio, Augustinho, Paulo (goleiros), Zé Carlos, Aurino, Russo, Adolfo, Djalma (zagueiros); Pissica, Paulo Roberto, Paulinho, Patota (médios); Zito, Moacir, Valter, Canhotinho, Gonçalves (atacantes)!
Tive a honra de jogar com Djalma, Russo e Aurino no Botafogo de Bezerros!
Me casei com a irmā de Joāozinho em 1970, onde Djalma foi o meu padrinho de casamento!
Saudades, só saudades!
Peço desculpas por tantos nomes esquecidos, mas, pudera, já estou com 66 anos! Kkkkkkkkk
Abraços a tantos Centralinos!
Sinto muito torcida do Central, mais o Central nunca foi Campeão do Brasileirão de série nenhuma. Em 1986, o Central disputou a Série B e apenas se classificou no mesmo ano juntamente com o Criciúma e outros dois que não me lembro, para disputar a Série A, todavia, a CBF não reconhece este título de 1986, para nenhuma equipe que disputou a segundona. Aonde foi que vocês viram isto? Vamos publicar a verdade.
ResponderExcluirGostaria que vocês falassem do meu tio Jorge um grande volante do central nos anos 80!!
ResponderExcluirquero noticia silvinho joao correia e guiga meu zap 81 997565429
ResponderExcluir