Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cartelas da Estrela (SP e RJ) em 24mm

Caros amigos e colecionadores, segue 08 cartelas (já na medida certa em 24 mm) para serem coladas ou adesivadas (prefiro este termo) no próprio botão Estrela "panelinha", ou também em opções como no caso dos aguerridos Gullivers. A Estrela tem uma história fantástica no botonismo e não só com o conhecido "Estrelão". Antes mesmo da década de 70, os amantes do botão procuravam os conhecidos botões "canoinhas", que vinham com o rosto do jogador. Já na primeira metade dos anos 70, a Estrela lançava um novo botão, mais alto e mais barato que o "canoinha", eram eles o "estrela chutador" ou simplesmente "panelinha". Para depois encerrar sua linha produção com a série com escudos dos clubes de futebol do nosso querido país. Apresento-lhes essas Cartelas da Estrela com os rostos dos jogadores dos times de São Paulo e Rio. Para termos uma ideia do ano, pesquisei que esse time do Vasco data de 1972, sendo que alguns jogadores foram campeões em 1974. Para ilustrar, segue também uma imagem de minha coleção do botão "estrela panelinha", do Vasco da Gama, com as carinhas da própria Estrela. Crédito das cartelas: Brinquedos Estrela

A História dos 'Canoinhas' e 'Panelinhas'
Botões para Sempre conversou com o ex-presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Jorge Farah, sobre a história da fabricação de jogos de botões da Estrela. A fábrica, seguramente, foi a pioneira na industrialização de jogos de botões no Brasil. Fez um modelo muito parecido com os Bolagol, de galalite, com injeção de escudos, na coleção intitulada 'Azes da Pelota', em 1958 (ver nos Marcadores). Aproximadamente, em 1961, a Estrela iniciou a produção dos botões 'canoinha', especialmente da coleção intitulada 'Reis do Futebol'. "Estes foram lançados somente em 1962, pois tenho a escalação das equipes nos botões. A melhor forma de verificarmos é pesquisando as escalações em jogos dos clubes", salienta Farah. O colecionador ressalta que a Estrela fabricou somente os grandes de São Paulo, leia-se: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. E os mais famosos do Rio de Janeiro, entenda-se: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. "A exceção é a Seleção Brasileira de 1970 que foi lançada em 1971", enfatiza. Farah aborda também que os botões da Estrela são anteriores aos botões de banca de jornais e que os 'panelinhas' ou 'estrela chutador', nome dado a estes botões, são apenas continuação da coleção dos 'canoinhas', mas com alteração na forma do botão. Os canoinhas foram produzidos até meados dos anos 1970, logo sendo colocado no mercado os 'panelinhas' que vieram na forma de distintivos dos clubes, não somente com as carinhas. Lastimavelmente a Estrela parou de produzir os jogos de botões no começo de 1980, quando os clubes exigiam o pagamento de royalties pela confecção dos escudos. Mais uma vez vale recordar: quem perdeu nesta história toda fomos nós, amantes do esporte e do colecionismo. Bola fora dos clubes, lamento muito que isto tenha ocorrido, o mesmo fim teve a Brianezi. Uma pena...
Cartelas do Estado de São Paulo: 
Cartelas do Rio de Janeiro:

São Paulo de 1971, original de minha coleção
Detalhe dos botões "panelinha", da Estrela, anos 70, na série de distintivos
Reis do Futebol: detalhe dos 'canoinhas', produzidos pela Estrela, nos anos 1960

31 comentários:

  1. Grandes raridades esses escudinhos da estrela, eu mesmo nunca os vi de perto, valeu pela iniciativa, com certeza muita coisa boa virá do seu "Botões para sempre", já adicioneiu seu blog ao meu, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, seus botões são verdadeiras relíquias do Futebol de Mesa. Fazem parte da história do FutMesa. Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo como faco pra entrar em contato com vc? vc vende posters?

      Excluir
  3. Muito obrigado, aginel e J. Sandes. Eu que agradeço pelas palavras. Acredito que a história do Futebol de Mesa, com os diferentes tipos e marcas de botão, necessitam ser divulgados cada vez mais. Eu tenho a intenção de mostrar um pouco do que eu conheci no universo do botonismo. Muita coisa se perdeu no caminho, é verdade, mas também muita coisa foi preservada e isso devemos valorizar. Sinto muitas saudades de um tempo em que você visitava uma loja de esportes em qualquer canto e via uma pilha de botões para se comprar. Hoje é quase raro isso acontecer...

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é muito dificil encontrar material para Futmesa. Em relação as postagens, ficaram boas as imagens! Com o tempo vc vai pegando jeito!!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional seu blog, amigo. Lembrei-me dos meus primeiros canoinhas, de 1970, e depois, dos primeiros Brianezi, de 1976-77. Tenho ainda uns da mesma época, vidrilhas grandes, do São Paulo, cruzeiro e Grêmio, mas não identifico o fabricante. E, ainda, raridades da década de 40 e 50, de madrepérola, que talvez agora valham alguma coisa.
    Obrigado por matar tantas saudades.
    Abraços,
    Marcelo fernandes, petrópolis, RJ

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Marcelo. Que legal que você gostou. Se você quiser me mandar fotos de seus Brianezi para meu e-mail fique à vontade que publicarei. O blog é de todos. A Brianezi foi, sem dúvida, a marca de botão que mais me deixou saudades, pois cresci comprando times deste fabricante. A alegria era imensa quando se obtia um Brianezi.
    Abs
    Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  7. Caracas, domingo passado estava tomando uma gelada com meu sogro, quando ele pegou uma sacolinha de supermercado e o que tinha dentro, era exatamente os 4 paulistas com botões panelinhas!
    Dei uma cantada mas não teve jeito, ele disse que aquilo era relíquia e parte de sua infância!

    agora vou imprimir e colar em botões gulliver mesmo, pois o panelinha é dificil de encontrar!

    muito bom o Blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Pô, estava fazendo uma pesquisa para o meu mestrado na net e encontrei essa pagina. Fiquei profundamente emocionado ao rever esses botões que tanto fizeram parte da minha infância. Cheguei até a chorar. Brinquei muito de futebol de botão, tinha vários times, construía os meus campos, pondo inclusive as placas com os patrocinadores. era um grande barato, infelizmente a garotada de hoje pouco se interessa pelos botões. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Mario Jorge. Concordo com você. Muito obrigado pela participação, abraços, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  10. Sabem onde posso encontrar esses jogos de botões originais?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gilson. Botões Estrela são sempre complicados de se achar, pois são antigos, da primeira metade dos anos 70. E quando achamos, chega a ser muito caro. Fique atento ao site do Mercado Livre, eu mesmo completei minha coleção com as cartelas originais, pela dificuldade de se encontrar tais relíquias. A outra dica que eu dou são as feiras de antiguidade. ABs Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  12. Não tive desses da Estrela mas recordo que um amigo tinha do Flamengo e do Vasco. Muito legal.
    Ass: Adriano/NATAL-RN
    adriano_av@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Adriano, eu tenho do Vasco, mas apenas seis botões.
    Abs Ricardo

    ResponderExcluir
  14. Olá Ricardo, acabei de postar no meu blog vaiprogol74@blogspot.com fotos e texto sobre o curioso botão branco do Fluminense (tenho alguns Estrela na minha coleção). Abraço e parabens pelo seu blog

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, Elson, parabéns pelo blog, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o endereço correto do blog: vaiprogol74.blogspot.com
      Valeu

      Excluir
  16. Que viagem no tempo.....Tenho 50 anos e os botões da estrela (panelinha) fizeram parte da minha infancia e início da adolescencia. Tinha 5 times: verde, vermelho, branco, azul e preto e montava meu times usando figurinhas do álbum do campeonato nacional de 1976 http://albumefigurinhas.no.comunidades.net/index.php?pagina=1963933871 . Parabéns pelo blog amigo. Com pessoas como você e a internet, nada mais se perderá no tempo ! Estou retornando ao hobby.
    Wilson Jr - Florianópolis

    ResponderExcluir
  17. preciso de 3 botões panelinha DA ESTRELA na cor azul... Quem tiver e desejar negociar entre em contato comigo... clubedoselo@gmail.com

    João Luiz - Ouro Preto

    ResponderExcluir
  18. Amigo. Eu tinha um time do Botafogo, parecido com esse da cartela. Lembro que tinha um jogador chamado Carboni. Você pode confirmar se era do mesmo ano esse time ?

    ResponderExcluir
  19. Olá, Gilson! Desconheço completamente sua dúvida, pois nunca tive em minha coleção o Botafogo da Estrela. Abs, Ricardo

    ResponderExcluir
  20. Tenho 14 verde bandeira,10 verde claro,47 pretos,36 brancos,33 vermelhos! todos sem as carinhas que estou agora imprimido neste blog em parceria com outros blogs para jogar com os amigos aqui em fortaleza.os botões estão comigo desde de 1975!

    ResponderExcluir
  21. Ricardo, boa noite. Meu nome é Synésio. Parabéns pelo esforço em manter a história da memória de nossas infâncias . Posso sugerir? Seria possivel produzir a cartela da Seleção Brasileira de 70 do modelo "canoinha" da Estrela como as que vocÊ fez dos times de SP e RJ? Seria muito legal. Grande abraço, sucesso e saúde.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, Synésio! Primeiramente obrigado por gostar do blog. Palavras como a sua me dão força para continuar o trabalho! A sugestão é ótima. Também gostaria de encontrar estas cartelas da seleção de 70. Estas de SP e do RJ quem me enviou foi o saudoso Ale Di Caprio, do Tribuna do Botão. Nos blogs 'Futebol de Botão Antigo' e 'Coleção de Botão' você encontra as imagens dos botões. De referência apenas estas que conheço. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo. Vou ver o que consigo. Abraços, parabéns e obrigado.

      Excluir
  23. Grande Ricardo, seu blog é sensacional, tenho os times de futebol de botão da Estrela aqui em casa, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco,Cruzeiro e Atlético. Tinha o Palmeiras com o rosto dos jogadores estampados, Levinha, Ademir da Guia, Nei, Luiz Pereira, infelizmente perdi esse. O futebol de botão pra mim é uma relíquia, uma das coisas que eu mais adoro na vida. A gente se reunia pra jogar, colocava a caixa de chocolate Toblerone pra servir de propaganda na lateral do Estrelão, também criamos uma forma de jogar, colocávamos preguinhos pequenos nas traves e as fixávamos no Estrelão, aí não precisávamos pedir pra chutar ao gol. Foi uma fase muito bacana da minha vida, dos meus amigos e do meu irmão também, bons tempos, muitas saudades. Parabéns pelo espaço, vamos nos falando por aqui,se tiver página no facebook, me passa o endereço. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Fala Rogério! Fico feliz que tenha gostado! Não tenho Face, por enquanto a ideia de escrever no blog é prioridade. Uma pena que tantas fábricas acabaram. Os clubes foram responsáveis, por causa do uso dos escudos. Quando tinha quatro anos apareceu meu primeiro Estrelão, saudades eternas! abs

    ResponderExcluir
  25. Cheguei a ter estas cartelas de 2 times - um deles o do Flamengo. Muito bom rever estas carinhas. Sou botonista do Rio de janeiro. Saudações...

    ResponderExcluir
  26. Como consigo esses botões antigos com a carinha do jogador ou o escudinho do time??

    ResponderExcluir