A História dos 'Canoinhas' e 'Panelinhas'
Botões para Sempre conversou com o ex-presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Jorge Farah, sobre a história da fabricação de jogos de botões da Estrela. A fábrica, seguramente, foi a pioneira na industrialização de jogos de botões no Brasil. Fez um modelo muito parecido com os Bolagol, de galalite, com injeção de escudos, na coleção intitulada 'Azes da Pelota', em 1958 (ver nos Marcadores). Aproximadamente, em 1961, a Estrela iniciou a produção dos botões 'canoinha', especialmente da coleção intitulada 'Reis do Futebol'. "Estes foram lançados somente em 1962, pois tenho a escalação das equipes nos botões. A melhor forma de verificarmos é pesquisando as escalações em jogos dos clubes", salienta Farah. O colecionador ressalta que a Estrela fabricou somente os grandes de São Paulo, leia-se: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. E os mais famosos do Rio de Janeiro, entenda-se: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. "A exceção é a Seleção Brasileira de 1970 que foi lançada em 1971", enfatiza. Farah aborda também que os botões da Estrela são anteriores aos botões de banca de jornais e que os 'panelinhas' ou 'estrela chutador', nome dado a estes botões, são apenas continuação da coleção dos 'canoinhas', mas com alteração na forma do botão. Os canoinhas foram produzidos até meados dos anos 1970, logo sendo colocado no mercado os 'panelinhas' que vieram na forma de distintivos dos clubes, não somente com as carinhas. Lastimavelmente a Estrela parou de produzir os jogos de botões no começo de 1980, quando os clubes exigiam o pagamento de royalties pela confecção dos escudos. Mais uma vez vale recordar: quem perdeu nesta história toda fomos nós, amantes do esporte e do colecionismo. Bola fora dos clubes, lamento muito que isto tenha ocorrido, o mesmo fim teve a Brianezi. Uma pena...
Cartelas do Estado de São Paulo:
1972 Cartelas do Rio de Janeiro:
Detalhe dos botões "panelinha", da Estrela, anos 70, na série de distintivos
Reis do Futebol: detalhe dos 'canoinhas', produzidos pela Estrela, nos anos 1960
Grandes raridades esses escudinhos da estrela, eu mesmo nunca os vi de perto, valeu pela iniciativa, com certeza muita coisa boa virá do seu "Botões para sempre", já adicioneiu seu blog ao meu, grande abraço.
ResponderExcluirRicardo, seus botões são verdadeiras relíquias do Futebol de Mesa. Fazem parte da história do FutMesa. Grande Abraço!!!
ResponderExcluirRicardo como faco pra entrar em contato com vc? vc vende posters?
ExcluirMuito obrigado, aginel e J. Sandes. Eu que agradeço pelas palavras. Acredito que a história do Futebol de Mesa, com os diferentes tipos e marcas de botão, necessitam ser divulgados cada vez mais. Eu tenho a intenção de mostrar um pouco do que eu conheci no universo do botonismo. Muita coisa se perdeu no caminho, é verdade, mas também muita coisa foi preservada e isso devemos valorizar. Sinto muitas saudades de um tempo em que você visitava uma loja de esportes em qualquer canto e via uma pilha de botões para se comprar. Hoje é quase raro isso acontecer...
ResponderExcluirRealmente, é muito dificil encontrar material para Futmesa. Em relação as postagens, ficaram boas as imagens! Com o tempo vc vai pegando jeito!!
ResponderExcluirObrigado, Sandes!
ResponderExcluirAbração
Ricardo
Sensacional seu blog, amigo. Lembrei-me dos meus primeiros canoinhas, de 1970, e depois, dos primeiros Brianezi, de 1976-77. Tenho ainda uns da mesma época, vidrilhas grandes, do São Paulo, cruzeiro e Grêmio, mas não identifico o fabricante. E, ainda, raridades da década de 40 e 50, de madrepérola, que talvez agora valham alguma coisa.
ResponderExcluirObrigado por matar tantas saudades.
Abraços,
Marcelo fernandes, petrópolis, RJ
Muito obrigado Marcelo. Que legal que você gostou. Se você quiser me mandar fotos de seus Brianezi para meu e-mail fique à vontade que publicarei. O blog é de todos. A Brianezi foi, sem dúvida, a marca de botão que mais me deixou saudades, pois cresci comprando times deste fabricante. A alegria era imensa quando se obtia um Brianezi.
ResponderExcluirAbs
Ricardo Bucci
Caracas, domingo passado estava tomando uma gelada com meu sogro, quando ele pegou uma sacolinha de supermercado e o que tinha dentro, era exatamente os 4 paulistas com botões panelinhas!
ResponderExcluirDei uma cantada mas não teve jeito, ele disse que aquilo era relíquia e parte de sua infância!
agora vou imprimir e colar em botões gulliver mesmo, pois o panelinha é dificil de encontrar!
muito bom o Blog! Parabéns!
Muito obrigado, Carlos. Abs Ricardo
ResponderExcluirPô, estava fazendo uma pesquisa para o meu mestrado na net e encontrei essa pagina. Fiquei profundamente emocionado ao rever esses botões que tanto fizeram parte da minha infância. Cheguei até a chorar. Brinquei muito de futebol de botão, tinha vários times, construía os meus campos, pondo inclusive as placas com os patrocinadores. era um grande barato, infelizmente a garotada de hoje pouco se interessa pelos botões. Um Abraço.
ResponderExcluirObrigado, Mario Jorge. Concordo com você. Muito obrigado pela participação, abraços, Ricardo Bucci
ResponderExcluirSabem onde posso encontrar esses jogos de botões originais?
ResponderExcluirOlá, Gilson. Botões Estrela são sempre complicados de se achar, pois são antigos, da primeira metade dos anos 70. E quando achamos, chega a ser muito caro. Fique atento ao site do Mercado Livre, eu mesmo completei minha coleção com as cartelas originais, pela dificuldade de se encontrar tais relíquias. A outra dica que eu dou são as feiras de antiguidade. ABs Ricardo Bucci
ResponderExcluirNão tive desses da Estrela mas recordo que um amigo tinha do Flamengo e do Vasco. Muito legal.
ResponderExcluirAss: Adriano/NATAL-RN
adriano_av@yahoo.com.br
Obrigado, Adriano, eu tenho do Vasco, mas apenas seis botões.
ResponderExcluirAbs Ricardo
Olá Ricardo, acabei de postar no meu blog vaiprogol74@blogspot.com fotos e texto sobre o curioso botão branco do Fluminense (tenho alguns Estrela na minha coleção). Abraço e parabens pelo seu blog
ResponderExcluirMuito legal, Elson, parabéns pelo blog, abs
ResponderExcluirDesculpe o endereço correto do blog: vaiprogol74.blogspot.com
ExcluirValeu
preciso de 3 botões panelinha DA ESTRELA na cor azul... Quem tiver e desejar negociar entre em contato comigo... clubedoselo@gmail.com
ResponderExcluirJoão Luiz - Ouro Preto
Amigo. Eu tinha um time do Botafogo, parecido com esse da cartela. Lembro que tinha um jogador chamado Carboni. Você pode confirmar se era do mesmo ano esse time ?
ResponderExcluirOlá, Gilson! Desconheço completamente sua dúvida, pois nunca tive em minha coleção o Botafogo da Estrela. Abs, Ricardo
ResponderExcluirTenho 14 verde bandeira,10 verde claro,47 pretos,36 brancos,33 vermelhos! todos sem as carinhas que estou agora imprimido neste blog em parceria com outros blogs para jogar com os amigos aqui em fortaleza.os botões estão comigo desde de 1975!
ResponderExcluirRicardo, boa noite. Meu nome é Synésio. Parabéns pelo esforço em manter a história da memória de nossas infâncias . Posso sugerir? Seria possivel produzir a cartela da Seleção Brasileira de 70 do modelo "canoinha" da Estrela como as que vocÊ fez dos times de SP e RJ? Seria muito legal. Grande abraço, sucesso e saúde.
ResponderExcluirBoa tarde, Synésio! Primeiramente obrigado por gostar do blog. Palavras como a sua me dão força para continuar o trabalho! A sugestão é ótima. Também gostaria de encontrar estas cartelas da seleção de 70. Estas de SP e do RJ quem me enviou foi o saudoso Ale Di Caprio, do Tribuna do Botão. Nos blogs 'Futebol de Botão Antigo' e 'Coleção de Botão' você encontra as imagens dos botões. De referência apenas estas que conheço. Abraços.
ResponderExcluirValeu Ricardo. Vou ver o que consigo. Abraços, parabéns e obrigado.
ExcluirGrande Ricardo, seu blog é sensacional, tenho os times de futebol de botão da Estrela aqui em casa, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco,Cruzeiro e Atlético. Tinha o Palmeiras com o rosto dos jogadores estampados, Levinha, Ademir da Guia, Nei, Luiz Pereira, infelizmente perdi esse. O futebol de botão pra mim é uma relíquia, uma das coisas que eu mais adoro na vida. A gente se reunia pra jogar, colocava a caixa de chocolate Toblerone pra servir de propaganda na lateral do Estrelão, também criamos uma forma de jogar, colocávamos preguinhos pequenos nas traves e as fixávamos no Estrelão, aí não precisávamos pedir pra chutar ao gol. Foi uma fase muito bacana da minha vida, dos meus amigos e do meu irmão também, bons tempos, muitas saudades. Parabéns pelo espaço, vamos nos falando por aqui,se tiver página no facebook, me passa o endereço. Grande abraço.
ResponderExcluirFala Rogério! Fico feliz que tenha gostado! Não tenho Face, por enquanto a ideia de escrever no blog é prioridade. Uma pena que tantas fábricas acabaram. Os clubes foram responsáveis, por causa do uso dos escudos. Quando tinha quatro anos apareceu meu primeiro Estrelão, saudades eternas! abs
ResponderExcluirCheguei a ter estas cartelas de 2 times - um deles o do Flamengo. Muito bom rever estas carinhas. Sou botonista do Rio de janeiro. Saudações...
ResponderExcluirComo consigo esses botões antigos com a carinha do jogador ou o escudinho do time??
ResponderExcluirTenho comigo vários botões estrela tipo panelinha anos 70 que guardo com bastante carinho pena que não tenho mais as carinhas originais se quiser ver mande um contato que enviarei fotos!
ResponderExcluirTenho 34 anos e joguei muito q passa tempo formidável, parabéns pelo blog
ResponderExcluirOlá Ricardo, fiz o Palmeiras e o Corinthians com sua cartela, meus primeiros times que meu pai comprou. Acho muito bacana voce compartilhar estas artes, Tenho uns colegas que acha que deveriam ser vendidos, eu não concordo, isso ajuda a divulgar o futebol de mesa,. Se voce quizer, criei um guia de como fazer times de vidrilha. É gratuito, Abraço.
ResponderExcluirQue coisa linda. Eu voltei ao passado. Fantástico
ResponderExcluir