Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As "quatro fases" da Brianezi

Caríssimos colecionadores, apresento-lhes as quatro fases da Brianezi - a empresa pioneira dos botões "oficiais". Como nasci em 1974 e comecei a praticar o futebol de mesa só no final da década de 70, não tive a oportunidade de conhecer a 1ª fase da empresa (1973) onde os primeiros botões eram pintados de uma "cor só", com distintivo e número em "decalc". Nessa primeira fase, os botões eram um pouco maiores do que os outros (os verificados na série Luxo, de 50mm). A 2ª fase da Brianezi, ah! É aquela que analiso como a mais romântica dessa empresa que fez história no país inteiro. Os times eram raros, como já mostrei em "postagens" anteriores. Para recordar, podíamos encontrar times já extintos como Ceub (DF), Saad (SP) e alguns super díficeis de se encontrar na época como o Força e Luz (RN) ou Piauí Esporte Clube (PI). Nessa fase, que compreende a segunda metade dos anos 70 e início da de 80, os botões eram produzidos, tendo como destaque principal, as "duas famosas faixas" que separava literalmente as cores da camisa e do calção do time. Os botões corriam muito e encobriam o goleiro com facilidade. O material usado era de celulóide importado, assim como as palhetas, que eram macias e coloridas. O acabamento era impecável. Uma curiosidade é que a rua onde se localizada a fábrica vivia lotada de carros, cujos pais e filhos ficavam na espera incessante para a compra de novos times.
A 3ª fase da empresa, a mais popular de todas, é aquela que compreende o final dos anos 80 e se estende nos anos 90, principalmente. Os botões eram mais robustos, podíamos chutar bem forte. Mas já não encontrávamos botões com número e distintivo em "decalcomania" como nas fases anteriores e a lista de times ficara mais enxuta. Mas mesmo assim a jobabilidade continuava ótima!. Na última fase da empresa, que compreende o final da década de 90 e um pouco do início dos anos 2000, a Brianezi produziu seus últimos times com destaque para as seleções. Times brasileiros já eram difíceis de se achar e os botões eram um pouco menores do que as fases anteriores, os botões tinham uma certa dificuldade sobretudo na hora do arremate a longa distância, contudo o charme continuava do mesmo jeito em adquirir um Brianezi.
Abaixo mostro alguns times que encontrei na Internet da 1ª fase da empresa e também ilustro o "post" com fotos de times de outras fases.

Foto 1: Internazionale, da Itália, do começo de fabricação da empresa. Notar que o botão era pintado de uma cor só. crédito da foto: Mercado Livre
Foto 2: Portuguesa (SP) que foi mostrada no blog do jornalista Flávio Gomes.
Ele era colecionador de botões Brianezi. Esse time pertencia a 1ª fase da empresa, na primeira metade dos anos 70.
Abaixo a 2ª fase da empresa, onde a Brianezi arrastava multidões. É a fase mais áurea da empresa, digamos assim, com as famosas duas faixas, que separava os botões.
Outro exemplo abaixo, que encontrei no Mercado Livre. Um Noroeste raríssimo feito pela Brianezi no final da década de 70.
 Abaixo a 3ª fase da empresa: os botões já não eram tão macios, mas o o charme permanecia o mesmo e a jogabilidade era ótima!
 O estojinho clássico que encontrávamos nas lojas de esportes: crédito: Mercado Livre
 Abaixo a última fase da empresa, onde ela encerrou sua linha de produção. Destaque para times estrangeiros e seleções.

 Obs: Quem tiver times da Brianezi especialmente da primeira fase da empresa, seria interessante eu ler nos comentários para sabermos como era a jogabilidade. Outro fato interessante é sabermos a lista de times dos meus leitores, para sabermos quais times pequenos e raros, que a Brianezi produzia, mostrando a força do país inteiro no futebol.

2 comentários:

  1. Me recordo que alguns dos meus tios tinham os times da região de Ribeirão Preto. Era o Comercial e o Botafogo de Ribeirão. Fui feliz em ganhar 3 times Brianezzi da penúltima fase: Brasil, Holanda e França. O da França com duas faixas, mas Brasil e Holanda já com cores interiças, mas com a mesma qualidade.

    Na última fase parece-me que os botões ficaram com qualidade inferior. Me recordo que o plástico ficou mais fino, e que o acabamento não era o mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Etore! Nossa, deve ser bem legal esses times da Brianezi do Comercial e do Botafogo. Raríssimos! A Brianezi realmente fez história, concordo com você que as primeiras fases o botão era de qualidade superior em relação à última fase.
    abs
    Ricardo

    ResponderExcluir