E é justamente que mostro o Atlético Rio Negro e o Nacional Futebol Clube, times feitos por essa empresa e produzidos no final da década de 80 e início da de 90. O "Rio-Nal" é o maior clássico do futebol amazonense. Ambos os times foram fundados em 1913 e o clássico é tido como um dos mais antigos do Brasil. Teve sua fase mais ferrenha nos anos 70-80. É desconhecido o número exato de vezes em que os dois clubes se enfrentaram oficialmente, já que os dados disponíveis são jogos disputados após 1964, ano em que o futebol do Amazonas se tornou profissional. Em 135 jogos, o Nacional venceu 54 vezes. O Rio Negro obteve 35 vitórias. E ocorreram 46 empates. O maior público foi registrado em 1986, quando 41.661 pessoas assistiram a partida no Vivaldão.
Este abaixo é o Nacional de 1972, com Édson Borracha, Antonio Piola, Fausto, Valmir, Jurandir e Almir (em pé) e Ismael, Lacy (que depois brilhou no Sudeste), Jorginho, Mário e Reis agachados. Foto enviada por Walter Roberto Peres ao site Terceiro Tempo, de Milton Neves.
Acima, o Rio Negro, de 1982, da Placar. Time que tinha várias estrelas como o saudoso Berg (que depois brilhou no Botafogo), Tobias (ex-goleiro do Corinthians), Patrulheiro (que jogou no Paysandu) e Darinta (ex-Palmeiras).
Rio Negro 1965
Rio Negro 1976
Em pé: Helinho, Misael Paulada, Bira, Adilson, Geraldo Galvão e Júlio César
Agachados: Luis Cosme, Cacá, Lívio, Alexandre e Jurandi
Rio Negro 1973 Foto do jogo Rio Negro 0 x 2 Rodoviária, em 08-09-1973. Em pé: Zé Raimundo, Pedro Hamilton (já falecido), Marinho, Nery, Hélito e Casemiro (já falecido). Agachados: Silvinho, Jorge Cuíca, Bahia, Ferreira e Sarão.
Jogadores do Rio Negro de 1975: Nilson Diabo, Zé Claudio e Jorge Cuica
Rio Negro final da déc. de 70/inicio da de 80
Rio Negro 1982 Em pé: Dalmo, Tobias, Marcão, Darinta, Tonho e Jair. Agachados: Pedrinho, Patrulheiro, Alcino, Berg e Tiquinho.Foto enviada pelo colecionador Gilvannewton, de Recife - PE
Rio Negro 1990
Nacional 1964
Uma das formações de 1964. Boanerges, Vasconcelos, Jonas, Sula, Jaime Basílio e Wanderlann. Agachados: Pratinha, Fredoca, Pretinho, Dermilson e Pepeta. foto: Baú Velho
Nacional em 1969, no MaracanãNacional 1971
Nacional vencedor do 1º “Pai x Filho”: Tarciso, Procópio, Eraldo, Rolinha, Valdomiro e Téo; Agachados: Olavo, Mário Motorzinho, Wilson Lopes, Márcio Mineirinho e Julião.
Este é o Nacional de Manaus durante o Campeonato Brasileiro de 1973, com o craque Toninho Cerezo e treinado por Barbatana.
Em pé, da esquerda para a direita, estão Procópio, Flavio (irmão de Romeu Cambalhota),
Souza, Tião, Toninho Cerezo e Pompeu. Agachados: Guerino Neto, Serginho, China,
Ângelo (que teve a perna quebrada por Chicão em um jogo entre São Paulo e Atlético-MG) e Reis.
Nacional 1973
Naça 1973 com Toninho Cerezo
Nacional 1984 com Dadá Maravilha: Félix, China, Marinho Macapá, Murica, Marcão, Reginaldo e Antônio Carlos. Agachados: Bendelak, Carlos Alberto Garcia, Dario Maravilha, Hidalgo e Edu.
Naça 1985Souza, Tião, Toninho Cerezo e Pompeu. Agachados: Guerino Neto, Serginho, China,
Ângelo (que teve a perna quebrada por Chicão em um jogo entre São Paulo e Atlético-MG) e Reis.
Nacional 1973
Naça 1973 com Toninho Cerezo
Nacional 1984 com Dadá Maravilha: Félix, China, Marinho Macapá, Murica, Marcão, Reginaldo e Antônio Carlos. Agachados: Bendelak, Carlos Alberto Garcia, Dario Maravilha, Hidalgo e Edu.
O elenco de 2011
Para completar, segue os dois times produzidos pela "Crakes". Espaço aberto para os leitores que queiram contar sobre seus times históricos da marca "Crakes".
Sensacional cara, parabéns! Os botões do Nacional e Rio Negro fazem parte da sua coleção? Ainda é possível encontrá-los à venda? Abraço.
ResponderExcluirOlá, Thiago. Muito obrigado, sim, fazem parte de minha coleção. A marca Crakes atualmente produz times internacionais e seleções. Estes botões são antigos, do começo de 1990. A Crakes não produz mais times nacionais. A alternativa para encontrá-los seria no Mercado Livre, o melhor site para a busca de botões antigos. Abs Ricardo Bucci
ResponderExcluirEsta foto do Rio Negro final da déc. de 70/inicio da de 80 é de algum poster da Placar? Grato e até.
ResponderExcluir