Adquiri o time oficial do Fortaleza, com escudo retrô, como podemos observar na foto, em meados da década de 80, da empresa Crak´s (hoje Crakes) e este time disputa a minha série A do Campeonato Brasileiro. Mostro também as duas versões em "carinhas", colocados no botão Gulliver, simplesmente fantásticas que foram presenteadas por um amigo e que mostrou através de sua arte, times que fizeram história para esses clubes: o Fortaleza 1973, com Marciano, conhecido como o artilheiro "interplanetário" e o Ceará de 1971-1972, que participou do Primeiro Campeonato Nacional, o Brasileiro de 1971. Detalhe: o Fortaleza está colocado num botão Gulliver branco dos anos 70 e eram os primeiros gullivers, de plástico fino. Estes dois times em versões de rostos de jogadores participam de meu Campeonato Máster da Série A, juntamente com outras equipes da série Grandes Times do Campeonato Brasileiro, de 1977.
Aproveito para mostrar também um pequeno trabalho sobre a inauguração do estádio Castelão, em Fortaleza, com um postal raríssimo, datado do dia de inauguração do estádio, em 1973, justamente com as equipes do Ceará e Fortaleza, que disputavam a Primeira Divisão do Nacional. Além de fotos em alta resolução, com créditos de Placar, que formam a galeria histórica desses times.
ps: Sempre quis encontrar estes times da Brianezi, anos 70, das famosas duas faixas, mas infelizmente nunca os encontrei; apesar de sua fabricação. Se alguém tiver, me comunique como são estes times e as cores, além da jogabilidade, é claro.
Abs a todos,
Ricardo
Inauguração do Castelão, 1973. O estádio tinha apenas dois lances de arquibancadas, muito diferente de hoje, com cobertura metálica.
Acima o Fortaleza Oficial, com distintivo retrô, da antiga Crak´s, e sua versão carinhas de 1973, colocado num Gulliver, anos 70
Escudo retrô do Fortaleza, com as iniciais "FEC". O time usou muito este distintivo na saudosa déc. de 50 e também quando tornou-se vice-campeão brasileiro, da Taça Brasil, em 1960.
Elenco do Fortaleza da déc. de 50 com o escudo retrô "FEC". A partir da esquerda (em pé): Peixe, Antoni, Valdecir, Charuto, Piabuçu e o técnico Mundico. Na mesma ordem: Gera, Sapenha, Hélio, Wilton, Sanatiel e Calixto. Observem a camisa tricolor com listas verticais. (Do álbum de Valdecir, colaboração de Nonato Holanda).
Acima o time de botão do Ceará, de 1971, do Primeiro Campeonato Brasileiro, com o goleiro Hélio Show.
Ceará Sporting Club 1971-1972
Ceará Sporting Club 1972, com o jogador Dimas Filgueiras, atual treinador da equipe
Ceará Sporting Club 1978
Ceará Sporting Club 1980
Ceará Sporting Club 1981
Fortaleza Esporte Clube 1973. Primeira partida do estádio Castelão, contra o Ceará, pela Primeira Divisão do Nacional
Fortaleza Esporte Clube 1973. Estádio Presidente Vargas (PV)
Fortaleza Esporte Clube 1973-74
Fortaleza Esporte Clube 1974
Fortaleza Esporte Clube 1982
crédito das fotos: Acervo Alessandro di Caprio
Fortaleza Esporte Clube de 1947, raríssima imagem do blog báu velho.
Fortaleza Esporte Clube, vice-campeão brasileiro, da Taça Brasil, 1960
1968 - História do Fortaleza Esporte Clube. O POVO
Cartela do Ceará 1971
Cartela do Fortaleza 1973
Para ver mais fotos do Ceará e Fortaleza, na Taça Brasil, de 1960, clique no endereço abaixo: http://botoesparasempre.blogspot.com/2010/12/agora-e-oficial-cbf-unifica-os-titulos.html
"Parabéns Ricardo!"O Blog é sensacional.Principalmente quando vc fala no nosso Tricolor de Aço do Pici.O Fortaleza Esporte Clube.Com a Unificação dos Títulos,o Tricolor ostenta 2 vice campeonatos de Fato e Direito.Post algo em relação aos times campeões e vice daquela época.Vai ficar Shoooowwww!.Liberato Jr - Fortaleza/Ce
ResponderExcluirCaro Liberato, primeiramente, muito obrigado pela participação e comentário. Eu coloquei uma postagem (que na verdade é uma postagem-matéria) sobre a unificação dos títulos. Você encontra nos "Marcadores" - Item: Futebol; quando você clica veja uma das postagens deste item com o título: "Agora é oficial. CBf unifica os títulos". Veja lá, tem mais fotos sobre o Fortaleza, inclusive duas históricas do time de 1960 e 1968, no Maracanã, contra o Botafogo.
ResponderExcluirAbs
Ricardo
Liberato, o link direto é esse: http://botoesparasempre.blogspot.com/2010/12/agora-e-oficial-cbf-unifica-os-titulos.html
ResponderExcluirLá, você encontra todo o material, com fotos inéditas, da Taça Brasil, quando o Fortaleza foi vice por duas oportunidades
Caro Amigo Ricardo.
ResponderExcluirElogiar seu blog está se tornando rotina para mim.
A cada entrada no blog descubro algo que para mim é super interessante.
Sou pesquisador e vendo os times do Ceará, gostaria de abusar de sua bondade e saber se tem algum jogo de botões do Ceará de 1975 a 1979 onde tenha o Goleiro Sérgio Gomes (o mesmo do Paysandu de 1982, que você inseriu hoje 16.02.2011).
Obrigado no que puder me ajudar.
Waldevir Bernardo.
Caro Waldevir, eu tenho o Ceará (versão carinhas) do time de 1971, do primeiro campeonato nacional, com o goleiro Hélio Show, exatamente na foto acima. Eu sempre coloco o goleiro num time só, justamente para não ocorrer confusão de um goleiro ou jogador atuar em dois elencos.
ResponderExcluirObrigado pelos elogios. Eu que agradeço sua participação.
abs Ricardo
Ótimo site!
ResponderExcluirParabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei o site!
ResponderExcluirSou torcedor do Fortaleza. :)
Parabéns!
Igor Carvalho
Muito obrigado por gostar do blog, Igor. Abs. Ricardo Bucci
ResponderExcluirNa 5ª Foto onde tem uma interrogação, O nome do Jogador é César Maia. Meu Avô
ResponderExcluirMuito Obrigado Milena! Que legal! Abs, Ricardo
ResponderExcluirExcelente site. Meus sinceros elogios !
ResponderExcluirMuito obrigado, abs Ricardo
ResponderExcluirCaro Amigo Ricardo.
ResponderExcluirPor favor me envie seu e-mail pois consegui 2 jogos de botões (1977 e 1978) do Goleiro Sérgio Gomes quando jogou no Ceará S.C. (1975 a 1979).
O do Paysandu (1983) você já colocou no Blog.
Se te interessar me passe e-mail para: boleirosdaaguarasa@gmail.com
Um forte abraço e parabéns. O Blog continua imperdível.
Waldevir Bernardo.
oi Waldevir, pode me enviar as fotos para bucci.rtb@ig.com.br
ResponderExcluirObrigado, abraço