Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 16 de janeiro de 2011

Botões Canindé

Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro os antigos botões da marca "Canindé", que nos anos 80 concorriam com os gullivers "cristal". Os botões Canindé eram de material acrílico e apresentavam uma boa jogabilidade. A fábrica localizava-se na Vila Ema, São Paulo, capital. Colei sobre eles, pois eles eram muito antigos e já não tinham adesivos, alguns times como o Ubiratan (MS), da Placar, anos 80, Saad e uma versão "carinhas" do Jabaquara, de 1961, o querido "Jabuca", de Santos.
Abraços a todos,
As caixinhas típicas dos botões Canindé...
 Botões "canindé" sortidos que foram adesivados.

8 comentários:

  1. Tive muitos e ainda guardo um ou outro time CANINDÉ. Era a marca mais encontrada aqui em Londrina nos idos anos 80.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, tire um dúvida minha, os escudinhos da Estrela tem aquele tracejado no original mesmo? É que quando vejo fotos de botões já colados eles não aparecem, ou eles ficam para fora quando o escudo é retirado da cartela? É que eu tento deixá-los na maior aparência do original possível quando vou imprimi-los, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Alexandre e Aginel. (aginel: este tracejado desaparece quando retirado da cartela, é que a cartela foi escaneada como ela é. Na época, parece também encontrávamos alguns que já vinham colados da própria fábrica Estrela, comprados em grandes magazines e não precisava adesivar).
    abs
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,
    Como pode ser visto na última, das 5 fotos acima, há 2 modelos diferentes de botões Canindé, um maior e um menor.
    Tenho, em minha coleção, 83 times Canindé, sendo 51 dos menores e 32 dos maiores, e gostaria de identificá-los melhor, separando-os em categorias distintas.
    Você saberia me dizer se a diferença entre os tamanhos está relacionada à epoca de fabricação de cada um dos dois times? Em caso afirmativo, você sabe me dizer qual dos dois é mais antigo e em que década cada tipo era fabricado?
    Obrigado e um grande abraço.
    Marco Antonio.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marco, parabéns pela coleção dos botões Canindé! Eu acredito que os botões mais antigos (dando como exemplo a minha última foto) são aqueles que tem os escudinhos do Ubiratan-Ms. Estes times tinham por baixo, Corinthians, Palmeiras e muitos outros, e parecem ser os mais antigos. Creio eu. Todos são da déc. de 80, Marco. Da primeira metade da déc. são os mais antigos. Não posso te afirmar se na déc de 70 existia, pois comprei os primeiros na de´c de 80. Os que estão adesivados o Jabaquara são os mais recentes digamos assim. Esta coleção é bem diferenciada mesmo, muito legal sua participação. Grande abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog...

    Foi uma autêntica viagem ao passado,pois tive varios dos times postados,como o Grêmio da Canindé,o Flamengo da Champion e os Estojinhod Gulliver da Itália e da Espanha que eu ganhei no Natal.Me lembrei do dia em que ganhei cada um deles,nod dias de natal e das idas a papelaria,as lojas de brinquedos e de esportes no Shopping...

    Parabéns mais uma vez!

    Sérgio

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Sergio, por gostar do blog. Abraços, Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que pararam de fabricar os da Canindé e estão parando também com os da Gulliver... As coisas boas da vida estão chegando ao fim...

    ResponderExcluir