Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Começa o Campeonato Brasileiro (Série A) de Futmesa 2011

Olá, amigos colecionadores! Hoje mostro um pouco da história de meu Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. É o torneio mais antigo que realizo no botonismo. O primeiro foi feito em 1982, com equipes em versão "carinhas", da série da Gulliver - Grandes times do futebol brasileiro. Hoje estes times ficaram "retrôs" e participam de um torneio que intitulei de "Máster". Só a partir da segunda metade dos anos 80, comecei a jogar na mesa oficial - Brianezi. Até então, meus campeonatos eram realizados no Estrelão e no "Colunão", da marca Coluna. De 1989 a 1995 o campeonato já foi realizado na mesa Brianezi. No final da década de 90 adquiri esta mesa que tenho até hoje, da marca "World Soccer", de 1.50m. É uma mesa muito legal, não sei se fabrica mais, considero a jogabilidade excelente e os botões deslizam bastante.
Mostro uma síntese dos campeões e vice-campeões e também algumas fotos que tirei que fazem parte da abertura do campeonato de 2011 que começa neste mês de janeiro, dos primeiros grupos A e B: São Paulo (Sportec) X Fluminense (Crak´s) e Corinthians (Brianezi) X Rio Negro (Crakes). O detalhe interessante: eu jogo com seis botões de cada time, ficando os quatro que sobram, no banco de reservas. Isto é um costume que adquiri no meu antigo colégio e em torneios dos anos 80. Ficou uma marca registrada, o legal é que os botões ficam com um espaço maior para se fazer jogadas e dribles, eu acostumei assim. Outro detalhe é que você pode fazer substituições, e muitas vezes, o rendimento do jogo melhora bastante, especialmente no segundo tempo. O tempo que eu sigo é de 15 minutos, sendo 7.30 no primeiro tempo e mais 7.30, no segundo tempo. A tabela que eu sigo é da Copa de 2006, com 32 clubes, com oito grupos divididos, incluindo as Oitavas, Quartas, Semi e Finais.
Abraços a todos,
São Paulo (Sportec) e Fluminense (Crak´s)
Corinthians (Brianezi) e Rio Negro (Crakes)
Campeões desde 1982, da 1ª e 2ª divisão

6 comentários:

  1. FALA BUCCI, MUITO LEGAL QUE VOCÊ TENHA ESSES REGISTROS. TE PERGUNTO: VOCÊ JOGA SÓ?
    ISSO FAZ ME LEMBRAR DOS CAMPEONATOS QUE ORGANIZAVA ENTRE MEUS TIMES, TINHA MEU CADERNINHO (CLARO JOGAVA SOZINHO), INFELIZMENTE MINHA MAE JOGOU FORA, MAS ME LEMBRO QUE O MAIOR VENCEDOR ERA O BRAGANTINO, E MAIOR GOLEADOR ERA O CHARLES, AQUELE MESMO QUE JOGOU NO BAHIA. TAMBÉM FAZIA AS CONVOCAÇÕES E JOGA CONTRA OS CAMPEONATOS DA RUA.
    VALEU SÓ NÃO ACHEI OS BOTÕES DO BONSUCESSO QUE VOCÊ FALOU PARA VER NO BRIANEZI, ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Anderson! Obrigado pela participação. Então, eu adoro jogar campeonatos assim, acredito que todo botonista também adora jogar sozinho e anotar num caderno os campeões, assim como você fazia também. Bel legal. Então, sobre o Bonsucesso você encontra o nome dele inserido na Lista dos Brianezi, que era fabricado nos anos 70. Nos marcadorers, item "Coleção do Leitor", você encontra uma das postagens que coloquei a lista dos Brianezi. É sobre a lista que falo que o Bonsucesso era produzido pela Brianezi. Seria maravilhoso encontrar um botão oficial da Brianezi do Bonsucesso.
    Grande abraço e muito obrigado pelo comentário.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. que saudades dos meus jogos de botão!

    ResponderExcluir
  4. Que massa esses botões camisa da sportec.

    ResponderExcluir