Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Brianezi antiga e sua cronologia

Olá, amigos colecionadores! "Botões para Sempre" preparou junto com o presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Jorge Farah, uma cronologia sobre a Brianezi e seus diferentes tipos de botão. Sem dúvida, mais um material que enriquece a história no nosso amado futebol de mesa.
Abraços a todos,

A Brianezi e sua cronologia
por Ricardo Bucci e Jorge Farah

1972. Nasce a Brianezi como fábrica de botões. Paulo Brianezi (fabricante de calçados e admirador do futebol de mesa) é o criador da marca e confecciona botões em acetato e celulóide importados do Japão.
Anos 70. Primeira metade da década. Os botões são pintados de uma cor só, com apenas número e escudo em "decalc". Durou pouco tempo. Apenas uns três anos, mas nunca deixaram de ser feitos.
Anos 70. Segunda metade da década. A fase mais romântica e áurea da Brianezi. Os botões ganham "duas faixas", em 'decalc', em celulóide (acetato) importado. A empresa arrasta a garotada para a sua lojinha no Belenzinho, em São Paulo, principalmente por causa dos campeonatos internos que ele organizava. Nessa época têm-se uma lista de mais de 250 times, entre seleções, clubes nacionais e internacionais. Existiam também diversas variações das duas faixas, com cor no meio, com meia lua etc. Nesta época tem começo também a Crak´s, que torna-se a maior concorrente da Brianezi. Muitos escudos de seleções são colocados nos botões em forma de bandeirinhas (bandeira ou brasão do país).
                       Detalhe dos botões Brianezi, da segunda metade dos anos 70
 Foto maravilhosa que mostra diversos botões Brianezi, do final dos anos 70 - início de 1980. Época de ouro da Brianezi, da chamada "duas faixas". Nas lojas de material esportivo era comum encontrarmos grandes e raros times. A alegria era imensa e com certeza esta fase deixará muitas saudades! Quem não gostaria de ter um time como o New York Cosmos? Só mesmo a Brianezi para produzir tais relíquias. Bons tempos!
Anos 80. Próximo de 1987/final de 1986. As faixas ganham contornos diferentes. O botão não é mais tão flexível. Os formatos e desenhos são variados. Principalmente aparecem as camisas dos clubes nos botões.
Anos 90. Final da década. Os botões ficam ainda mais duro, parecido com acrílico.
Dezembro de 2001. A fase romântica da empresa chega ao fim. É encerrado a linha de produção.                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário