Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ademir da Guia jogando botão

Ademir da Guia (Rio de Janeiro, 3 de abril de 1942) maior ídolo da história do Palmeiras onde foi titular absoluto por mais de dezesseis anos. Considerado pela crítica como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, pela classe com que jogava herdou o apelido de seu pai, Domingos da Guia, e passou a ser chamado de "Divino".Também é tido como um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois durante toda a sua longa carreira, foi convocado apenas 14 vezes para a Seleção, e disputou apenas uma partida em Copas do Mundo, a de 1974, quando o Brasil já estava desclassificado, na disputa pelo 3º lugar contra a Polônia.

Ademir da Guia já foi vereador da cidade São Paulo

Ademir da Guia é filho do zagueiro brasileiro Domingos da Guia, chamado de "O Divino Mestre", considerado um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro. Alto e esguio, Ademir chegou a atuar como centroavante no início da carreira, mas sempre preferiu o meio-de-campo. Chegou em São Paulo em 1961 vindo do Bangu-RJ, clube que o revelou para o futebol, assim como a seu pai e a seu tio, Ladislau da Guia (até hoje o maior artilheiro da história do Bangu, com 215 gols), para jogar no Palmeiras onde permaneceu até encerrar a carreira em 1977. Segundo maior ídolo da história do clube - superado apenas pelo goleiro Marcos após o final dos anos 90 -, formando o célebre meio-de campo Dudu & Ademir, teve a biografia publicada em 2001. Em 2006, foi lançado um documentário sobre a sua carreira, intitulado Um craque chamado Divino.

Filme sobre do craque
Um craque chamado Divino é um filme documentário brasileiro de 2006, escrito por Penna Filho e Cláudio Schuster e dirigido por Penna Filho. O filme é colorido e tem a duração de 81 minutos.
As filmagens foram feitas em 2005, ocorrendo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de possuir imagens de arquivo das emissoras de televisão Cultura, Bandeirantes e Tupi, entre outras. 
fonte: Futmesa Brasil

2 comentários: