Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"A partida da morte" - Kiev 1942

Conheça a história dos jogadores que foram
mortos após jogo contra nazistas

 Alguns atletas foram fuzilados, outros torturados antes de morrer

A Partida da Morte foi um jogo de futebol não-oficial disputado em 1942 por prisioneiros de guerra soviéticos e soldados nazistas da Wehrmacht. O time soviético, formado em sua maioria por ex-jogadores do Dínamo de Kiev, derrotou os alemães, mesmo sabendo que as consequências de tal feito poderiam ser fatais.
 
Durante a década de 1930 o futebol tornou-se um esporte muito popular na antiga União Soviética, particularmente na Ucrânia. A equipe ucraniana mais forte da época era o Dínamo de Kiev.

Em Junho de 1941, teve início a invasão da União Soviética perpretada pela Alemanha Nazista. Diversos futebolistas do Dínamo de Kiev juntaram-se ao exército e seguiram para a frente de batalha. Mas, a cidade de Kiev caiu frente à Alemanha.  Muitos dos jogadores do Dínamo de Kiev que sobreviveram ao subsequente massacre da população da cidade acabaram encarcerados em campos de prisioneiros, sendo, posteriormente libertados por não apresentarem risco à Alemanha.

 A cidade de Kiev - 1942

Foi na Padaria “Número 3” de Kiev que os futebolistas eventualmente reuniram-se para trabalhar na cidade ocupada. Tudo começou quando Mykola Trusevych, ex-goleiro do Dínamo, retornou a Kiev após ser liberado do Campo Darnitsa. Ele conseguiu um emprego de faxineiro na padaria com Iosif Kordik, fã de seu antigo time. Kordik era o novo gerente do local, obtendo esta posição privilegiada devido a sua origem alemã. Entusiasta dos esportes, ele teve a idéia de formar um time de futebol próprio da padaria.  Trusevych passou então a primavera de 1942 à procura de seus antigos colegas de equipe.



Como o Dínamo estava enclausurado e proibido, deram um novo nome para aquela equipe. Assim nasceu o FC Start, que através de contatos alemães começou a desafiar a equipes de soldados inimigos e seleções formadas no III Reich. O Start era composto por  oito jogadores do Dínamo (Mykola Trusevych, Mikhail Svyridovskiy, Mykola Korotkykh, Oleksiy Klimenko, Fedir Tyutchev, Mikhail Putistin, Ivan Kuzmenko e Makar Goncharenko) e três do Locomotiva de Kiev (Vladimir Balakin, Vasil Sukharev e Mikhail Melnyk).

 Formação do FC Start

O jogo de estréia da temporada foi em 7 de junho de 1942. Neste dia, o Start jogou sua primeira partida da liga local contra o Rukh, equipe formada por outros jogadores ucranianos. A liga em si era mantida por Georgi Shvetsov, antigo futebolista e então técnico do Rukh. O Start venceu por 7 a 2.

Para enfatizar o fato de que estavam jogando pela cidade, os futebolistas usavam camisas de malha vermelhas, que Trusevich e Putsin haviam encontrado em um depósito abandonado. Durante 1942, o Start disputou diversas partidas contra equipes de soldados das guarnições invasoras, vencendo todas.

 O arqueiro Nikolai Trusevich
                    
A coisa ficou séria quando em 17 de julho enfrentaram uma equipe do exército alemão e golearam por 6 a 2. Muitos nazistas começaram a ficar chateados pela crescente fama do grupo de empregados da padaria e buscaram uma equipe melhor para ganhar deles. Trouxeram da Hungria o MSG com a missão de derrotá-los, mas o FC Start goleou mais uma vez por 5 a 1, e mais tarde, ganhou de 3 a 2 numa revanche.



O time da Luftwaffe, Flakelf, pediu por uma revanche. O jogo foi disputado em 9 de agosto de 1942 no Estádio Zenit e, ao contrário de outras partidas, foi marcado pela presença maciça de policiais e tropas alemãs. Um oficial da SS foi apontado como árbitro. Antes do jogo, ele visitou a equipe soviética em seu vestiário, alertando os futebolistas a jogar dentro das regras e, antes da partida, saudar os oponentes "à nossa moda", isto é, com a saudação nazista.

 Capa de um dos jornais da época noticiando o jogo da revenche

Mesmo reconhecendo que sua vitória poderia render graves consequências, o Start decidiu jogar. Ao entrar em campo, a equipe recusou-se a fazer a saudação nazista para os soldados e oficiais de alta patente reunidos no estádio. Ao invés disto, levaram a mão ao peito e no lugar de dizer: - "Heil Hitler!", gritaram - "Fizculthura!", uma expressão soviética que proclamava a cultura física. Como previsto por eles, o árbitro ignorou solenemente os abusos cometidos pelo Flakelf. O time alemão pressionou desde o princípio o goleiro Trusevych que, após sofrer repetidas faltas, foi chutado na cabeça por um atacante adversário. Aturdido pela pancada, ele deixou passar o primeiro gol do Flakelf.

 O Momento da Saudação. Os Russos se mantiveram heróicos

O árbitro continou a ignorar os apelos do Start contra a violência de seus oponentes; o Flakelf pôde então prosseguir com as tentativas de intimidar os adversários através da força física. Apesar disso, o Start marcou seu primeiro gol com um chute fora da área dado por Kuzmenko. Correndo contra o final do primeiro tempo, Goncharenko driblou toda a defesa do Flakelf antes de colocar a bola na rede do adversário, deixando o placar em 2 a 1 para o Start. Antes do intervalo os soviéticos ainda conseguiram marcar outro gol.

 O Estádio da Partida em outro ângulo

Durante o intervalo, o Start recebeu novamente visitantes em seu vestiário. Era Shvetsov, pedindo que a equipe entregasse o jogo. Ele foi seguido por outro oficial da SS, que disse aos jogadores que os alemães estavam impressionados com sua habilidade, mas que deveriam entender que não poderiam esperar vencer e que, na verdade, deviam pensar nas consequências caso ganhassem a partida.

Durante o segundo tempo, cada lado marcou dois gols. Já no fim da partida, com o Start em posição praticamente imbatível devido ao placar de 5 a 3, Klimenko, um zagueiro, recebeu a bola, driblou a retaguarda alemã e contornou o goleiro. Então, ao invés de deixá-la cruzar a linha do gol, ele virou-se e chutou a bola de volta ao meio-campo. O árbitro soprou o apito final antes de completados os noventa minutos.

Estádio do 'Jogo da Morte' na Ucrânia está abandonado
Foto: Rafael Maranhão/GLOBOESPORTE.COM

Em 16 de agosto, na semana seguinte ao jogo contra os alemães, o Start derrotou o Rukh novamente, desta vez por 8 a 0. Foi sua última partida. Pouco tempo depois, todos os jogadores da equipe foram presos e torturados pela Gestapo, sob a alegação de que pertenceriam à NKVD. Um dos presos, Mykola Korotkykh, morreu sob tortura. O restante foi enviado ao campo de trabalho de Syrets, onde Ivan Kuzmenko, Oleksey Klimenko e o goleiro Mykola Trusevich foram executados em fevereiro de 1943. 

Monumento aos heróis em Kiev, Ucrânia

Entre os poucos sobreviventes após a guerra estavam Fedir Tyutchev, Mikhail Sviridovskiy e Makar Goncharenko, que se tornaram os responsáveis por propagar na cultura popular soviética a história de sua partida contra os nazistas.

 M. Goncharenko e M. Sviridovskiy em frente ao monumento

Na Ucrânia, os jogadores do FC Start hoje são heróis da pátria e seu exemplo de coragem é ensinado nos colégios. No estádio Zenit uma placa diz "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista".

 Filme 'Match' tem estreia marcada para abril, às
vésperas da Eurocopa de 2012 (Foto: Divulgação)

Filme traz de volta história do time mandado para campo de concentração por se recusar a perder partida contra equipe nazista

No ano da Eurocopa, organizada em conjunto por Ucrânia e Polônia, os 70 anos do "Jogo da Morte" serão lembrados por um novo filme, que deve fazer a lenda ganhar força novamente. Produção russo-ucraniana de 10 milhões de dólares, "Match", nome no original em russo, tem estreia marcada para o fim de abril, seis semanas antes do início do Euro 2012. É uma versão romanceada da história tendo como protagonista o goleiro Nikolai Ranevich, baseado em Trusevich, o goleiro morto em Siretz e que era um dos nomes mais famosos do futebol soviético nos anos 1930.
- Será um filme sobre a vida das pessoas envolvidas nesse episódio e as escolhas que fizeram quando todos disseram que deveriam se render - afirma o diretor, o russo Andrei Malyukov, que, em entrevista aos jornais ucranianos, lamentou apenas não ter podido utilizar o estádio do Start como cenário. - Tivemos que usar um pequeno campo nos arredores de Kiev. O campo do "Jogo da Morte" está muito descaracterizado, com os prédios à volta.
fonte: Globo Esporte 
Vídeo - trailer do filme "Match"

The Death Match




A versão que correu o mundo, reproduzida em obras como o livro "Futebol ao Sol e à Sombra", do uruguaio Eduardo Galeano, e servindo de base para filmes como "Fuga para a Vitória", de 1981, estrelando Pelé, Michael Caine e Sylvester Stallone, foi a de que todos os atletas teriam sido fuzilados naquele mesmo dia por não seguirem a recomendação de perder o jogo. Hoje sabe-se que isso não aconteceu e que apenas quatro jogadores não sobreviveram à guerra. Mas o destino do time realmente teria sido diferente caso tivesse saído derrotado daquela partida-revanche.

Fonte :
"The Match of Death: Kiev, 9 August 1942", matéria de James Riordan publicada em Soccer & Society, volume 4, edição 1, março de 2003

Dica de livro:

FUTEBOL & GUERRA - RESISTENCIA, TRIUNFO E TRAGEDIA DO DINAMO NA KIEV OCUPADA PELOS NAZISTAS

'Futebol & Guerra' desvenda a verdade por trás do histórico embate entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelo que restou do glorioso Dínamo de Kiev. Fascinante e comovente, mostra como a equipe do Dínamo - considerado o melhor time de futebol da Europa pré-guerra - foi reformulada como F.C. Start, vencendo de forma brilhante todas as partidas que jogou e levantando o ânimo do povo na Kiev ocupada pelos nazistas. Em 1942, nessa partida de futebol contra a Luftwaffe, a equipe defendeu a honra da cidade e ousou enfrentar, em todos os sentidos da palavra, os alemães. O jogo tornou-se uma alegoria da resistência, e suas conseqüências foram brutais. Ao separar os fatos da ficção e reconstituir no centro da Segunda Guerra Mundial um momento de extraordinária bravura, Andy Dougan comprova que o futebol também pode ser uma questão de vida ou morte - e muito mais que isso.

Para ver fotos fantásticas do Dínamo de Kiev, além do jogo de botão da Brianezi antiga 1970, clique abaixo no endereço: http://botoesparasempre.blogspot.com/2011/12/dinamo-de-kiev-1975-ucrania.html 

2 comentários:

  1. caro amigo, eu possuo 16 figurinhas raras da seleção acima citada, não se encontra em lugar nenhum , caso se interesse em dar uma olhada mando por e-mail, gostaria de receber sua avaliação sobre as fotos e se tem algum valor comercial por serem raras. Ass:Robson Rangel (robson_gtm@hotmail.com) Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Caro Robson, agradeço, mas não estou interessado. Abs Ricardo

    ResponderExcluir