Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 15 de março de 2015

Milan na temporada 1977-1978

Arte hungary
Reparem na camisa do clube; sem dúvida os uniformes italianos são os mais lindos de todos! As camisas mais bonitas dos campeonatos mundiais.
Este time do Milan é um dos melhores da coleção da Crakes, de minha coleção. Este é o típico time que não reforçaria em botões Brianezi, pois já faturou Champions League na década de 90 e Mundial Inter-Clubes, contra o Guarani, tb nos anos 90. A Crakes surgia em 1990, logo depois do fim da antiga Crak´s, da década de 70/80. Estes são um dos primeiros botões que a Crakes produziu, juntamente com muitos times do interior de SP e que dão trabalho até hoje na mesa como: Inter de Limeira, Ferroviária, Botafogo de Ribeirão, São José, entre outros.
Em breve abaixo!
A coleção de Botões para Sempre conseguiu recuperar e acrescentar 10 botões, de um dos times mais clássicos da querida " Velha Bota". Desta vez, os botões pertencem a antiga fábrica Crak´s, do fundador Guilherme Biscasse. Os botões antigos Crak´s ficaram famosos por fazerem botões com duas faixas e até quatro faixas, eram concorrentes da Brianezi na época. Nos idos dos anos 80, a Crak´s aproveitou o boom do calcio italiano na TV brasileira, para confeccionar todos os 20 participantes do Campeonato da Série A, na temporada onde Zico jogou na Itália, entre 1983-84. Muitos clubes confeccionados hoje pertencem até em divisões inferiores como Cremonese, entre outros. Na metade da década de 80 comprei alguns times italianos da Crak´s, mas fiquei com seis jogadores de cada time. Muitos quebraram e se perderam no meio do caminho. Em breve, pretendo mostrar o time completo que reforça ainda mais os campeonatos da UEFA e Champions e naturalmente, o Calcio Italiano de Oficiais, no qual o primeiro campeonato foi disputado no ano passado, com o Genoa da Brianezi campeão. Acima foto de um dos ídolos do time, que já vestiu a célebre camisa da "Azurra" e que foi ídolo do time! Em breve!

4 comentários:

  1. Ricardo, belíssimos os botões do Milan! Você teria o Udinese produzido pela Brianezi no estilo duas faixas? Creio que a participação de Zico, nesse time, alavancou o prestígio do campeonato italiano no Brasil, nos anos oitenta.

    ResponderExcluir
  2. Fala Marco! Obrigado por gostar do Milan. O time é flexível, não é duro, desliza muito bem na mesa. Só tem craque, não botões deformados! Sobre a Udinese, ah, é meu sonho italiano! A Brianezi, pelo que sei, não fez os duas faixas do time, pois no catálogo ele não aparece. Mas nunca se sabe, pois o Ascoli tb não foi escrito no catálogo dos duas faixas, e eu já vi apenas um botão (um jogador) à venda no ML. Era duas faixas, porém com material rígido. Se eles fizeram a Udinese, foi bem no final da produção, na última fase, entre 1998-2001, já com o advento da Internet, talvez eles se utilizaram do escudo atual. Mas tb nunca vi! Mas a antiga Crak´s, do fundado Biscasse, fez todos esses times italianos da temporada do Zico, entre 1983-1985. Você encontra a Udinese, da Crak´s, no marcador Compro/Troco, clique e veja o time, estou buscando encontrar para comprar, pois ele é muito bonito, tem o escudo do "Z", de Zico, em homenagem ao Galinho quando ele vestia pela primeira vez a camisa do clube. A Udinese se aproveitou deste momento e por pouquíssimo tempo, usou este escudo na camisa que ficou célebre, tanto que a extinta fábrica Crak´s confeccionou para o botão! abs Ricardo Bucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Brianezi tinha algumas peculiaridades. Qual a razão de produzir o Saad (time paulista que ninguém lembra) e não produzir o Udinese, onde Zico já fazia sucesso na fase áurea da empresa? Creio que a produção da Brianezi era tão intensa que não deram conta de avaliar seu próprio catálogo. Beleza o Udinese produzido pela Crak's! Com base nas cores, não seria difícil obter hoje uma boa réplica desse time. Lembro-me de que cheguei a ter uns dois times da Crack's, talvez Flamengo e Botafogo. Preferia o design e o material da Brianezi, mas sua principal concorrente ainda era uma boa alternativa para diversificar a coleção.

      Excluir
  3. Concordo, Marco! A Brianezi parece que produziu quase 700 times, isto sem contar a última fase, com certeza, com a chegada da Internet, os escudos se multiplicaram, passam de 1.000 times produzidos, desde 1972 a 2001. No catálogo duas faixas, eles poderiam ter revestido, naquela época que foi tida como a 'década de ouro' - 1976-1986, produzindo duas faixas. Vou exemplificar melhor: Na antiga Tchecoslováquia, o time mais soberbo e que ganhava títulos na época era o extinto Dukla Praha, na matéria que coloquei esta semana. Eles não faziam este time, pelo menos tá no catálogo. Na Hungria, o time mais emblemático era o Honvéd, o time de Puskas, do exército húngaro. Também não produziam, pelo menos assim está no catálogo. A própria seleção da Tchecoslováquia eles fizeram apenas na terceira fase, sem as duas faixas. A antiga Crak´s fez. Na Itália que você citou, faltavam a Udinese, Verona, Sampdoria, com as famosas faixinhas! A Crak´s era uma boa alternativa, sobretudo com os italianos, se soubesse na época comprava tudo! Mas, infelizmente, época de colégio, faculdade, não dava para absorver todo o hobby! abs Ricardo

    ResponderExcluir