Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Associazione Sportiva Bari - Brianezi - 1990´s

Botões para Sempre traz o belíssimo e recém-adquirido Bari, com escudo antigo, quando era ainda chamado de AS Bari, da saudosa indústria Brianezi. Mais um time fora daquele catálogo da segunda geração, tido como 'mosca branca' e que foi produzido nas últimas fases da firma. Reforço de peso para a disputa do 'Calcio de Botões'; a minha coleção já conta com 15 'squadras italianas', todas feitas de fábricas.
Botões com escudos resistentes. Jogo super bem conservado pelo antigo colecionador; a flâmula foi comprada pelo meu querido irmão, quando visitou pela primeira vez a 'velha Bota', e já estava guardada 'para sempre', por ironia do destino, para servir de decoração para o raro jogo de botão.
A postagem é em homenagem ao amigo e saudoso chef de cozinha, o italiano e 'Cidadão Paulistano', Giovanni Bruno. Por muitos anos, foi comentarista esportivo na TV Bandeirantes do Calcio Italiano. Ao lado dos narradores Silvio Luiz e também do comentarista e apaixonado por botões, Sílvio Lancellotti, Bruno recheava nossos domingos com carinho e histórias fantásticas sobre os times e a culinária da Bota.

"Seja um herói: Ajude a construir quem precisa; viverá com mais intensidade os belos momentos da vida"; dizia o Mestre Giovanni, o querido 'Anarello'
Dedicatória de Giovanni que ele escreveu para mim, na sua biografia

História e seus Escudos
Foi fundado originalmente em 15 de janeiro de 1908, com o nome de Foot-ball Club Bari. Mais tarde, em 1928, foi refundado com o nome de Unione Sportiva Bari e, em 1945, rebatizado para Associazione Sportiva Bari, desta vez em decorrência da incorporação dos clubes Bari Liberty e Ideal. Em 2014, o AS Bari declarou falência e um consórcio liderado pelo ex-árbitro Gianluca Paparesta adquiriu o clube e rebatizou em FC Bari 1908. Atualmente disputa a série B do Calcio.
O símbolo do Bari, o galo, foi projetado pela primeira vez, como outros emblemas famosos do futebol italiano (incluindo a zebra para a Juventus, a cobra para a Internazionale) pelo cartunista Carlin, em 1928, para a Guerin Sportivo. O brasão de armas em uso até 2014, que reproduziu a cabeça estilizado de um galo, foi feito pelo patrocinador Pouchain e apareceu nas camisas do time durante a temporada de 1979-80. Em julho de 2014 foi apresentado o novo logotipo da empresa, projetado pelo gráfico Gigi Buonsante e Cinzia Torro. O único item ainda presente é a crista do galo que, no entanto, não é dirigido mais para a esquerda, mas para a direita. No centro é o predominante escrito FC Bari 1908 ao lado de 11 linhas em diagonal representando o relançamento da empresa, após a falência e os 11 jogadores que compõem a equipe. Além do símbolo vermelho da cidade de Bari, na presença de São Nicolau, santo padroeiro e um dos símbolos da histórica cidade da Puglia, sul da 'Bota'.
Escudo retrô usado pela Brianezi: o galo em estilo geométrico já foi até votado como um dos cem escudos mais bonitos da história do futebol, em enquete da revista Guerin Sportivo.
Outros escudos oficiais e antigos usados pelo Bari. Hoje o time se chama FC Bari 1908.

Os famosos 'galos', galletti, em italiano.
Fundação: 1908
1946-47
1983-84. Reparem no escudo, o mesmo usado pela saudosa fábrica de Botões Brianezi!
1982
1984
1987
1989-1990

O brasileiro João Paulo, um dos maiores ídolos do Bari
Depois do Guarani de Campinas, ele defendeu o time da região da Puglia, entre 1988-1993, sendo considerado em 1990 o melhor jogador estrangeiro na terra da 'Bota'. Apesar disso, não teve chance com o técnico Lazzaroni na Copa do Mundo de 1990, na Itália.
1990: O Bari campeão da antiga Mitropa Cup
1990´s
O atual FC Bari 1908
Belíssimo uniforme: A Itália, como sempre, apresenta as mais belas camisas do Mundo
O antigo estádio del Vittoria
O gigante estádio usado pelo Bari, San Nicola: palco de grandes decisões como a Champions de 1991, vencida pelo Estrela Vermelha e de jogos do Mundial de 1990
Com capacidade para mais de 58.000 pessoas sentadas
Igor Protti: ídolo do final dos anos 90
Zambrotta, em 1997
Cassano, da seleção italiana, uma das estrelas que se formou no histórico Bari
Cartela de 99-2000, com arte da Hungria
1989 com o ídolo João Paulo
As belezas de Bari: praias e gastronomia
Bari é uma comuna italiana da região da Apúlia (Puglia, em italiano), com cerca de 320.550 habitantes. Originalmente a cidade possuía o nome romano de Barium. Está situada no "calcanhar" do país em forma de bota. É considerada a segunda cidade mais importante do sul da Itália e é famosa pelas suas praias, centro antigo com igrejas e teatros, e fantástica culinária. Destino de férias cada vez mais popular, Bari é a capital comercial e administrativa da Puglia, região de forte influência grega, com uma vibrante cidade universitária. Entre as muitas especialidades de sua cozinha, pode-se apreciar a orecchiette (massa em forma de orelha), com rúcula e carne.
O Teatro Margherita, em Bari: único equipamento no mundo construído sobre a água
As famosas massas em forma de orelhinhas, símbolo da gastronomia da Puglia

Um comentário:

  1. Ricardo, o Bari foi adversário do Napoli no jogo que Maradona foi flagrado no exame antidoping depois e sua vida mudou para sempre.

    ResponderExcluir