Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Seleção da Albânia da Brianezi 'duas faixas' 1977-1986

Um dos sonhos de criança literalmente conquistado. Enfim, 'Botões para Sempre' apresenta a raríssima seleção da Albânia, na caixa, recentemente adquirida, feita pela saudosa e gigante 'Brianezi Indústria e Comércio de Brinquedos e Jogos'. Os botões foram produzidos em sua fase mais romântica, com as famosas faixas laterais. A segunda geração durou entre 1977 a 1986. Foram quase dez anos produzindo um pouco mais de 250 times, entre seleções, clubes brasileiros e times internacionais, com material importado, feito de celulóide. Acompanhe a brilhante história desta seleção, numa pesquisa que realizei, sobretudo de uma célebre revista que possuo desde os anos 80 em minha coleção: a francesa 'Onze'.
Certamente mais uma seleção que dará trabalho para as gigantes seleções de 'Botões para Sempre'. No ano que vem teremos campeonatos de botão das Eliminatórias da Europa e o time do 'velho' Leste Europeu entrará no meu novo estádio, das Mesas Olliver. Os botões estão ilesos, incólumes e super bem conservados pelo seu antigo dono.

O futebol na Albânia
O futebol chegou à Albânia no princípio do século XX, quando os habitantes da cidade de Shkoder, situada no Norte do país, foram surpreendidos por um jogo estranho disputado por estudantes de uma missão cristã. E a modalidade ganhou paulatinamente adeptos num país sob o domínio do Império Otamano. As credenciais de Shkoder como berço do futebol albanês cimentaram-se quando, em 1913, uma equipe representando a cidade e chamada 'Independência' defrontou outra formada por soldados austro-húngaros. De acordo com os relatos, o encontro teve 45 minutos para cada lado e foi fiel às leis do jogo. Ficou igualmente documentado que nenhuma partida oficial se disputou até 1921. Depois, o Vllaznia, de Shkoder - fundado em fevereiro de 1919 -, enfrentou o Agimi, surgido no ano seguinte, tendo o Vllaznia ganho a partida. Após o desporto ter despertado a atenção, a Federação Albanesa de Futebol (FShF) foi fundada a 06 de junho de 1930. Em 1932, esta entidade tornou-se membro da FIFA, o organismo que tutela o futebol mundial, e acabou por se juntar também à UEFA em 1954 como uma das nações fundadoras.
Após a evolução do futebol, a difícil situação econômica do país impediu a criação de infra-estrutura para os clubes. Mesmo assim, o país conseguiu produzir vários jogadores talentosos que fizeram carreira no estrangeiro. Entre eles, estão Riza Lushta, Loro Boriçi e Naim Kryeziu, que jogaram no futebol italiano. O campeonato do país começou a ser disputado em 1930, com seis equipes. A primeira partida viu o Tirana derrotar o Bashkimi, por 3 a 2. O Tirana, juntamente com o KS Dínamo Tirana, KS Vllaznia e FK Partizani, dominou largamente o futebol albanês até aos nossos dias.
Os anos que se seguiram à II Guerra Mundial trouxeram uma nova ordem política, com a introdução de um regime comunista que teve impacto positivo no que diz respeito ao futebol. A modalidade se tornou popular e o futebol ficou mais organizado e foi encorajado em empresas estatais, escolas e cidades.
A estreia da seleção principal da Albânia ocorreu em 1946, num triunfo histórico de 5 a 0 sobre Montenegro. Outro momento memorável aconteceu quando empatou em 1 a 1 diante da Irlanda do Norte, onde figuraram Pat Jennings e Best, em 1965, resultado que acabou com as esperanças de os visitantes marcarem presença no Mundial em 1966, na Inglaterra.
Desde 1991 verificaram-se mudanças políticas cruciais que tiveram efeitos tremendos no país, já que a centralização da economia e do sistema político chegou ao fim. Os futebolistas tiveram a oportunidade de jogar fora do seu país: Sulejman Demollari, um dos maiores ídolos, transferiu-se para o Dínamo de Bucareste e Rudi Vata para o Paralimni de Chipre. A vizinha Grécia e as nações dos Balcãs foram outros destinos escolhidos.
Os clubes e a própria seleção albanesa continuam a perseguir os bons resultados a nível europeu e mundial. As vitórias sobre a Rússia e os empates ante a Suíça e Irlanda, que permitiram aos albaneses não perder em casa na fase de qualificação para a UEFA Euro 2004, são prova disso tudo. A seleção bateu a recém-coroada campeã Grécia, em Tirana, em 2004, num encontro de qualificação para o Mundial de 2006. Mais recentemente venceram por 1 a 0 Portugal e empataram em 1 a 1 frente à Dinamarca, com a seleção a ter boas hipóteses de qualificação para a fase final da UEFA Euro 2016. Outro resultado notável foi o empate de 1 a 1, na França, em novembro de 2014.
A revista francesa ONZE fez uma gigante matéria em 1987 para as disputas da UEFA Euro de 1988. Acompanhe os registros fotográficos desta seleção que escaneei; na época a Albânia disputava a qualificação para a Eurocopa. Veja também os clubes que mais brilham no país.
O estádio Qemal e os times Partizani Tirana e Luftetari
17 Nentori e o Dínamo de Tirana
Os estádios sempre cheios...é a paixão do povo albanês pelo futebol
Clube bem tradicional: o Apolonia. Registro antigo 1980´s
O goleiraço Musta, juntamente com um dos maiores ídolos futebolísticos do país, o craque Demollari.
Em casa, a seleção albanesa sempre deu trabalho na Europa. O plantel de 1987-88 fotografado pela revista francesa ONZE
Cartelas para serem adesivadas: 1981 e 1982
A camisa de 1988-1990
A camisa atual, da Adidas, de 2015
Em primeiro plano, o escudo usado na camisa. Logo abaixo, o escudo da Federação Albanesa de Futebol, FShF, criada em 1930.
A Brianezi utilizou-se da bandeirinha do país, para a confecção do jogo antigo. A respectiva bandeira com a estrelinha amarela foi usada pelo país entre 1946-1992
Um pouco da história do significado de sua bandeira
1967
1983
1985
1988
1985: Albânia e Polônia. Belíssimas camisas.
A seleção atual
Bons resultados nas Eliminatórias da UEFA Euro 2016
Elbasan Arena tem sido palco frequente nessas Eliminatórias
O tradicional Qemal Stafa Stadium
A antiga capital, Tirana, que nos últimos anos vem recebendo milhares de turistas, sobretudo pela aproximação da Riviera Albanesa, famosa pelas suas belas praias.
Fonte de pesquisa histórica: ONZE e UEFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário