Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 4 de março de 2016

Lote 10 - Brianezi Raro - Real Club Deportivo Espanyol

O histórico Espanyol de Barcelona desfilando nas páginas de 'Botões para Sempre'. Mais um reforço para a Copa UEFA que promete muito este ano. Acompanhe abaixo um dos clubes mais antigos de toda a Espanha, fundado em 28 de outubro de 1900 por alunos da Universidade de Barcelona com o nome original de Sociedad Española de Fútbol. Aliás, o clube é um dos fundadores da Liga Espanhola de Futebol e tinha por características iniciais aceitar apenas espanhóis em seu elenco.
Botões da 4ª e última fase da Brianezi. Fantástico time produzido por Lúcio Brianezi já no finalzinho da década de 90. Uma pena que em 2001 a fábrica encerrava suas atividades. Hoje temos que recorrer, na maioria dos casos, aos abusos e 'palhaçadas' de preços falsos, exorbitantes, estratosféricos e injustos neste mercado de brinquedos antigos e colecionáveis, motivado também por um país que assola numa verdadeira lama de corrupção e desonestidades por todos os lados e cantos. Como jornalista fico indignado em ver os abusos de preços por brinquedos que sempre foram baratos e que, na minha visão, continuarão eternamente com preços acessíveis a todos os brasileiros que curtem o Futebol de Botão. Esta é a minha opinião. Parabéns ao antigo colecionador que tinha este time e ao vendedor, que, depois, me vendeu honestamente.
Ángel Ruiz, fundador do grande Espanyol de Barcelona
Em 1912, o clube, assim como vários outros, recebeu da Coroa Espanhola, pelo Rei Afonso XIII, a opção de ostentar a coroa real no emblema. Assim a equipe passou a se chamar Real Club Español de Fútbol. Com a abdicação de Afonso XIII e o advento da República, todos os clubes Reais tiraram o 'Real' de seus nomes, assim como a coroa de seus emblemas. A partir daí, a equipe adaptou um nome mais republicano e em catalão, Club Esportiu Espanyol. Contudo, após o golpe do General Franco, em 1937, que instituiu um governo totalitário e que oprimia oficialmente as culturas não-espanholas (como a catalã e a basca), o time teve que renomear-se para Real Club Deportivo Español.
Coleção de bonecos do time catalão. Franco morre em 1975, mas só 20 anos depois o clube adota novamente um nome catalão, Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona. Cabe salientar que a palavra Deportiu não existe em catalão, sendo inventada apenas para manter a sigla RCD, àquela altura já tradicional.
Seguramente um dos maiores ídolos do Espanyol: Ricardo Zamora, goleiraço espanhol que está entre os melhores da Europa de todos os tempos.
Estádio Cornellà-El Prat: 40 mil assentos
1980
1976
1982
1976
1978-79
A equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário