Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 12 de abril de 2016

Portuguesa 'carinhas' - Original na Caixa comprada no antigo Mappin

Começo o mega lote mostrando a histórica e querida Lusa de 1977. Reparem na caixa da Gulliver, com o escudo original da Portuguesa de Desportos com o seguinte título: 'Grandes times do Futebol Brasileiro'. O antigo colecionador deixou como lembrança a etiqueta do magazine Mappin. Lembro-me perfeitamente que esta coleção de 1977 e algumas versões de clubes paulistas de 1978 podia ser adquirida em grandes magazines e supermercados como Jumbo-Eletro, Eldorado, Mappin, Sears (hoje Shopping Paulista) etc. Nas bancas de jornais encontrávamos pacotinhos que eram vendidos como se fossem figurinhas, com três botões de plástico, já com as carinhas. Fato este lembrado sempre por mim aqui no blog, pois meu saudoso avô paterno sempre me levava até uma banca de jornal para comprar tais peças. Informação confirmada também pelo saudoso Ale di Caprio, do blog Tribuna do Botão. Alessandro também comprou muitos botões sortidos em 'carinhas' da Gulliver em bancas aqui de SP no fim dos anos 70. Aliás, a Gulliver lançou as carinhas nos botões de plásticos que foram vendidos em saquinhos, contendo as cartelas para adesivação. Nos botões acrílicos, que são chamados também de 'cristais', o time tinha um preço um pouco mais 'salgado', na época. Vinha nesta caixa padronizada amarela que mostro abaixo. Entretanto era possível com a economia da época comprar a coleção inteira, com cerca de 20 times! Diferente de hoje onde existem muitos 'atravessadores' de plantão que cometem uma política suja de vender estes brinquedos que sempre foram baratos por preços nojentos, falsos e inflacionados. Mas como existe exceções, estou buscando sempre a justiça e a honestidade. Ainda bem. E viva o Futebol de Botão!
O time foi comprado no saudoso Mappin, no fim dos anos 70, pelo antigo colecionador. Realmente para entrar para a história esta coleção da Gulliver, pois foi a partir dela que eu e meu irmão iniciávamos a paixão pelo botonismo, naqueles idos de 1977.
A Gulliver foi a última fábrica a produzir botões com 'carinhas' ou como queiram, rostos de jogadores. Mas, na minha opinião foram os melhores botões para se jogar na mesa com este tipo, com as carinhas. Que me perdoem quem gosta de marcas um pouco mais antigas como Onze de Ouro, Estrela e Jofer, que fizeram botões também com carinhas, mas a Gulliver foi a melhor empresa a produzir estas carinhas, além da jogabilidade dos botões, que também são melhores que as outras citadas acima. Esta minha opinião também era cultuada pelo saudoso amigo Alessandro di Caprio, do Tribuna do Botão, que tinha uma verdadeira paixão pelos Gullivers.
1960´s
1973
1974
1974-75
Badeco
Com o goleiro Moacir, presente na coleção da Gulliver
1977: a torcida da Lusa no Pacaembu
1972
1973
Tata
1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário