Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Netherlands - Países Baixos - Brianezi flexível, modelo raro de 1978

Botões para Sempre traz uma das seleções mais competitivas do mundo: a Holanda de tanta tradição em mundiais. Este time pertencia a um colecionador que guardou estas peças desde o fim dos anos 70. Ele desapegou da coleção dos 'duas faixas'. Disse a ele que, com certeza, entrando para minha coleção, o exemplar nunca mais sairá por preço nenhum. Não é à toa que o nome do blog é 'para sempre'. Não vendo jogo de botão nem por 1 real nem por 10 mil, ou qualquer valor. Muitos me perguntam, sejam diferentes pessoas, amigos, conhecidos, gente de minha família etc: "Poxa, Ricardo, você ganharia uma grana boa em centenas de times que estão aí publicados no blog". Mas aí eu digo sempre: "Não vendo nada, justamente por uma razão bem simples: não concordo com esta POLÍTICA Suja de preços falsos, isto é, comprar como eles compram, por 05 reais e vender por 500". Trocas e 'rolos' podem ser feitos, aliás sempre fiz, comum no colecionismo destas 'sucatas' que gostamos. Aliás, demorei uma semana para escolher o nome do site (quando escolhi até virou registro nos meus campeonatos). Reforço de peso da 'Laranja Mecânica'. No ano passado o time da terceira fase da Brianezi não passou de fase, sendo campeã em 2014, só que não rendeu no último Mundial. Agora resta colocar este maravilhoso modelo antigo que está extremamente preservado, já que me lembrou muito a infância, pois tinha uma Holanda idêntica, com 10 anos de idade, mas com cores diferentes. O amigo José Mauro que mora nos EUA (e que curti especialmente as seleções da Brianezi) me disse que esta Holanda que entrou para a coleção de 'Botões para Sempre' possui cores raras em laranja e branco, diferentes das tradicionais que a fábrica despachava nos idos de 70/80. De fato qualquer cor ficaria legal no peso que tem esta seleção. Holanda é Holanda. Sem dúvida, um dos países que mais admiro em termos de 'futebol bem jogado'. Nunca vi esta seleção jogar feio, ao contrário, busca sempre o gol.
1974 e 1978: duas grandes participações da Holanda em Copa. Estava formado o 'carrossel holandês'.

2 comentários:

  1. Ricardo, a Holanda marca tanto pelo laranja que não tem segunda cor fixa. Alterna branco e preto. Uniforme 1 atual traz o azul-royal.

    ResponderExcluir
  2. Esse time brilhante da holannda merecia uma sorte melhor do que 2 vezes ter sido vice-campeão., tanto em 1974 na copa de alemanha, como em 1978, na copa de argentina.

    ResponderExcluir