Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Raridade! Catálogo original da Brianezi da 1ª edição da fábrica - 1972-1976

Tá aí mais uma raridade que perseguia há seis anos. Em 2010, coloquei no blog na postagem 'A tradicionalíssima Brianezi e sua lista antiga de times' o catálogo compreendido entre 1977-86, no modelo 'duas faixas'. Este catálogo abaixo que publico com enorme PRAZER aos seguidores e leitores pertence aos modelos 'ESCUDOS E NÚMEROS', sempre pintados de uma cor só, de celulóide 'puro' e importado, da primeira edição da fábrica, ou seja, 1972-1976. Consegui através de um amigo vendedor que conheço há muito tempo, experiente, educado e profundo conhecedor no mercado de antiguidades e que me disse: "Ricardo, taí o catálogo!" Agradeci a ele e comentei que neste mercado difícil do colecionismo encontramos pessoas boas e más. E ele sabe disto. As pessoas más deixamos para trás. As boas estão sempre de portas abertas. Botões para Sempre nasceu para quebrar este 'egoísmo' que impera no mercado de colecionáveis. Isto vale para qualquer objeto 'tranqueira' e 'sucata' de coleção, brinquedo antigo, autorama, moeda antiga, camisas de futebol, botão e o 'escambau' que for. Tem gente que não compartilha nada. Absolutamente nada. Egoísmo, mentira e 'picaretagem'. Preços falsos e mentirosos de botões comprados por 05, 10, 20, reais e anunciados por 500. Este país é assim. O exemplo vem de Brasília. Tem gente que só pensa em $. Isto sim, tá cheio! Nem bom dia, dá. Mas como jornalista fuçador, curioso e que persegue a verdade dos fatos, sempre, doa a quem doer, não me canso nunca. E nunca irei desistir.
Informação para mim tem que ser INSERIDA. Cartela, catálogo de times etc. Todos que gostam de botão precisam saber da história dos fabricantes e de suas relíquias produzidas.
Minhas considerações do catálogo da Primeira Fase da Fábrica:
1- A Brianezi estava apenas nascendo em agosto de 1972. Seguramente este catálogo é da primeira metade dos anos 70. Este modelo de 'escudo e número', celulóide importado de 42mm, pintado de uma cor só, durou até meados de 1976, quando foi substituído pelo modelo com 'faixas'.
2- Reparem na pequena quantidade de clubes nacionais e seleções.
3- Não havia menção de times internacionais. Mas a fábrica (muito raramente) despachava também com 'escudo e número', alguns internacionais como Real Madrid etc. Acredito que era feito sempre sob encomenda de clientes.
4- Reparem nas descrições de produtos com 50mm. A fábrica já despachava modelos MAIORES E GRANDES DE BOTÕES, da Edição de Luxo.
5- Até 1976 foram acrescidos mais times. Talvez tenhamos outros catálogos desta primeira fase. Pois a quantidade de times que está aí é bem 'pífia', digamos assim.
Os dois últimos da foto (os 'verdinhos') acima pertencem aos modelos 'duas faixas', quando a fábrica fez quase 300 times. Período: 1977-1986. Reparem a diferença na quantidade de clubes e seleções.

Um comentário:

  1. Espetacular esse achado, Mestre RB !!!
    Já salvei aqui em meus acervos !!!
    Brigadão mais uma vez por compartilhar conosco esta preciosidade !!!

    ResponderExcluir