Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Futebol Miniatura - Santa Maria - Galalites - os primórdios 1940´s

Botões para Sempre traz uma reportagem dos primeiros times que foram feitos pela Indústria Santa Maria, com a marca Futebol Miniatura. Quem acompanha o blog lembrará da entrevista nostálgica que o filho do fundador da saudosa fábrica, sr. Adolpho Gonelli, nos concedeu. 
A primeira fornada de botões galalite, de tamanho 3,5cm, da Santa Maria. Conversamos novamente com o ex-fabricante que relata com esmero essa preciosidade feita nos anos 40. E também brindamos com fotos dos times Jabaquara e Portuguesa Santista do amigo Dr. Moacir Peres, que nos relata minuciosamente os detalhes de sua coleção.
Segundo Adolpho Gonelli seu pai nunca citou concorrência com os botões de galalite. "Tanto que os clichês são iguais até em alguns que foram utilizados na coleção Bolacril".
O diferencial desses primeiros jogos de botões, além do galalite, era um mascote de um álbum de figurinhas histórico estampado no primeiro Manual de Instrução da Santa Maria: o 'Futebolino'. Segundo o colecionador Peres, o 'Futebolino' é o mascote das 'Balas Futebol'. O boneco foi criado em 1942 e chegou a ter um programa de rádio nos anos 40/50. "Quando iniciei a coleção, identifiquei um grupo de álbuns que me chamou a atenção pela importância histórica e passou a ser - de longe - o núcleo, a parte central, o meu constante objeto de desejo. Trata-se de uma série de álbuns, lançados entre 1938 e 1960, pela ‘Indústria de Balas e Chocolates A Americana’ (A.Saccomani). Ao longo do tempo, grandes artistas  gráficos - Nino Borges e Miecio Caffe - trabalharam nas capas e na diagramação dos álbuns. Essa coleção inicial da Santa Maria é a combinação perfeita das minhas duas vertentes de colecionismo: botões e álbuns de figurinhas", ressalta o colecionador.
Para o senhor Gonelli da Santa Maria,  no caso do 'Futebolino', o Sr. Bruno Sacomani e seu pai eram muito amigos. "A fábrica e o escritório das balas e das figurinhas (‘A Americana’) ficavam a menos de 100m da Santa Maria e acho que usavam até a mesma gráfica e partilhavam o mesmo clichê", aponta.
Gonelli aborda que não chegou a ver a lista total dos times daquela época, entretanto pelo formato todos eram da Santa Maria. "Inclusive, como o galalite não era injetável, o gol era feito de arame e tecido (filó) que apesar de ser feito por várias funcionárias era artesanal e consequentemente lenta a produção.  Depois, com a chegada do poliestireno, as traves passaram a ser de plástico , já nos anos 50", diz.
O ex-fabricante recorda também que algumas caixas das embalagens não tinham nada impresso, para baratear o custo. "O máximo era um carimbo para identificar o time dentro da caixa.  Na vitrine das lojas, exibiam a caixa aberta para que os clientes vissem do que se tratava", finaliza.




 crédito das fotos: Acervo Moacir Peres
O mascote 'Futebolino' do álbum 'Balas Futebol'.
 E o São Paulo Futebol Clube dos anos 40, o time mais antigo da coleção de Botões para Sempre

Um comentário:

  1. Ricardo, alguns fazem promessa e quebram. Eu não. Compromisso assumido no YouTube é compromisso honrado e aqui estou. Que legal os times Santa Maria. A fábrica ainda existe? Se montasse times com 11 Futebolinos uniformizados nos adesivos faria sucesso. E seu São Paulo dos anos 40, time mais velho da coleção, lembra muito o uniforme todo vermelho usado em 2013.

    ResponderExcluir