Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Cruzeiro 'Copa do Mundo' - Um produto lançado em 1981 por membros da família Brianezi

Após uma pesquisa realizada com o amigo Moacir, o blog mostra a história deste produto, uma caixa marrom, que foi lançada perto da Copa de 1982, na Espanha, e que tudo indica seria uma homenagem ao Mundial.
Com o CGC de número diferente da fábrica Brianezi, o nome da extinta firma era 'Sport Copa do Mundo de Brinquedos Ltda.', com sede em Atibaia, interior do Estado de São Paulo, registrado como 'Sociedade Empresária Limitada' e que teve início suas atividades em 28 de março de 1981. Os sócios eram Jarbas Brianezi e Carlos Brianezi, não constando o nome de Lúcio Brianezi que pilotava a gigante empresa de jogos no Belenzinho.
Os botões são de celulóides flexíveis, de material importado, mesmo processo da Brianezi. A única diferença nos estojos é que os celulóides possuem uma 'dupla camada'. Diríamos um pouco mais alto nas bordas, o que verificou-se no estojo um exemplar sem empenamentos, o que era comum nos jogos da Brianezi. As palhetas eram pretas macias e de madrepérola flexível, de cor prata.


Repare o CGC de números diferentes. O estojo azul da Brianezi. O estojo marrom da Copa do Mundo.


A Juventus de Turim da Copa do Mundo. Novamente nas bordas a 'dupla camada' nos celulóides importados. A faixa mais grossa amarela também era comum nesses exemplares. Time italiano que pertencia ao amigo Moacir Peres e que hoje disputa a Champions League de Botões para Sempre.

Um comentário:

  1. Ricardo, Copa do Mundo com ''know-how'' Brianezi. Eram outros tempos, o Cruzeiro de verdade da época, se jogasse contra o atual, acho que venceria. E Abel Braga, hoje técnico, era zagueiro.

    ResponderExcluir