Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 23 de maio de 2015

Evolução dos Escudos - Calouros do Ar - Histórico

Como nascem as lendas? A priori, são necessários grandes feitos. Mas qual o tamanho de uma conquista, para transformar-se em mito e antologia? Não se sabe. O que se diz, contudo, é que há conquistas grandes e existem feitos tão supremos que sustentam as lendas por gerações. O Calouros do Ar, do Ceará, é um exemplo.
Evolução dos escudos do Calouros: Repare o símbolo usado nos anos 70, em que a Brianezi se utilizou para confeccionar o time em celulóide.
A camisa atual
A equipe da Base Aérea de Fortaleza foi campeã cearense em 1955. Bateu um épico Ferroviário, em seus tempos áureos e prodigiosos. O chamado 'Tremendão da Aerolândia' venceu o estrelado Botafogo de Guarrincha, nos tempos em que craque era aquele que jogava em casa. O tricolor participou por duas vezes da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Mas, desde 1998, não se vê mais as cores do querido Calouros na primeira divisão do futebol cearense. O time estacionou na terceira divisão.
Tom Cavalcante jogou no Calouros: Nas categorias de Base do Ceará e do Calouros do Ar, o humorista cearense era conhecido como 'Marcelo', em virtude da semelhança com o jogador que anos depois virou técnico, Marcelo Oliveira.
Wambar Menescal, torcedor símbolo

Relembrando:
O nome Calouros do Ar seria uma homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza, bem como aos aspirantes a oficiais que treinavam na Base. Até aqui, consta em qualquer publicação sobre futebol. O que não consta é que, na época da fundação do clube, Ary Barroso conduzia, no rádio, um programa chamado Calouros em Desfile, que também era conhecido como "Calouros do Ary". Parece bastante provável que, para homenagear a banda, o time tenha se inspirado no nome desse programa: de "Calouros do Ary" para "Calouros do Ar", a diferença é de uma letra.
E o apelido "Tremendão da Aerolândia"? Aerolândia é o bairro em que se encontra a Base Aérea. Já o apelido "Tremendão" foi lançado por Erasmo Carlos. Surgiu com o programa Jovem Guarda, que estreou na TV Record de São Paulo, em setembro de 1965, em que atuava ao lado de Roberto Carlos e Wanderléia. Depois, em 1964, ele lançou o LP "O Tremendão", no qual constava uma música de mesmo título, de Marcos Roberto e Dóri Edson.
Fontes: Cacellain, Webartigos, Verminosos do Futebol, Diário do NE

Nenhum comentário:

Postar um comentário