Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 19 de setembro de 2015

Saravan: a editora da Coleção Onze de Ouro

Botões para Sempre traz um pouco da 'Editora e Comercial Saravan' que lançou a histórica Coleção Onze de Ouro nos anos 60. A febre do botão estava só começando e as relíquias eram encontradas em grandes magazines da época, em caixinhas, ou em pacotinhos, em bancas de jornais. Foi nesse período que se popularizou o chamado botão 'de banca'. O futebol de botão surgia em meio aos históricos álbuns de figurinhas, também produzidos pela antiga Editora.
A Editora Saravan lançou seu primeiro álbum no ano de 1962, com o título "Reis do Futebol", iniciando assim uma série de saudosos álbuns que foi encerrada, infelizmente, em 2000, com o último álbum "Charadinha". Lançou ao longo dos anos cerca de 42 álbuns de figurinhas (inclusos variantes e reedições) que se tem conhecimento comprovado, entre eles alguns clássicos como "Brasil de Ouro" e 'Super Campeonatos Brasileiros', de 1976 e 1977. Acompanhe algumas obras que o blog 'Botões para Sempre' selecionou da Editora Saravan, produtora dos botões Onze de Ouro, que teve muito sucesso na década de 60.
Eram 10 times nacionais e mais a seleção brasileira: 11 relíquias intitulada "Onze de Ouro", daí o nome.
A caixa
Alguns títulos lançados pela Editora
Álbum "A Holandeza"

Mascotes dos times
Campeonato Brasileiro de 1976
Reparem as camisas dos times da época. Para os amantes do futebol retrô, que assim como eu, adora curtir essas preciosidades antigas.
Figurinhas do campeonato nacional de 1976

Nenhum comentário:

Postar um comentário