Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 14 de maio de 2016

Raridade da Bolagol - Sete de Setembro (MG) 'O Tigre da Floresta'

O Sete de Setembro foi um clube brasileiro, fundado em 1913, da cidade de Belo Horizonte. Ele se licenciou da Federação Mineira após fundir seu Conselho Deliberativo ao do América em 1997, devido ao clube estar falido e endividado. A marca Futebol Miniatura e posteriormente Bolagol, da Santa Maria, produziu este time muito antigamente, quando ainda estava ativo nos anos 60. Como curiosidade, o estádio Independência pertenceu no passado ao Sete, o 'Tigre da Floresta'. O nome original do estádio é Raimundo Sampaio, uma homenagem a um ex-presidente do Sete de Setembro. Atualmente, o equipamento é propriedade do 'Coelho', o grande Ameriquinha mineiro.
Reparem que a antiga Indústria de Artefatos Santa Maria, produtora dos botões Bolagol, produzia alguns escudos com tonalidades diferentes do real emblema do clube. Segundo Jorge Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futmesa, 'era muito comum a fábrica trocar as cores dos escudos, mesmo mantendo a originalidade de seus formatos'. Neste exemplar do Sete há cores que alternam entre o 'vermelho e branco' e o 'vermelho e verde', características típicas da impressão da época (1960´s). O que não deixa de ser original e saudosista, da mesma forma.
EDITANDO: ESTE ACIMA ENTROU PARA A COLEÇÃO COM CORES CERTAS, EXEMPLAR TB ORIGINAL
O Sete de Setembro, o querido 'Tigre da Floresta', nome dado ao bairro de BH em que nasceu, durante toda a sua centenária história, conquistou somente três títulos oficiais promovidos pela FMF:
- O Torneio Início de 1922, eliminando os três principais clubes da capital.
- A Taça Coronel Oscar Paschoal em 1956, em homenagem ao dirigente da FMF, que reuniu as quatro equipes eliminadas da fase final do Campeonato Mineiro de 1955 (Cruzeiro, Metalusina e Asas).
- O Campeonato Mineiro da 2ª divisão de 1997 (equivalente à terceira divisão local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário