Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Raridade! Edição de Luxo da Gulliver 1978

É raro e difícil de aparecer? Sim. É impossível? Não! Por isto que eu disse em posts anteriores, todas as empresas de botões fizeram antigamente milhares de exemplares repetidos que se espalharam pelo país inteiro. Ou seja, não temos que se iludir quando aparecem anúncios dizendo que 'apenas uma única pessoa' tem um determinado brinquedo antigo. Humildade e cautela não fazem mal a ninguém. Isto vale para qualquer time e embalagens da Brianezi, Bolagol, Estrela e afins. A edição luxuosa da Gulliver, compreendida no final dos anos 70, durante a Copa de 78, na Argentina, era simplesmente espetacular. Ou melhor: SENSACIONAL. Como diz os escritos de sua própria embalagem (ver foto). Os botões eram de um acrílico que realmente eu nunca vi neste mundo do botão, desde quando era criança. Intacto e brilhoso, correm muito e encobrem bem melhor os goleiros, mais do que os modelos intitulados 'cristais' atuais e pasmem, mais do que aqueles 'cristais' de 1977 com 'carinhas'. Um luxo só. O goleirinho, a palhetinha com cores, o manual de como construir uma trave grande e especial, que só vinha nesta embalagem, e também todos os acessórios, como os adesivos com os números para colocação nos botões. A caixa, de tamanho maior que os estojos da Brianezi, Crak´s e Sportec, veio preservada e parece que os botões nunca foram usados. Parabenizo a 'Manufatura de Brinquedos Gulliver', de São Caetano do Sul, que produziu muito antigamente estes exemplares luxuosos, que hoje em dia não vemos mais em fábrica nenhuma. Tudo o que era feito antigamente era melhor. Sem dúvida. Não é à toa que tenho muitas saudades de uma época romântica, lúdica e inocente que vivíamos. Isto vale para o futebol e para os brinquedos antigos. Éramos felizes e não sabíamos.
Deslizam muito na mesa. Realmente foi uma surpresa ao entrar no campo, senti muita diferença de outros acrílicos que a própria fábrica fez.
Como montar a rede grande e luxuosa

Veja abaixo os estojos especiais que a Gulliver fabricou. Catálogo de 1978. Tudo isto se espalhou na mão de muita gente no país inteiro. Pode ser difícil de aparecer, mas nada neste mundo é impossível.

A seleção Brasileira da antiga CBD, em meados de 77 e durante a Copa de 78, época de produção desta linda Edição de Luxo da Gulliver.
Camisa antiga da CBD que pertence a coleção particular do grande cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.
Cláudio Coutinho e Toninho Cerezo envoltos numa mesa de botão, Copa de 78

4 comentários:

  1. Ricardo, a Brianezi pode ter inspirado a Gulliver.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, parece que na verdade você comprou um DeLorean!
    Grande abraço e obrigado por compartilhar esss times!

    ResponderExcluir
  3. Fala Manfred! tudo bom? Muito obrigado, eu li que os exemplares do DeLorean foram poucos os que sobraram, cerca de 6.500. Imagine se tivéssemos sempre uma boa quantidade de exemplares de botões assim, sempre, com preços justos. Seria novamente uma febre. Hoje realmente temos que tirar 'leite de pedra' para conseguir tais preciosidades antigas. Abs, obrigado pelas mensagens sempre alegres, quem sabe não venha os times alemães que você curti. Eu tinha um Bayern de Munique muito bonito quando meu pai comprou em 1981, mas infelizmente se perdeu. Era aquele com as duas faixinhas. A cada dia a gente se surpreende. grande abraço Ricardo

    ResponderExcluir