Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lote 25 - Raro Brianezi - XV de Jaú - O 'Galo da Comarca'

Lindo time. Tantas histórias! Tenho verdadeira adoração pelos times alternativos, todos estes são especiais para mim (não sei se para 'outros'). Porém quando eles chegam são um 'bálsamo', diferente de termos e comprarmos sempre São Paulo, Corinthians etc. Quando tinha menos de 10 anos de idade e 'tentava' jogar no 'gol', como goleiro, imitava as narrações do grande narrador Cicarelli da TV Cultura: "Marola!" e no 'poste'! Gritava ele..Assim quando jogava como goleiro no Colégio, tentava fazer lindas defesas de Marola, que jogou no XV. E, curiosamente, o ex-goleiro hoje estampa meu goleirinho da Brianezi, com arte feita pelo saudoso amigo Alessandro. 
Quantas saudades de um tempo lúdico e romântico do futebol...
Seja bem-vindo 'Galo da Comarca' e vamos contar histórias! Não compro botão para decorar e colocar no armário e depois revender como se fosse 'picareta'. Compro botão para jogar campeonatos, se divertir com as peças e não para ganhar $ desonestamente. Digo novamente: DESONESTAMENTE!
BANDO DE 'URUBUS', VÃO CAÇAR PEDRINHAS E VEJAM SE VOCÊS ACHAM ALGUMA COISINHA PARA REVENDER...kkkkk, por 300/400/500/600 $...Geladeira vazia neles!
Vai ser essa frase célebre do blog, para 'picareta':
'GELADEIRA VAZIA NELES'!
O 'GALO DA COMARCA'
Ainda espero aparecer 'honestamente' o número 09, sem pressas. Pode deixar assim mesmo, pois na mão de 'PICARETA', 'URUBU' E 'ABUTRE', É SÓ FRIA! COMO DIZ O DIDI (RENATO ARAGÃO): "SAI FORA, QUE É FRIA!!". Tanto anúncio sujo, cuidado com 'urubu' na net, tá cheio! Leilões FRAUDULENTOS e ANÚNCIOS PARA PEGAR TROUXA...espero que mofem!
Reunidos no bar São Pedro, alguns esportistas, entre os quais José Sobrinho e Herminio Cappabianca, decidiram fundar um quadro de futebol, formado com jogadores locais. Aquela época, estava em evidência o Esporte Clube Sírio, que mediante proposta de Cappabianca, foi então denominado Esporte Clube XV de Novembro de Jaú. O Esporte Clube XV de Novembro de Jaú foi fundado no dia 15 de novembro de 1924, como homenagem à PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. As cores que o clube ostenta, verde e amarela, também fazem alusão às cores da Bandeira Brasileira. 
Seu primeiro jogo foi um amistoso um dia após a sua fundação. O XV ganhou de 3 a 0 do Rio Claro, em jogo disputado no campo da Rua Sete de Setembro. Em 1931, o clube recebeu o apelido de 'Galo da Comarca' e o animal continua como mascote. Inicialmente, o XV de Jaú passou duas décadas disputando torneios amadores pelo interior e apenas em 1948 resolveu se profissionalizar, quando participou de sua primeira competição: o Paulistão da série B.

1980: disputa do Nacional
Em 1981, o XV de Jaú fez uma das melhores campanhas de sua história na primeira divisão. Com o mítico meio de campo formado por Célio, Cardim e Carlos Silva, o Galo chegou a liderar o campeonato invicto e disputou o octogonal final. Na classificação final, terminou em 4º lugar e garantiu presença na TAÇA DE OURO DE 1982. Na época equivalia a primeira divisão nacional.
Em 1982, o XV foi um dos representantes do Estado de SP na elite do futebol nacional, ao lado de Ponte, Guarani, Santos, SPFC, Inter de Limeira e São José. Na primeira fase, o time estava no grupo H, ao lado de Londrina, Anapolina, Inter de Santa Maria e Joinville. Apesar das dificuldades enfrentadas, o Galo conquistou a classificação para a próxima fase de forma dramática, após vitória sobre o Londrina (fora de casa) por 1 a 0. O goleiro quinzeano Carlos Pracidelli ainda defendeu um pênalti no final do jogo, garantindo a vitória e classificação do clube como segundo colocado do grupo.
1976
1977
1980
1981
Final 70´s
Grande Marola! Um dos meus ídolos quando criança (já jogava pelo Santos). Um abraço fraterno de 'Botões para Sempre'!
Reportagem na Placar em 1976. Subida do XV à elite.
Este material foi exclusivo do BOTÕES PARA SEMPRE. E, depois, caiu na rede sem os devidos créditos do meu blog. 1978 e a disputa do Paulistão daquele ano.
Uma das camisas mais lindas do futebol brasileiro! 1978
Aqui vemos o XV de Kazuo e Nílson.
Evolução dos escudos
O XV de Wilson Mano, grande ídolo do Corinthians. Revelação do Galo
Marcão, Benazzi, Marola, Roberval Davino, grande time do final anos 70
1984
Mestre Cilinho também chegou a treinar o querido XV DE JAÚ. Aqui vemos o comandante mostrando táticas com os botões no SPFC

2 comentários:

  1. Grande Galo da Comarca !!!
    Me simpatizo muito com esta agremiação !!!
    Show esse Brianezzi, Mestre !!!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre matéria nota Mil ! Perfeita e que nos deixa saudosos do bom futebol jogado !. E de jogar um campeonato de botão com todos esses times !

    ResponderExcluir