Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Seleção Turca do KIT Sportec - dos primórdios da fábrica do Itaim Bibi

Quem acompanha as postagens no blog resgatem o marcador SPORTEC para verificarmos no túnel do tempo. Nos primórdios, a empresa lançava e foi pioneira no KIT SPORTEC. Nele continha um saquinho que vinham os botões (as lentes) transparentes, os escudos (em decalques), faixas, no mesmo estilo dos Brianezi e o cliente decorava como queria. Ele montava e pintava, aplicava os decalques auto-colantes que saíam em água (decalcomania) e colocava ou não as devidas faixas. Neste caso abaixo, da Turquia, encontrei esta raridade feita antigamente nos anos 80 (montada pelo cliente) apenas com o escudo (bandeira) que vinha no saquinho e o número. O cliente quis reviver o que a Brianezi fazia no começo de 1972, apenas com o emblema e o número. Show de bola. Apenas desgastes pela ação do tempo, mas geralmente estes Sportec não vinham com quebras, o que facilita o bom jogo. 
A diferença destes botões com os Brianezi antigos é que a Sportec mantinha o equilíbrio na produção das lentes, pareciam que todos os botões eram iguais. O que já não acontecia com os Brianezi. Na fábrica do Belenzinho, a fábrica Brianezi despachava os botões um diferente do outro, sem uma espécie de controle de qualidade, por isto que encontravámos muitos achatados, tortinhos, gordos, magros, eram recortados nas folhas de celulóide em tipos que mudavam na hora de entrar no estojinho. As famosas tampas de relógio eram diferentes do número 02 ao 10. Impressionante. Isso que fez a Brianezi ser diferente das demais. Ela não mantinha uma uniformidade. Já os Sportec conseguiram ter um controle melhor de qualidade, de botão igual a igual, do número 02 ao 10. 
Seja bem-vinda Turquia, belo reforço para as Eliminatórias.
Quem não se lembra da participação magistral na Copa de 2002
1954
Euro 96
1960´s
80´s
E neste lance da Copa 2002 com o Denílson que ficou conhecido como 'Exército Turco'.
Acima o KIT. Na Revista Placar podíamos pagar e receber em casa os saquinhos para montarmos os times ou comprarmos diretamente da fábrica já o time ou seleção pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário