Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Lote 32 - Canto do Rio Foot-Ball Club/RJ - Bolagol original 1966-1970

Mais raridades. Agora com os inesquecíveis Bolagol. Reforço para a terceira divisão desses botões de brinquedos que fizeram história. Concorrê-los com os Brianezi fica bem difícil, mas não tem jeito! Como não colocar esse belo exemplar na mesa para disputar partidas com os oficiais de 'tampa'? Vamos torcer para que o time mostre sua força, semelhante na sua trajetória no futebol profissional.
BOTÕES PARA SEMPRE APRESENTA:
CANTO DO RIO - O HISTÓRICO 'BEBÊ' DESDE 1913!
Goleiro Veludo, um dos ícones do Cantusca
 O 'Cantusca' como era popularmente chamado, logo se tornou o time mais popular de Niterói, onde disputava o campeonato municipal. Nos tempos áureos do futebol da cidade de Niterói, a agremiação realizava o clássico da Zona Sul, com o Flu AC, com que formava, nas décadas de 20 a 50, o Grupo dos Seis, junto com os extintos Ypiranga FC, Niteroiense FC, Byron FC e Barreto FC (estes últimos realizavam o Clássico da Zona Norte).
O Canto do Rio foi, ainda, um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos, que se tornaria, posteriormente, a Federação Fluminense de Desportos, que organizava o futebol do antigo estado do Rio. Sob os auspícios da entidade, o clube sagrou-se campeão municipal de Niterói em 1933, "recebendo o título simbólico de 'representante oficial do estado do RIO/AFEA".
O Canto cresceu demais e tornou-se o primeiro clube do antigo estado do RJ a se profissionalizar, em 1941. Como todos os campeonatos organizados pela Federação Fluminense de Desportos eram amadores, o Cantusca obteve licença especial para disputar o campeonato carioca de profissionais.
Clube mais popular de Niterói (apelidado de 'bebê  - O Mais Querido da Cidade Sorriso), suas cores oficiais são o azul e o branco. O uniforme original do Canto do Rio é camisa azuis com golas brancas e calções brancos (alvianil). No entanto, tradicionalmente, o clube usa camisas listradas em um tom de azul mais claro (azul-celeste) e branco, porém, mantendo os calções e o escudo no tom azul original.
Muitas fontes citam Gérson, craque da seleção Brasileira de 1970, como um dos grandes nomes do clube. Todavia, o 'canhotinha de ouro', jogou apenas nas categorias de base do clube, logo se mudando para as categorias juvenis do Flamengo, onde se profissionalizou. Portanto, o craque nunca teve a oportunidade de vestir a camisa do Cantusca em competições profissionais adultas.


Ìdolos do Futebol, 1956
1947
1948
1956
Almanaque Esportivo Olympicus, datado de 1943, raridade de minha coleção, fonte histórica de muitos clubes e atletas antigos.

Um comentário:

  1. Ricardo, o Canto do Rio mescla os azuis, nesse sentido lembra o São Bento.

    ResponderExcluir