Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Uruguai by Luiz Gonçalves da Silva - o pioneiro em celulóide e decalques 1969-1973 *Bônus Manual Raríssimo

Agradeço imensamente o presente recebido pelo colecionador Dr. Moacir Peres: o Manual de 'Regras Oficiais de Futebol de Mesa', escrito por um dos fundadores da Federação Paulista de Futmesa, o pioneiro em celulóides, Mestre Luiz Gonçalves da Silva. 
Datado de agosto de 1973, o pequeno e raríssimo livro da 4ª edição continha 15 numerosas páginas.
De quebra, Botões para Sempre apresenta o Uruguai original by Luiz, feito no começo dos 70´s, em decalques tipo 'fitas', muito usado pelo Mestre. Depois a família Brianezi continuou o serviço executado pelo brilhante artesão. 
Sua loja, segundo o Manual, ficava na Rua 24 de Maio, 110, sala 33. Pelas fontes do blog, na antiga Galeria de nome 'Presidente'. O telefone registrado apenas com poucos números: 32 42-10.
O nome da fábrica era SPORT-MESA-IND.e COM.
Segundo relatos do colecionador Moacir, "o manual de regras pela dimensão, não vinha com cada time comprado, até porque o tamanho da caixinha dos botões é praticamente a metade do manual." Segundo ele, "os botões são mais finos (chatos e não curvados na parte de cima) do que os da Brianezi". 
O colecionador esteve duas ou três vezes na galeria, a última no final de 77 ou começo de 78.
Os goleiros eram de madeira com faixas e numeração idêntica à da Brianezi. "Não sou capaz de me lembrar de outras decorações, algumas bem sofisticadas", recorda. As embalagens eram singelas, brancas com inscrições, e quadradas, com encaixe para os botões que ficavam inclinados em um ângulo de 60 graus.
 
1973 
50mm em CELULÓIDES FLEXÍVEIS
Segundo o colecionador Alexandre Badolato, ex-fabricante de botões acrílicos nos anos 80, os goleiros de madeira eram típicos do Luiz Gonçalves. "Podíamos encontrá-los tanto na 'Rosa Negra' no ABC, em São Bernardo do Campo/SP, com os botões expostos em caixas floridas da loja, ou também na lojinha de Guilherme Biscasse, dos antigos Crak´s, na Mooca."
Um pouco da História
O artesão começou a vender suas relíquias numa loja da Galeria da 24 de Maio, segundo algumas fontes (Galeria PRESIDENTE) no centro de São Paulo, por volta de 1970-1971, mas já produzia muitos botões bem antes. Parou de fabricar por volta de 1985, informação passada pelo Presidente da Federação Paulista de Futmesa, Jorge Farah Neto.
O senhor Luiz usava tinta com 'fita' e também decalques recortados para formar faixas no formato que desejasse. "Ele inventou isso de colocar decalque e pintar, inserindo 'faixas'. Depois a família Brianezi industrializou o processo, criou a fábrica em 1972 e ampliou", esclarece o colecionador Badolato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário