Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cartela do Alecrim de 1985 - Histórico do Clube

Botões para Sempre traz um histórico sobre o querido Alecrim - RN
1985, por Alessandro, by 'Tribuna do Botão'

Escudo raro, anos 50
A agremiação alviverde foi fundada em 15 de agosto de 1915 e a sua sede fica na cidade de Natal (RN). O Alecrim é heptacampeão estadual, sendo o terceiro clube potiguar com maior número de participações na Série A. Ao todo 11 participações em campeonatos nacionais, sendo as mais recentes a Série D, em 2011, e a Copa do Brasil de 2015.
Um dos seus fundadores foi Café Filho (que assumiu a presidência da república após o suicídio de Getúlio Vargas, onde governou entre 24-08-1954 a 08-11-1955), que havia atuado como goleiro na equipe esmeraldina. No dia 15 de agosto de 1915 um grupo de rapazes formado por Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Café Filho (presidente da República e ex-goleiro do Alecrim em 1918 e 1919), Lauro Medeiros, Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinoco, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino, em reunião realizada na casa do Cel. Solon Andrade, fundaram no então longínquo bairro do Alecrim, próximo da atual Igreja São Pedro, o Alecrim FC. A ideia inicial que motivou a fundação do clube esmeraldino tinha como objetivo principal ajudar de forma filantrópica as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.
Anos 50
EM PÉ (da esquerda para direita): Monteiro, Miguel de Lima, Petit, Mangueira, Petita e Baracho. AGACHADOS: Chiquinho, Driblador, Biró II, Miltinho e Índio

Fundação
Alguns afirmam que o Alecrim foi fundado em 15 de agosto de 1917. Entretanto, no dia 26 de setembro de 1916, o jornal A República n.º 215 publicava a seguinte notícia na coluna “Várias”: “No bairro do Alecrim, alguns moços fundaram o Alecrim Foot Ball Club que manterá uma escola nocturna gratuita para o ensino às creanças pobres daquelle bairro. Louvamos a iniciativa dos jovens daquella associação, que por esta forma esforçam-se para extinguir o analphabetismo que em grande escala se desenvolve no nosso paiz” (grafia da época).
Apesar desta notícia ter sido publicada em 1916, isto não significa que o Alecrim Futebol Clube tenha sido fundado nesse ano, pois como a cidade do Natal se concentrava praticamente na Ribeira, e o Alecrim – chamado de bairro novo – localizava-se na zona rural de Natal, é possível que a notícia tenha sido publicada com atraso, pois como pesquisador observamos que certas notícias – de acordo com o interesse da imprensa – muitas vezes eram publicadas um ano após o fato.
Recentemente, o historiador Alberto Medeiros durante o desenvolvimento de sua pesquisa sobre a história do clube alecrinense, encontrou na Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), papel timbrado da década de quarenta com a data de fundação do Alecrim F.C. de 15 de agosto de 1915.

Década de 70 
O time da Brianezi com o escudo do final dos anos 70
O Alecrim nos anos 70 era chamado de “o vingador” do futebol do Rio Grande do Norte, pois os times de outros estados quando vinham a Natal ganhavam de ABC e América de Natal e perdiam para o esquadrão esmeraldino. Exemplo de força do clube verde nesta década foi o caso do Rampla Júnior do Uruguai que numa excursão ao Brasil estava invicto: 0 a 0 com o Americano (RJ); 2 a 1 no Democrata de Governador Valadares (MG); 2 a 0 no Fortaleza (CE); 1 a 1 com o Treze (PB); 2 a 2 com o Náutico de Recife; vindo a perder finalmente para o Alecrim por 1 a 0 com gol do artilheiro Rui.
EM PÉ (da esquerda para direita): Batata, Aurílio, Ivan Xavier, Batista, Ticão e Carlão. AGACHADOS: Marcos Pitôco, Marcos Pintado, Tiquinho, Lambari e Edmílson. Fonte: Cacellain

Um comentário:

  1. Ricardo, o Alecrim trocou o escudo estilo América-RJ por outro combinando verde-água e o histórico garrafa.

    ResponderExcluir