Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 4 de março de 2023

Ataque e Defesa - raríssimo brinquedo antigo fim dos 60´s

Uma joia rara da memorabilia esportiva do futebol brasileiro


Botões para Sempre apresenta:

Raríssimo Jogo intitulado ‘Ataque e Defesa’, etiqueta datada de 1970, c/ fotos do fim dos 60´s, feito em homenagem ao programa esportivo apresentado pelo jornalista Ruy Porto, na extinta TV Tupi, exibido nos anos 60.


Brinquedo antigo: 60x50cm

 'Ataque e Defesa' foi um programa da extinta TV TUPI de São Paulo, exibido nos anos 1960 e apresentado todos os domingos às 23 horas, por Ruy Porto.
O Ataque e Defesa, diferentemente dos programas esportivos dominicais de sua época (as intermináveis mesas-redondas, que duravam de duas a três horas, discussões constantes, convidados especiais, jogadores, treinadores), era um programa que durava de 20 a 25 minutos, com 3 blocos separados entre si por um intervalo de 30 segundos. Num dos blocos, as notícias principais, resultados da rodada, loteria esportiva. No outro bloco, os gols (o “Ataque e Defesa” foi o primeiro programa a apresentar todos os gols do fim de semana), aproveitando a novidade do satélite e links de micro-ondas da Embratel, e o fato da TV Tupi ser a primeira a ter uma rede com emissoras em várias capitais.
Foi inovador ao ser o primeiro a fazer uma explicação da tática do jogo de domingo. Utilizando-se de uma mesa de botão, que fazia parte do cenário, Ruy Porto, posicionava os botões e explicava a tática dos times.
De início, uma mesa de botão. Era moda explicar tática com mesa de botão, alguns técnicos a usavam regularmente com seus jogadores - como o grande estrategista Tim. Colocaram a mesa de botão no cenário, os botões posicionados (um time claro e um time escuro, pois a TV era em preto e branco) e o Ruy Porto explicando a tática. Funcionava bem, mas havia o problema do Ruy Porto com a mesa. O Ruy Porto era muito alto, devia ter mais de 1,90m. E a mesa não podia ficar muito alta por causa do ângulo da câmera.







RUY PORTO: UM COMENTARISTA DE DESTAQUE DO RÁDIO ESPORTIVO BRASILEIRO

Carlos Marcondes, Ruy Porto e Clóvis Filho

Ruy Porto na cobertura da Copa do Mundo de 1970

 Nascido em Garibaldi (RS), em 1927, mudou-se para do Rio de Janeiro, então capital da república, e não demorou muito para conseguir um emprego de locutor na Rádio Mayrink Veiga. Isso aconteceu em 1951. Começou como locutor comercial, mas sua paixão era por esportes, principalmente pelo futebol.

Logo conseguiu um lugar de locutor esportivo. Por muito tempo foi narrador, mas depois percebeu que comentarista era a sua verdadeira vocação. Ruy Porto também foi para a televisão, onde comandou diversos programas esportivos de sucesso, entre eles, o "Ataque e Defesa", na extinta TV Tupi. Esse programa fez muito sucesso e foi um marco na TV brasileira, no final dos anos 60. Contava ainda com as presenças ilustres de João Saldanha e Luiz Mendes.

Ruy Porto nos deixou muito cedo, aos 62 anos, após sofrer um ataque cardíaco, quando estava no Aeroporto de Roma, na Itália, em 4 de maio de 1990. Ele se preparava para regressar ao Brasil com sua esposa. O rádio esportivo ficou órfão de um comentarista sério, que analisava o futebol de forma simples e objetiva. Era um exímio conhecedor de sistemas táticos.

Quis o destino que o Brasil perdesse em 1990, duas grandes personalidades do rádio esportivo, ambos na Itália: Ruy Porto e João Saldanha, que também faleceu em território italiano durante a Copa do Mundo.

Carreira: 1950 a 1990
1969/1980: Ataque e Defesa na extinta TV Tupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário