Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Raridade da Brianezi - 1ª edição (1972-76) - Vitória FC (ES)

Botões para Sempre orgulhosamente apresenta: 
Vitória FC - 103 anos, quase 104 de História!
Foi numa terça-feira, 01 de outubro de 1912, no sobrado de número 08 na Rua São Francisco, em Vitória, capital do Espírito Santo, que o futebol capixaba oficialmente nasceu. Ali, na casa dos irmãos Taciano e Neves Espíndula, alguns dos primeiros praticantes do jogo na cidade fundaram o Foot-Ball Club Victoria, esse mesmo Vitória FC, original recém-adquirido da marca lendária dos botões antigos, a Brianezi.
Belíssimo exemplar, na caixinha aclopada com o emblema do clube, nenhuma trinca, celulóides flexíveis que correm muito, apenas com sinais de desgaste do tempo. Não pensem que eu paguei um absurdo de 'caro', ou seja, estes preços de botões antigos que valem mais que um 'tratamento de canal dentário', ou uma 'consulta médica particular' como rotineiramente vemos por aí anunciados em qualquer lugar (KKKKKKKKKK). Desculpem, mas desta vez precisei 'rir' para não 'chorar', pois o nosso bolso não merece ser tão desfalcado assim, pelo amor de Deus...
E, na maioria das vezes, vemos times grandes como Flamengo, Corinthians, SPFC, Grêmio etc por preços fora da realidade de um país pobre de terceiro mundo como o nosso. Vamos acordar para a realidade. Se todos fizessem preços justos (de 35 a 50 REAIS, no máximo, cada joguinho de botão antigo, na caixa, com a palhetinha colorida bonitinha), todo mundo ganhava. Isto é, o comprador que sou eu e o vendedor, que lucraria rápido. Do contrário, os times ficarão 'MOFADOS', esta é a pura e cristalina verdade, esperando um 'milagre' de 'papai noel' para saírem da 'TUMBA'. Soube através de fonte segura, que tem gente que tem muita grana e não compram mais vendo estes preços 'falsos', de botões, álbuns de figurinhas, brinquedos 'raros ou 'caros'', justamente por saberem da 'maracutaia' inicial: ou seja, comprar a preço de 'banana' (que valem $ duas passagens de ônibus, encontrados praticamente no lixo em instituições de caridade) e revender como se fosse 'barras de ouro'....KKKKKKK. Então, compramos também por preços JUSTOS. Estou certo ou errado?
E olha que este time é de um Estado que há muito tempo não participa da elite do futebol brasileiro. Desde 1986, já que a última participação foi do Rio Branco, o 'capa preta' do ES. Imagine o QUANTO $ OS 'ATRAVESSADORES' DE PLANTÃO IRIAM PEDIR NESTE EXEMPLAR...
A terceira divisão do Brasileiro de 'Botões para Sempre' está chegando. Até dezembro o número de participantes vai aumentar. E já vem forte: São Cristóvão 'duas faixas' da Brianezi, ABC e Vitória capixaba, estes dois últimos da primeira edição da fábrica.
Estava observando o catálogo acima, da primeira edição da Brianezi, e vi que o único clube capixaba produzido em 1972 foi o Vitória. Depois, com o advento do modelo 'duas faixas', a lista aumentou em relação aos clubes do querido Espírito Santo. E também pode ser que no fim de produção da primeira leva (com ESCUDO E NÚMERO), em 1976, a fábrica poderia despachar mais clubes. 
Os anos 70
Esta década foi muito boa para o clube. Marcaram o reencontro do time com os títulos, que faltaram ao longo dos anos 60. Conquistas em diferentes níveis. Em 1972, venceu a última edição do campeonato da cidade. Em 1976, o Campeonato Estadual. No ano seguinte não um título, mas a participação na elite do Campeonato Brasileiro, algo que o Alvianil jamais voltaria a repetir. E, em 1979, um dos títulos mais estimados dentro do Vitória: o da COPA PRESIDENTE PARK CHUNG-HEE, NA COREIA DO SUL (foto acima), contra várias seleções de países asiáticos, até hoje a única conquista internacional de um clube do Espírito Santo. Eram dez times participantes; além do Vitória, os dois únicos clubes eram o campeão e o vice sul-coreanos da época, Hwarang e Chungmun. O restante era composto por uma seleção africana, o Sudão, e seis asiáticas: Indonésia, Tailândia, Malásia, Bahrein, Bangladesh e Sri-Lanka. Na primeira fase, o Vitória sobrou em seu grupo. Venceu os quatro jogos, contra Chungmun (2 a 1), Indonésia (3 a 1), Tailândia (6 a 0) e Malásia (5 a 0). Na semifinal, placar de 2 a 2 com o Bahrein, com 5 a 4 para o Vitória nos pênaltis. A decisão foi contra o Hwarang. Nos 90 minutos, novo empate, dessa vez em 1 a 1, gol de Naldo. Na prorrogação, Joadir definiu, num chute de fora da área: 2 a 1. O goleiro Paulo Victor, um dos maiores ídolos do time, garante que se recorda como se fosse hoje da conquista HISTÓRICA do alvianil na Coreia do Sul e de sua passagem vitoriosa pelo clube capixaba.
Os ídolos
Campeão internacional em 1979, o goleiro Paulo Victor, que depois iria para o Fluminense e participaria da Copa do Mundo de 1986 com a Seleção Brasileira, foi um dos que estavam no grupo campeão na Coreia. Paulo Victor foi o terceiro ex-jogador do Vitória a chegar à Seleção, dando sequência a uma história iniciada por Agrícola Siqueira, jogador alvianil nos anos 1920 e convocado em 1932, já no São Cristóvão/RJ e de Fontana, zagueiro revelado pelo Vitória em 1958 e que se firmaria no Vasco da Gama nos anos 60 e integraria a seleção campeã do mundo no México, em 1970.
Outros ídolos que vestiram a camisa gloriosa do clube foram Luis Carlos Sá, Isaías, Jarbas, Ademir Lobo (ex-meio-campo do Botafogo do Rio) entre outros. O técnico campeão na Coreia era Beto Pretti, o do estadual de 1976.
Luis Carlos Sá: craque que vestiu a camisa alvianil nos anos 70
1977
1976
1951
1950
1956
Mascotinho: águia alvianil.
2006: time campeão do Capixaba
Projeto da nova arena do clube
Termino a postagem prestando uma homenagem para minha saudosa tia que comprou esta camisa do Vitória na cidade de Vila Velha (ES) em 1987. Saudades eternas. E ela ficaria contente de ver agora o jogo de botão antigo da Brianezi do mesmo clube.

NOVIDADE: Amanhã teremos o início da postagem de alguns times DUAS FAIXAS DA BRIANEZI. E também das últimas edições. E mais pra frente, ÍDOLOS do FUTEBOL, anos 60, botões originais, em 'carinhas'. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário