Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 5 de novembro de 2016

Lote 01 - Vamos começar? Seja bem-vindo Brianezi do Atlético Paranaense de celulóide 1972-76

Por isto que sempre eu digo: cautela e discernimento na hora de comprar botões de anúncios na Internet que 'pipocam' no 'mercado negro' do colecionismo. Muitos anúncios com preços justos? poucos/vários. Até que tem alguma boa quantidade. Muitos anúncios 'mentirosos' de preços? Diversos. Sobretudo as 'raridades'. Para mim, raridade também deve ser justa. Não vou parar de comentar o que eu acho. Este meio de colecionismo que participo, no geral, é 'sujo, mentiroso e sem ética'. Existem coisas boas também, como também anúncios justos, mas é preciso 'driblar', pois senão você alimenta o mercado 'asqueroso'. Como já alimentei alguns anos. Não sei como ocorre com camisas de futebol, álbuns de figurinhas, cards etc. Mas no meio do botão, cautela, sempre! Os 'caras' não perdoam e querem encher a geladeira por três meses com comida e nós que pagamos????
Só uma palavra tenho a dizer: LIBERDADE
Depois deste lote totalmente original dos anos 70/80 arrematado na creche que minha família participa, uma instituição maravilhosa que ajuda no desenvolvimento de crianças carentes, o 'pé no freio' que eu já colocava, deve estar agora  mais 'pesado' na hora de pensar em arrematar alguma 'quinquilharia antiga'.

Bom, vamos ao lote! 
38 times no total. Tirei a manhã de sábado para limpar, armazenar cada peça e começar a fotografar.
Marcas: Brianezi todos originais (a maioria antigos, anos 70/80) e Sportec, a fábrica concorrente. Estas duas marcas foram as mais legais do lote.
Alguns da Jucrake e Brianezi 3ª fase, que o blog já postou times idênticos, que possuo. Estes não irei fazer postagens, pois são botões que já estão no site.

Vamos às raridades!
Seja bem-vindo Furacão do PR!
Este time achei muito bonito. Fabricação da primeira edição, celulóides puros que eram importados do Japão, segundo consta no livro 'O Botoníssimo'.
Esta primeira leva durou cerca de 05 anos. Anos 70. De 1972 a 1976/1977.
A fábrica ainda despachava alguns exemplares que sobraram no fim dos anos 70. Lembro-me que tínhamos um amigo de infância que tinha vários destes, com 'escudo e número', pintado sempre de uma cor só. O 'cara' tinha a Francana, Comercial de Ribeirão, Colorado, este Atlético Paranaense idêntico, entre outros.
Parabéns, família Brianezi, só mesmo você!
Lindo time, correm muito. Meu Deus como encobrem com facilidade os goleiros! Já se vão mais de 40 anos e continuam perfeitos. Reparem acima que o número 07 da FOTO DA CAIXA está 'tortinho'. Não há problema, quem sou eu para reclamar??? Estas peças são muito antigas, da primeira fornada da fábrica do Belenzinho. Reparem abaixo outros botões que às vezes pipocam no mundo virtual, que, por incrível que possam parecer, também estão 'TORTOS". Isto é natural do acetato de celulóide. Mesmo assim a garotada da época não reclamava.
Mesmo tortinho, vai para a mesa jogar sim!

Isto que é bacana na Brianezi. Sobretudo os antigos. Cada JOGADOR TINHA UMA CARACTERÍSTICA. UM É MAIS DURO, GORDO, OUTRO TORTINHO, OUTRO DESCASCADO, OUTRO COM UM DETALHE NA COR ETC. ISTO FEZ A EMPRESA A TER UMA IDENTIDADE.
PARA TERMOS UMA IDEIA, O NÚMERO 02 DO MEU REMO DE BELÉM DUAS FAIXAS É MUITO GORDO, QUE DESTOA DE TODOS OS OUTROS BOTÕES DO TIME.

CADA JOGADOR VAI CRIANDO UMA IDENTIDADE COM O TREINADOR. QUE SOU EU.

Estes botões acima (foto retirada de sites de compra) mostram como outros times da Brianezi vinham 'tortos'. Sempre os de CELULÓIDE FLEXÍVEIS.
Estes pertencem a um amigo. Mesmo assim fazem parte da coleção. Isto que é bacana.

FOTOS HISTÓRICAS

1970
Bela camisa de 1972.
1974
1979. Reparem o escudo das camisas no Futebol Cards. Mesmo símbolo dos Brianezi.
1983

Um comentário:

  1. Nossa, que show esse Atlético Paranaense com escudinho antigo, só coisas que as marcas como Brianezzi, Sportec, Crak's, entre outras...

    Uma pena que, assim como tantas outras raridades, como álbuns de figurinhas, revistas, brinquedos, fitas VHS, etc., a ação do tempo é implacável, como no caso dos "guerreiros" tortinhos né Mestre...mas são coisas do colecionismo, a gente tem que "garimpar" sempre né...vamos que vamos !!!

    ResponderExcluir