Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

domingo, 6 de novembro de 2016

Lote 05 - Seleção da Islândia - Iceland - uma raridade da Escandinávia - Sportec 80´s

Talvez um dos times mais raros da caixinha de sapatos. Muito motivado por esta exótica seleção, que, na época em que foi produzida, era 'saco' de pancadas da Europa, ao lado de Malta, Luxemburgo, San Marino etc. Depois a seleção cresceu. Passou a Finlândia, em termos técnicos, e na última edição da UEFA Euro de 2016 alcançou patamares nunca conquistados.
A Brianezi chegou a produzir também neste período. Talvez motivou a sua concorrente, a saudosa e fantástica Sportec. 
Da CRAK´S eu nunca vi esta seleção, já vi a Finlândia, enfim, mais uma 'mosca branca' do futebol de botão.
Seja bem-vinda, Islândia, original Sportec, feita para a Copa de 82, mesmo não tendo participado. Outras seleções como Portugal (este país eu tenho da Sportec) Suíça, Egito, também foram feitas, Alemanha Oriental, enfim, muita coisa de seleção da Sportec, não somente as de 82. 
Como dizia a propaganda da época da firma: "Sportec, Futebol de Mesa, da Rede que estufa de Verdade"! Seja bem recebida, a 'terra do gelo'. E que na mesa de 'Botões para Sempre' vocês mostrem sua força como vem conquistando no futebol europeu.
 Nação isolada do Continente Europeu, com belíssimas e raras paisagens, a Islândia, país de pouco mais de 300.000 habitantes, nunca mostrou muita qualidade para o futebol e sempre viu o esporte de longe, vendo bons momentos de seus concorrentes nórdicos como Suécia, Dinamarca e Noruega. Não obstante, desde a chegada do sueco Lars Lagerbarck ao comando da seleção islandesa, em 2011, o panorama tem mudado, consolidando-se nos últimos anos com a inédita classificação para a UEFA Euro 2016, superiorizando-se em um grupo que contou com as forças de equipes mais tradicionais como Holanda, Turquia e República Tcheca.
Esta seleção merece ser colocada na caixinha original. Veio completa, ufa! Pena que o Santos, não, mas tudo bem. Esta caixa é a do Cruzeiro original com escudo na lateral que tenho completo também, mas como decoração, me serve para vermos como a criançada encontrava na época. Oh, saudades.
Correm muito, são bem flexíveis da primeira edição. A Sportec chegou a fazer botões mais 'duros', mas ainda bem que vieram os da primeira fase, semelhantes (ou quase), que fazia a Brianezi.
Sigurdsson, seguramente, um dos maiores craques da atualidade.

Em breve, mais uma seleção da Europa da Sportec, aqui no blog, mas com 09 jogadores, uma pena...

Um comentário: