Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

sábado, 26 de novembro de 2016

Lote 23 - São Bento de Sorocaba 'Escudo e número' em Edição de Luxo

Pronto. Mais um modelo diferente de Brianezi. Completei todos os modelos de arte, decalques, 'possíveis' e 'impossíveis' da fábrica, desde o começo de produção. Todos os modelos das fases mais diversas. Este exemplar veio com apenas o 'emblema' e o 'número', em decalcomania, típico da Primeira Fase de 1972-76. Só que enquadra-se na Edição de Luxo, exemplares flexíveis, botões grandes de 50mm, feitos em celulóides importados. Reparem na cor. Meu Deus. Como é que pode eles produzirem numa época, tão distante, a mesma tonalidade da camisa antiga do clube?
Isto sim, é uma raridade! Antiguidade total!
'Mosca branca' da lendária fábrica. Reforço de peso, já que o histórico São Bento está na minha primeira divisão do Brasileiro, com botões de acetato. Agora resta aposentar o exemplar de acetato de 1987 para colocar este, isto é, o da segunda metade dos anos 70.
Que coleção fantástica que veio nesta caixinha. Acreditem: esta caixa de sapatos vai ser guardada também no meu armarinho. Virou peça histórica e inesquecível.
Para os amigos que curtiram e colocaram pensamentos positivos sobre o material que consegui, meu muito obrigado, especialmente ao José Márcio, do Paraná, e o José Mauro, dos EUA. São palavras de sinceridade que nos fazem compartilhar ainda mais. Aqui não temos espaço para 'urubus', 'abutres aproveitadores' e 'zoiúdos'. Em breve mais times da Brianezi! Aguardem!
 O Esporte Clube São Bento foi fundado em 14 de setembro de 1913, na cidade de Sorocaba. Nascido sob o nome de 'Sorocaba Athletic Club', a agremiação passou a adotar a denominação atual em 18 de outubro de 1914. A motivação para tal mudança pode ter sido dois fatores: uma homenagem ao clube homônimo existente na capital paulista, e em destaque na época, ou o fato de o clube treinar em um campo localizado no fundos do MOSTEIRO de São Bento, na região central da cidade.
A POSTAGEM DE 'BOTÕES PARA SEMPRE' É EM HOMENAGEM AO SAUDOSO MÉDICO, DR. OSMAR DE OLIVEIRA, QUE TRABALHOU NO CLUBE DE SOROCABA. Aqui vemos uma foto que eu mesmo tirei durante uma grande entrevista que fiz com o amigo na 'Revista Leitura Médica'.
Saudades Dr. Tantas histórias lindas do futebol romântico. 
5 cm: Exemplar grande da Brianezi, com apenas escudo e número. Peças muito antigas, antiguidade e 'velharia'. Quanto mais eles estiverem assim, mais eu agradeço. E quem diria que já vi times assim beirando '1 barão' no Mercado 'Podre' e 'Negro' do famigerado mercadinho de botões antigos. Façam-me o favor, porque vocês não anunciam 40 reais cada exemplar para todos conquistarem as relíquias?
Por dois motivos:
Não fazem porque ninguém quer fazer preço justo. O primeiro motivo é para ninguém comprar (deixam os anúncios encalhados por 12 meses ou mais) para ninguém ter a chance. A segunda razão: se alguém comprar, vai se ferrar na conta bancária e isto que eles querem: É a 'Lei de Gérson'. 
Então eu faço assim: Boicote ao 'Mercado Negro'. 
50mm ou 5cm: raridade da fábrica
1918
Estádio Walter Ribeiro lotado. Dia de jogo do São Bento contra o Timão pelo Paulistão dos anos 70. Em pé estão o massagista Plínio, o professor Ivan, Arlindo Nilo, Batata, Paulinho, Ubirajara, Fernando e Tutu; agachados vemos o médico Romeu, Pitanga, Lance, Luizinho, Gatãozinho e Carlinhos.
A EVOLUÇÃO DOS ESCUDOS
O primeiro escudo do clube surgiu em meados da década de 20. Antes disso, os uniformes não carregavam escudo ou número nas costas. A primeira versão consistia em um brasão azul, com as iniciais 'ECSB' dentro de um círculo branco. Na década seguinte, o desenho do brasão foi reformulado, tendo permanecido o círculo branco com as iniciais da agremiação, sendo modificada pontualmente por outras duas versões. Quando da profissionalização, na década de 50, as letras, que antes estavam separadas, se juntam para formar o desenho conhecido atualmente. Ato contínuo, veio a inscrição com o nome do clube e da próspera cidade de Sorocaba. Vale dizer que a primeira versão do atual formato tinha as cores invertidas: fundo azuul e letras brancas. Foi apenas na década de 80 que o distintivo tomou a forma que hoje conhecemos, isto é, constituído por dois círculos concêntricos de tamanhos diferentes, entre os círculos a inscrição 'Esporte Club São Bento'.
1972
1979: O 'Azulão' de Sorocaba disputou ainda o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 1979, tendo ficado em 15º lugar, entre os 94 clubes que participaram daquela edição, considerada até aqui o maior campeonato de futebol do mundo!. Também disputou, a nível nacional, a TAÇA DE PRATA DE 1981 E 1983.
Revelações
Durante todo esse tempo, inúmeros talentos foram lapidados no clube. Destacam-se, entre tantos, os jogadores Mickey, Pires, Luís Pereira, Paraná, Marinho Peres, Cabralzinho, Odair Patriarca, Gatãozinho, Tupãzinho etc.
Luis Antonio, 1974
Luis Müller, 1984
Tadeu Macrini, 1981
Bozó, 1972
São Bento de LANCE E GATÃOZINHO, 1978
1977
1976
1986
1987
Tira-Prosa: um pássaro azulão, mascote oficial do Esporte Clube São Bento
Estádio Walter Ribeiro
Fonte de fotos: Acervo Gazeta Esportiva

3 comentários:

  1. Nossa, Mestre RB !!!

    Que satisfação poder ver este timaço do São Bento de Sorocaba em tua coleção, meu amigo !!! Brigadão mais uma vez pela citação viu, fico muito lisonjeado com tal homenagem !!!

    E quantos nomes famosos pintaram no São Bento de Sorocaba, hein Mestre !!! Você "desenterrou" vários deles, e eu vou contar histórias de dois deles: Luis Antônio e Tadeu Macrini !!!

    Luis Antonio, saudoso goleiro, depois de sua passagem pelo Azulão, foi tentar seguir a vida como caminhoneiro em sua transportadora, mas eis que o também saudoso Vicente Matheus resolveu "ressuscitar" a carreira de goleiro de Luis Antonio para defender a meta corintiana em 1975, e assim foi.
    Mas, numa bela tarde de Domingo, 06 de Julho de 1975, o maravilhoso Pacaembu receberia um clássico, entre o Corinthians com Luis Antonio estreando na meta corintiana, versus uma Portuguesa de Desportos, que tinha craques como Dicá, Badeco, Wilsinho, e o também saudoso Enéas...e Luis Antonio, naquela tarde, talvez pelo nervosismo ou pela falta de tempo pra treinar, tomou 5 gols da Portuguesa, contra apenas 1 gol do Corinthians, um baile de Enéas, Dicá & cia. para a Portuguesa, e foi praticamente o seu fim como jogador de futebol...muito triste essa história dele, eu já vi e revi esses gols umas trocentas vezes, e ele infelizmente jogou mal mesmo naquela tarde.

    E Tadeu Macrini, esse jogou bola no São Bento, no São Paulo, no Operário de Campo Grande (MT), entre outros clubes, eu tenho ele como amigo no Facebook, gosta de tocar um violão como nunca, Mestre !!!


    Abração !!!

    ResponderExcluir
  2. Quantas histórias interessantíssimas! José, são pessoas como você, com educação e aula de história do futebol, que o colecionismo necessita!, abs,

    ResponderExcluir
  3. Ano 1989 o 1990 , estuve en Sao Bento. Soy argentino, dirigido por Valdir Pérez....no tuve oportunidades de jogar. Más , mí recuerdo del club, siempre en mí mente. Soy Sergio julio Escauriza





    ResponderExcluir