Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Lote 56 - São Paulo - 50 mm - by Luiz Gonçalves da Silva ** raríssimo estado de conservação - final 60´s

Lindo exemplar, um dos mais raros que entra para a coleção. Poderia ser o São Paulo ou o XV de Jaú, sem problemas, importante que foi feito por um dos pioneiros (senão o primeiro) que conciliou decalque usando tinta com 'fita', com 'tampa de relógio', ou celulóide, como queiram chamá-los. Segundo Jorge Farah, Presidente da Federação Paulista, existiam alguns times clássicos com 'furos' no meio - o cliente mandava fazer para dar um equilíbrio maior nas peças perante as partidas. Os botões do senhor Luiz da galeria da 24 de maio foram célebres. 'A seleção austríaca com os furos era uma delas', comenta Farah. Em fins dos anos 60, o mestre já começava a produzir suas relíquias. A partir do começo dos anos 70 a incrementação das vendas. Depois em 1972 surge a Brianezi e a febre aumenta ainda mais nos botões feitos em 'capas' de relógio.
Pensando e analisando. Imagine isso aí na mão de 'malfeitores' de objetos antigos colecionáveis. 
Existe o honesto e o desonesto. Claro. É bom que se diga, antes que alguém me classifique de generalizador. Bom, não quero nem imaginar o quanto os desonestos iriam pedir $, mas coitados de nós.
Graças a Deus que não passo por isso mais. Ufa...
Aliás, já fazem uns dois anos e meio que não dou um centavo a mais para 'sacripantas'.
Opa, dicionário! No google temos a definição de 'sacripanta'.
Botões para Sempre apresenta:
SPFC by Luiz Gonçalves da Silva 1969
Parabéns senhor Luiz, por ter feito um belíssimo exemplar e ter entrado na história do futebol de botão, aliás, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futmesa.
50mm
O tricolor do senhor Luiz com a foto de inauguração do Morumbi, 1960
Para completar temos um clássico paulista by Luiz Gonçalves da Silva em Botões para Sempre
Esse Corinthians da coleção de Farah. Repare como o senhor Luiz dava destaque para decalques em faixas grandes
No mesmo processo do São Paulo, a seleção clássica da Áustria
Um pouco da história da COLEÇÃO
BY LUIZ GONÇALVES DA SILVA
O artesão começou a vender suas relíquias numa loja da Galeria da 24 de Maio, segundo algumas fontes (Galeria PRESIDENTE) no centro de São Paulo, por volta de 1970-1971, mas já produzia muitos botões bem antes. "Parou de fabricar por volta de 1985", informação passada pelo Presidente da Federação Paulista de Futmesa, Jorge Farah Neto. 
Nos primórdios da fabricação, os decalques usados pelo senhor Luiz Gonçalves eram clássicos dos anos 60 (como esse SANTOS FUTEBOL CLUBE) e bem antigos e diferentes da Cromocart, uma empresa de decalcomania que fornecia para três fabricantes: Brianezi, CRAK´S do saudoso Biscasse e, mais tarde, para a Sportec, nos anos 80. Logicamente depois com o conhecimento da Cromocart, muitas seleções foram feitas com escudos dessa fábrica.
"Os times do Gonçalves eram feitos em acetato da melhor qualidade, feitos a mão (por isso era tido como um verdadeiro artesão dos botões) e muitos clubes e seleções foram fabricados sob encomenda, diferente da grande leva de times em série feitos em outras empresas, por isso eram mais valorizados", salienta Farah.
Segundo o amigo Alexandre Badolato, que foi fabricante de botões em 1985, no estilo 'tampa', o senhor Luiz usava tinta com 'fita' e também decalques recortados para formar faixas no formato que desejasse. "Ele inventou isso de colocar decalque e pintar, inserindo 'faixas'. Depois a família Brianezi industrializou o processo, criou a fábrica em 1972 e ampliou", esclarece o colecionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário