Copa de 1982

Copa de 1982
Lembranças da Copa do Mundo de 1982: veja o artigo que escrevi sobre o melhor mundial de todos os tempos

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Botafogo - RJ - Gulliver original 'Carinhas' de 1977

Mais um Gulliver de 'carinhas' que entra para a coleção. Desta vez teve sabor especial, pois quando criança cheguei a ter boa parte do time do Fogão de 1977, mas com botões de plásticos. Estes que comprei vieram os de acrílicos-cristais, com os números aclopados, em auto-adesivos, outro destaque interessante que a Gulliver proporcionava aos colecionadores. O detalhe fica por conta da ausência do jogador Mendonça. Porém, a criança na época guardou o Jairzinho original da 'Onze de Ouro', coleção saudosa da metade dos anos 60. Bingo e bônus! Time completo, entretanto, com um jogador de uma época um pouco mais antiga. O goleirinho Zé Carlos, original, foi comprado pelo meu saudoso avô paterno Oswaldo Bucci, que, aliás, toda semana vinha me buscar para juntos comprarmos pacotinhos da Gulliver com o rosto dos jogadores em bancas de jornais (alguns não acreditam que existiam tais bancas que vendiam estes Gullivers, existiam, sim, meus caros que não concordam com esta informação, a prova é que eu e o saudoso Alessandro do Tribuna do Botão também comprava quando era criança), ou também nos magazines, nestes locais eram mais vendidos os de acrílico, naquela caixinha amarela histórica, como este Botafogo/RJ.
O preço? Justo e honesto. Alguns falam para mim: "Poxa, Ricardo, pagou barato". Aí eu respondo na hora, sem medo: "Preço Justo combina com honestidade. Eu chamo sempre de 'justo'. E não 'barato'."Aliás, preço caro é o que vemos por aí sendo anunciado (muitos anúncios 'mofados') onde nos deparamos com preços abusivos de qualquer fábrica antiga de botão.

A postagem é em homenagem ao José Márcio, grande apreciador dos Gulliver 'carinhas'. Talvez eu, o José e o saudoso Alessandro, do blog Tribuna do Botão, estamos entre os que mais admiravam estes botões da Gulliver, de 'carinhas', pois marcaram muito nossas infâncias. Foi, sem dúvida, a primeira coleção que tive contato, com quatro anos de idade, pasme! Logicamente, depois tive contato com os oficiais de celulóide da Brianezi, mas estes pequenos 'guerreiros' em 'carinhas', da Gulliver, eram show e ficaram eternizados em minha lembrança! Cada pessoa tem sua época que marcou mais os botões. Nos anos 60 tivemos a Estrela com os canoinhas e panelinhas, de 'carinhas'. Na metade da mesma década, os Onze de Ouro, Craques da Pelota e Ídolos do Futebol. No começo de 1970-71, a coleção 'Craks da Pelota', da Jofer, enfim. Mas para mim ou para outra pessoa vale mais o que nós presenciávamos na época. E a Gulliver de 1977 foi o ESTOPIM DE MINHA COLEÇÃO E DE MINHA PAIXÃO PELO BOTONISMO.
Seja bem-vindo, Fogão de 1977!
Reparem na foto que coloquei como decoração: meu pai e eu (quando era criança), escolhendo os mesmos Gullivers de 'carinhas', numa caixinha de sapatos, na saudosa casa de meu avô! Isto sim é nostalgia pura!
Paulo César Caju: grande ídolo em 1977
Incrível! Veio o Jairzinho original da Onze de Ouro no lugar do Mendonça. Coisas da época, isto sim, novamente é nostalgia!
1977-78

3 comentários:

  1. Mestre RB, sem palavras pra descrever a satisfação e o agradecimento pela postagem, pela homenagem, pela lembrança do saudoso amigo Ale di Caprio, e pela nova aquisição de "guerreiros" do Fogão Carioca !!! Muito legal mais uma vez !!!
    Um dos detalhes que mais me apaixona nesses Gulliver carinhas é, além das carinhas obviamente (rsrsrsrs), o número que vinha pra colar nos jogadores !!! Nostalgia pura, verdadeira, real e fabulosa, Mestre !!!
    Ah, como eu gostaria que a Gulliver tivesse esses arquivos dessa época, nem que fôsse apenas digitalmente, e pudesse nos disponibilizar isso...acho que eu teria uma "síncope" se isso acontecesse...rsrsrsrsrsrs
    Parabéns mais uma vez pela excepcional aquisição, Mestre RB !!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, é o Botafogo curiosamente não campeão mas invicto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos! José e Daniel. No ano passado entrei em contato com o SAC da Gulliver, mas, infelizmente, eles me responderam que não sobrou nada na fábrica. Pior que tem colecionador que tem cartela e não disponibiliza nem cópia! Por isto que em 2010 quando abri as primeiras postagens do blog, a primeira coisa foi colocar as cartelas da ESTRELA. E teve gente que ficou 'bravo' que eu disponibilizei para todos copiarem. Pode? A intenção foi esta mesmo, ora, doa a quem doer. Chega de egoísmo no colecionismo! abraços

    ResponderExcluir